Fernando Santos foi a cara da seleção de Portugal durante vários anos, onde conseguiu alcançar títulos jamais conseguidos anteriormente. Todavia, a má prestação no Mundial de 2022 no Qatar foi a porta da saída para o selecionador. Poucos meses passaram e o mesmo já tem um novo projeto em mãos, de onde espera conquistar vários títulos.
Fernando Santos com várias opções após Portugal
Ainda que a sua passagem pela seleção tenha sido bastante positiva, com a conquista de vários títulos, a verdade é que o selecionador Fernando Santos não conseguiu realizar o maior objetivo dos portugueses, a conquista do Mundial. Infelizmente a seleção de Portugal foi eliminada pela seleção de Marrocos, algo que não foi de agrado, quer dos adeptos, quer do presidente da federação portuguesa. Assim sendo, o ciclo terminou e Fernando Santos foi retirado dos comandos da seleção portuguesa, já existindo em Portugal um novo selecionador.
Contudo, o maior conquistador de títulos por Portugal teve pouco tempo sem projetos. Após poucas semanas de férias e da espera pelos convites, Fernando Santos chegou à sua conclusão, onde decidiu por se manter em projetos de seleções. Ainda assim, segundo fonte da CMTV, o antigo selecionador de Portugal recebeu várias propostas, incluindo clubes europeus que tinham interesse no mesmo.
Antigo selecionador de Portugal mantém-se no futebol europeu
Fernando Santos teve vários convites aliciantes para um novo projeto, mas a verdade é que o que moveu o mesmo não foi apenas o dinheiro, mas sim projetos interessantes que o podem motivar para conquistar mais títulos. Por isso, o selecionador manteve-se pelas seleções, aceitando embarcar no projeto da Polónia.
O português é assim o novo selecionador da Polónia, onde o primeiro passo passa por levar a sua nova equipa ao europeu de 2024, de forma direta. Fernando Santos assinou um contrato de quatro anos e o objetivo passa por conquistar troféus, semelhante ao que conseguiu realizar por Portugal.
Fernando Santos ruma para um novo país em prol do sucesso
Sendo o trabalho de seleções menos rigoroso que um clube, Fernando Santos poderia optar por permanecer em Portugal e trabalhar desde as suas raízes no seu novo projeto. Todavia, o mesmo afirmou na sua apresentação que irá rumar à Polónia e viver no país durante o seu contrato. Por isso, a cara do antigo selecionador português será bastante comum nas ruas de Varsóvia, local escolhido pelo mesmo.
O currículo de Fernando Santos que salta à vista
Não sendo o seu futebol tático um gosto para todos os adeptos, a verdade é que o seu currículo é atrativo para os vários projetos que existem ao redor do mundo. Por esse fator é que Fernando Santos recebeu várias propostas desde a saída da seleção portuguesa. Na verdade, muitas pessoas não sabem o seu passado, onde tem bastante experiência, não se ficando pelas conquistas pela seleção de Portugal. Com isso em mente, revemos o currículo do novo selecionador de Robert Lewandowski e companhia.
Clubes por onde passou
- Estoril;
- Estrela da Amadora
- FC Porto
- AEK
- Panathinaikos
- Sporting CP
- Benfica
- PAOK
- Grécia
- Portugal
Títulos conquistados por clubes/seleções
- Liga Portugal – FC Porto
- Taça de Portugal – FC Porto
- Supertaça de Portugal – FC Porto
- Taça da Grécia – AEK
- Euro 2016 – Portugal
- Liga das Nações – Portugal
Prémios individuais
- 4x Melhor treinador da do campeonato da Grécia
- Melhor treinador da década da Grécia
- Melhor treinador de seleções do mundo (IFFHS)
- Melhor treinador do mundo (Globe Soccer Awards)
- Melhor treinador da Europa
- Treinador do ano (Portugal)
- Treinador do ano nos globos de ouro