O nome de Afonso Sousa, 19 anos, há muito que está nos ouvidos dos adeptos portistas e o talento genético vai deixando marcas nos que seguem mais de perto a equipa B. O neto de António e filho de Ricardo estava a protagonizar uma época bem positiva antes de a Liga 2, na qual defende a equipa B, ter sido interrompida. Vencedor da Youth League fez ontem um ano, Afonso jogou pelos bês mas também, por ter ainda idade para isso, pela equipa sub-19 na Youth League desta época. O registo total diz muito da temporada protagonizada pelo atleta, com 11 golos em 29 jogos, ele que nem é avançado.
Afonso Sousa passou grande parte da sua formação como médio ofensivo, mas nos últimos tempos foi derivando para a esquerda, mostrando aí maior propensão para o golo. Os números apontam estar na rampa de lançamento para a equipa principal até ao momento, ainda não recebeu qualquer indicação de que estará na próxima pré-temporada.
Caso a decisão dos responsáveis portistas vá nesse sentido, o mais provável é que haja uma renovação contratual, tendo em conta que o vínculo de Afonso com o FC Porto é válido apenas até 2021 e não faria muito sentido incluí-lo na equipa principal não o segurando com um acordo de maior duração.