Jogadores PT

O Grande Crescimento do Poker em Portugal

O Grande Crescimento do Poker em Portugal

O Poker – sobretudo no que toca à versão online -, tem vindo a crescer muito em Portugal na última década, em especial no primeiro semestre de 2018. Há mais novos praticantes e, naturalmente, mais dinheiro a ser investido. Esse crescimento foi largamente impulsionado pela reformulação da legislação do jogo online pelo governo português, legal desde o dia 28 de Junho de 2015. E talvez os filmes de Hollywood tenham ajudado a criar toda esta mística em torno do que, actualmente, é um dos desportos mais famosos do mundo.

Agora, qualquer pessoa pode dedicar-se a este jogo mental com a garantia de que a prática é regulada, supervisionada e controlada pelo Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos (SRIJ). Isto trouxe uma forte segurança a novos e atuais praticantes portugueses, que se sentem agora abrigados pela lei e, por este motivo, mais confiantes para jogar tanto em sites portugueses como internacionais.

Como seria de esperar, tal como em muitas outras modalidades, Portugal conta com alguns dos melhores profissionais de poker do mundo.

Sérgio Silva é um deles. O grande vencedor do Main Event da Etapa #11 da Solverde Poker, encontra-se neste momento na posição número 5 do ranking nacional. Na posição mais acima, está Pedro Marques, que conquistou o ano passado o 3º lugar no evento da PokerStars, o PokerStars National High Roller, atrás do campeão Grego, Georgios Vrakas.

Em 3º lugar no nosso ranking nacional, temos o aclamado “Cristiano Ronaldo do Poker”, João Vieira, um jogador Madeirense com inúmeros resultados online, que lhe valeram o título de jogador português do ano em 2016 pelo GPI (Índice Global de Poker).

Já quase no topo no ranking, temos o Coimbrense Manuel Ruivo, 6º classificado no Millionaire Maker das World Series of Poker. E em primeiro lugar do nosso ranking, temos o já famoso, Diogo Veiga, que no passado mês de Julho, ganhou em Barcelona quase meio milhão de euros com a sua gloriosa vitória no mais famoso campeonato de poker do mundo, o World Series of Poker.

São muitos os eventos de poker criados já em Portugal, ao vivo e online e todos eles têm vindo a revelar que temos excelentes jogadores no nosso país. Ainda que a lista do Global Poker Index seja bastante precisa, ela vai variando. Além disso, o melhor jogador de poker de Portugal também depende muito de quem responde a essa mesma questão.

Para evitar estas discussões, o Global Poker Index tem uma classificação por pontos que mostra de uma forma clara os melhores jogadores de poker nos últimos três anos onde constam mais alguns jogadores no top nacional como Fernando Brito, um dos grandes nomes do Poker nacional que conta já com um leque vasto de prémios, como a grande conquista no Player of The Year do European Poker Tour, em 2011 – mesmo ano em que venceu o High Roller do EDT Barcelona. E mais recentemente, em 2017, o 7º lugar no PokerStars Nacional Championship.

Outros grandes nomes do Poker em Portugal são Pedro Oliveira e Sérgio Veloso, que brilham em mesas ao vivo e também nas virtuais de forma muito consistente.

O número de campeões aumenta à medida que o poker se desmistifica. Um outro motivo que levou ao crescimento do poker online prende-se também com o estilo de vida frenético com que nos debatemos no século XXI e a consequente escassez de tempo livre com que as nossas gerações se têm deparado nas últimas décadas. O poker online é assim uma dádiva para os amantes deste desporto, oferecendo-lhes a grande oportunidade de competir a qualquer hora, onde quer que estejam, no computador ou até mesmo nos seus smartphones. Os campeonatos a dinheiro online permitem que os profissionais tenham liberdade e conforto a investir o seu dinheiro e a nova lei acaba por lhes dar mais segurança para praticar esse hobby.

Atualmente, existem 19 sites de poker online e todos eles têm uma grande variedade de jogos, incluindo Texas Hold’em, e vários métodos de depósito e de levantamentos rápidos, bem como um serviço de apoio ao cliente permanente. Se não era antes, sem dúvida que hoje em dia o poker é uma prática online para todos.