Jogadores PT

Artur Soares Dias viu a sua nota no derbi a passar de muito bom para… negativa!

Artur Soares Dias viu a sua nota no derbi a passar de muito bom para… negativa!

Artur Soares Dias apitou o último Sporting-Benfica (0-1) e viu a sua nota ser corrigida de muito bom para negativa. Segundo o jornal “Correio da Manhã”, o observador Natálio Silva classificou o árbitro com uma nota superior a 3,4, tendo considerado como acertada a decisão mais complicada que teve no jogo da 25ª jornada da Liga: o cartão amarelo a Renato Sanches pela violenta entrada sobre Bryan Ruiz, no minuto 86, com o resultado em 1-0 para as águias.

Porém, como esta época os jogos da I e II ligas passaram a ser todos gravados, o especialista em arbitragem destacado para visionar o dérbi concluiu que a apreciação do lance entre Renato Sanches e Bryan Ruiz feita por Natálio Silva não tinha sido coerente com o que se passou no relvado de Alvalade. Ou seja, o médio do Benfica devia ter sido admoestado com o vermelho.

Como em causa estavam duas opiniões diferentes, o processo transitou para a Comissão de Análise e Recurso (CAR), que acabou por dar razão ao visionador: a decisão de Soares Dias no lance entre Renato Sanches e Ruiz, corroborada pelo observador da partida (também foi penalizado), acabou por ser considerada um erro grave. Soares Dias acabou por ser fortemente penalizado, passando de nota muito bom para negativa (inferior a 3, numa escala de 1 a 5).

A questão da nota de Soares Dias relativa ao jogo disputado no dia 5 de março só agora é conhecida, porque o resultado de processos semelhantes que envolvam a CAR demora, em média, cerca de um mês a ser conhecido.