Jogadores PT

O desastre do Euro: Primeira seleção eliminada dos oitavos

O desastre do Euro: Primeira seleção eliminada dos oitavos DeFodi Images / Icon Sport

Com o apito final há poucos minutos, os oitavos de final do Euro 2024 arrancam com um desastre, com poucas probabilidades em termos históricos, mas que demonstrou que nem sempre a história caminha com a crença de vencer.

Relógio suíço não tem ponteiro para prolongamentos

Embora as casas de apostas não colocassem o favoritismo do lado da Suíça, os cenários eram todos eles possíveis e o pior aconteceu para os apreciadores de futebol defensivo. A Itália acaba de ser eliminada dos oitavos de final do Euro 2024 após uma derrota por 0-2, num jogo onde foram totalmente controlados e com poucas oportunidades de criar um resultado diferente. Assim sendo, a seleção da Suíça, que nada era favorita na fase de grupos, acaba de ser a primeira seleção a qualificar-se para a próxima fase.

A Suíça não entrou em campo como favorita, mas rapidamente demonstrou que não procurava menos que uma vitória no tempo regulamentar. Ao minuto 37 Freuler abriu o marcador, mas as ameaças já eram visíveis. Afinal, houve um total domínio pelos suíços e nunca existiu uma resposta da Itália, com 0 remates enquadrados com a baliza. Embora na segunda parte a Itália tenha despertado mais procura no campo adversário, acabando por ter mais posse de bola e tentativas de explorar, acabou mesmo por ser a Suíça a ampliar o resultado na abertura da segunda parte (golo de Vargas aos 46′), traduzindo-se numa seleção que depois apenas teve de comandar o tempo através do relógio suíço.

O desastre do Euro: Primeira seleção eliminada dos oitavos

Quem fará frente à seleção da Suíça?

Com esta vitória, a seleção da Suíça aumentou para 7 o número de jogos sem perder, dando assim continuidade a um momento bastante positivo e de um futebol agradável, direto aos seus objetivos. A Suíça apenas tinha vencido a Itália uma única vez, em 1993, nunca conseguindo, em mais de 7 confrontos, sorrir. Todavia, num jogo de enorme importância, esta seleção demonstrou que tem futebol para mais, esperando agora o seu próximo adversário, Inglaterra ou Eslováquia.

Após conquistar a passagem aos oitavos de final, com uma vitória frente à Hungria e dois empates, Escócia e Alemanha respetivamente, esta é uma seleção que está agora pronta para qualquer confronto, com uma equipa muito coesa que seduz as probabilidades de golo e as cotações contra a sua vitória. Entre a Inglaterra e Eslováquia, que se defrontam amanhã, domingo, as duas terão muitos problemas para fazer frente a uma seleção atrevida, que uma vez mais demonstrou qualidade e um ponteiro de relógio bastante pontual.

Olhando para os resultados e futebol demonstrado dentro de campo pelos possíveis adversários que podem defrontar esta Suíça, apenas a Inglaterra terá capacidade para tal, mas mesmo com o futebol atípico praticado, poderá ter sérios problemas.

Foto: DeFodi Images / Icon Sport