Futebol Nacional e Internacional – Notícias, Vida e Transferências

Darwin Nuñez – Estatísticas, Perfil e Notícias

Darwin Gabriel Nuñez Ribeiro, simplesmente conhecido como Darwin Nuñez no mundo da bola, é um avançado uruguaio natural de Artigas. Actualmente, integra o plantel principal do SL Benfica, sendo um dos activos mais valiosos e um dos atletas mais promissores da equipa.

Darwin Nuñez Estatísticas

A Carreira de Darwin Nuñez

A sua estreia na equipa principal do Peñarol, clube em que completou a formação, ocorreu em 2016/2017. À data, o jovem uruguaio não contava sequer 18 anos. O que, por sua vez, sugere a imensa confiança depositada nas suas capacidades.

Em 2019, viria a integrar as comitivas uruguais que disputaram o Sudamericano Sub-20, no Chile, e o Campeonato do Mundo de Sub-20, na Polónia. Neste segundo torneio, apontou dois golos em quatro jogos, e, nesse mesmo Verão, mudou-se para Espanha, assinando pelo Almería.

Embora o clube não tenha conseguido o regresso à La Liga, nem por isso Darwin Nuñez deixou de exibir números extremamente apetecíveis. Aliás, a SL Benfica SAD partilhou desse diagnóstico e, concluída a época, o ponta-de-lança uruguaio chegou finalmente a um colosso europeu.

Em dois anos de águia ao peito, Darwin Nuñez vem consolidando o seu estatuto no seio do plantel encarnado. Além disso, são cada vez mais os benfiquistas rendidos à sua qualidade. E não admira: quase cinquenta golos marcados em cerca de oitenta jogos. O que, inclusivamente, lhe valeu o prémio de Melhor Marcador da Liga Portuguesa em 2021-22.

Assim, embora o destino seja incerto, é seguro afirmar que o futuro de Darwin Nuñez se mostra risonho. Aparentemente, são cada vez menores as probabilidades de continuar na Luz. Mas, quer mude de ares ou permaneça na capital portuguesa, todos esperamos continuar a ser encantados pelas suas brilhantes jogadas e exibições.

Transferências

CA Peñarol – UD Almería (2019-20)

Ao fim de pouco mais de vinte jogos com a camisola principal do Peñarol, e após a conquista de dois títulos consecutivos de Campeão do Uruguai (2017 e 2018), os dirigentes do Alméria resolveram avançar para a contratação de Darwin Nuñez a título definitivo. Convencidos pelas exibições no clube e na selecção uruguaia de Sub-20, não hesitaram em assumir o risco. O que se traduziu numa transferência a rondar os treze milhões de euros.

UD Almería – SL Benfica (2020-21)

A estadia de Darwin Nuñez em solo espanhol não durou mais de uma temporada. Com uma média satisfatória de 0,5 golos por jogo e a troco de uns impressionantes vinte e cinco milhões de euros, o avançado sul-americano rumou a Lisboa, assinando pelo “Glorioso”. Um investimento avultado que, num primeiro momento, suscitou imensas dúvidas e desconfianças entre a massa adepta encarnada. Ainda assim, com a passagem do tempo, e em especial durante a época 2021-22, as dúvidas e as desconfianças foram dando lugar às certezas e às alegrias. No imaginário benfiquista, perdura com insistência a brilhante prestação de Darwin Nuñez em Anfield Road diante do Liverpool, em partida dos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

SL Benfica

Os elogios têm-se multiplicado e muitos vaticinam uma carreira espectacular ao jovem avançado uruguaio. Incluindo, desde logo, o próprio Jurgen Klopp, treinador dos “Reds”. E se, de momento, são vários os interessados na contratação de Darwin Nuñez, o Liverpool aparenta seguir na frente. Até porque se afigura inevitável a venda de Sadio Mané ao Bayern Munique. Todavia, outros pretendentes se assumem como bons partidos, como por exemplo o Manchester United. O Verão promete ser fértil em capas de jornais, e quem sabe não estaremos perante uma nova transferência recorde!

Números de Darwin Nuñez

2016-17: CA Peñarol (Jogos: 1; Golos: 0; Assistências: 0) 2017-18: CA Peñarol (Jogos: 13; Golos: 1; Assistências: 0) 2018-19: CA Peñarol (Jogos: 8; Golos: 3; Assistências: 0) 2019-20: UD Almería (Jogos: 32; Golos: 16; Assistências: 3) 2020-21: SL Benfica (Jogos: 44; Golos: 14; Assistências: 11) 2021-22: SL Benfica (Jogos: 41; Golos: 34; Assistências: 4)

Darwin Nuñez: Actualidades

A princípio, Darwin Nuñez teimou em não convencer os sócios e os adeptos do SL Benfica. Cada boa exibição era seguida de prestações menos conseguidas. O que, a juntar à falta de conquistas colectivas, levou inúmeros benfiquistas a questionar a validade da sua contratação. Contudo, ao longo da última época, e nomeadamente durante a campanha europeia do Benfica, Darwin Nuñez pegou definitivamente de estaca. O resultado? Uma média superior a 0,8 golos por jogo, ajudando a voltar os holofotes na sua direcção.

Não admira, portanto, que se multipliquem as notícias alusivas à sua saída do SL Benfica. Os valores mencionados são impressionantes e, a confirmar-se a mudança para Inglaterra, o ponta-de-lança uruguaio vai dar um passo de gigante na sua carreira, integrando um dos plantéis mais temíveis da actualidade e colocando constantemente as suas qualidades à prova contra algumas das melhores equipas do planeta.