A UEFA anunciou hoje, sexta-feira, o aumento do número de vagas de entrada direta para os primeiros quatro países do ranking.
Desta forma, a próxima edição da Liga dos Campeões vai ter mais “tubarões”. Espanha, Inglaterra, Alemanha e Itália, a partir de 2018, vão garantir quatro clubes com entrada direta na fase de grupos da competição.
Atualmente apenas a Espanha, Inglaterra e Alemanha podem colocar os três primeiros do campeonato diretamente na fase de grupos, enquanto o quarto classificado disputa o playoff de acesso. Já a Itália só tem direito a dois clubes com entrada direta e o terceiro classificado irá disputar o playoff.
Quanto a Portugal, não irá sofrer alterações, uma vez que estas mudanças apenas se aplicam aos quatro primeiros países do ranking e o nosso país encontra-se abaixo desses quatro.
No entanto, as nossas equipas passam a ter a vantagem de não se cruzarem no playoff com clubes que terminaram em terceiro lugar em espanha, itália, alemanha ou inglaterra, que normalmente são “tubarões”.
A UEFA acrescentou ainda que os prémios monetários «vão aumentar significativamente para a Liga dos Campeões e Liga Europa», prevendo também remodelar os coeficientes de cálculo das pontuações para o ranking.