Jogadores PT

A mulher que faz história no futebol francês

O Clermont Foot 63, equipa que milita na 2º Liga francesa, anunciou, em junho de 2014, a contratação da portuguesa Helena Costa para o comando da equipa principal de futebol. Porém, a portuguesa acabou por sair passadas poucas semanas, por acreditar que não seria mais do que “uma cara para publicidade”.

Esta demissão da treinadora portuguesa abriu o caminho para Corinne Diacre. A técnica francesa abraçou o projecto e está cada mais perto de fazer história no futebol mundial.

O “seu” Clermont Foot 63 encontra-se na terceira posição da Ligue 2, com 31 pontos em 19 jornadas, o que se traduz numa presença nos lugares de subida para principal Liga francesa. A equipa Corinne é apenas superada por Nancy (39) e Dijon (37).

“Não sinto pressão particular por ser mulher. Sei que neste Mundo ninguém nós dá nada, por isso o meu objetivo é ganhar todos os jogos. Quero transmitir a mínima pressão possível aos meus jogadores”, revelou a treinadora.

Na época passada, a treinadora manteve o Clermont Foot 63 na Ligue 2, ao conseguir um 12º lugar. O sonho passa agora pela subida para a Ligue 1, algo que o clube francês nunca atingiu na sua história. Se o conseguir, será a primeira mulher a orientar um clube de uma liga principal europeia e logo numa das melhores do mundo!