Com data marcada para o primeiro encontro do apuramento para o Mundial de futebol feminino, Francisco Neto, selecionador, revelou esta terça-feira as 25 atletas convocadas, com alguns nomes conhecidos, mas com todos com o mesmo objetivo, levar o futebol feminino português para o Mundial de 2023.
O calendário marcado para Portugal na qualificação para o Mundial de 2023
Com calendário marcado, mas que um play-off necessita de vitórias, as atletas portuguesas sabem, de antemão, que nas partidas mais importantes irão jogar no seu país, algo que pode ser fundamental, com a motivação dos adeptos portugueses. Assim sendo, o calendário da seleção feminina é:
- 6 de outubro, 18 horas – Portugal x Bélgica (Jogo a ser disputado em Vizela)
Em caso de vitória, a segunda partida será realizada cinco dias depois.
- 11 de outubro, 18 horas – Portugal x Islândia (Jogo a ser disputado em Paços de Ferreira)
Os dois melhores vencedores deste play-off irá ficar qualificado para o Mundial de 2023, mas os restantes terão de viajar até à Nova Zelândia para disputar um play-off internacional, marcado para fevereiro de 2023, mais propriamente entre 17 a 23 de fevereiro.
Lista das atletas portuguesas convocadas para o play-off do Mundial de 2023
Após o plantel masculino de Portugal conseguir qualificar-se para o Mundial de 2022 no Qatar, é a hora das atletas femininas acompanharem a evolução do futebol português, onde agora 25 atletas terão a oportunidade de brilhar. Assim sendo, as atletas, maioria a jogar em Portugal, convocadas para este play-off são:
Guarda-redes
- Rute Costa (Benfica)
- Inês Pereira (Servette FC)
- Patrícia Morais (SC Braga)
Defesas
- Alicia Correia (Sporting CP)
- Carole (Benfica)
- Diana Gomes (Sevilha)
- Joana Marchão (Parma)
- Lúcia Alves (Benfica)
- Sílvia Rebelo (Benfica)
- Bruna Lourenço (Sporting CP)
Médios
- Andreia Norton (Benfica)
- Andreia Faria (Benfica)
- Dolores Silva (Braga)
- Fátima Pinto (Deportivo Alavés)
- Kika Nazareth (Benfica)
- Tatiana Pinto (Levante)
- Vanessa Marques (Braga)
- Andreia Jacinto (Real Sociedad)
Avançados
- Ana Borges (Sporting CP)
- Ana Capeta (Sporting CP)
- Carolina Mendes (Braga)
- Diana Silva (Sporting CP)
- Jéssica Silva (Benfica)
- Suzane Pires (Ferroviária)
- Telma Encarnação (Marítimo)
Futebol feminino atrativo em Portugal
Percebemos rapidamente que as escolhas de Francisco Neto, selecionador do plantel feminino de futebol, são maioria opções de Portugal, o que se percebe que o futebol feminino em Portugal está muito atrativo, mas também competitivo. A modalidade tem crescido gradualmente no país e as opções, com grande qualidade, respondem à qualidade. Em suma, contamos para este play-off do Mundial de 2023 com:
- 8 atletas do Benfica
- 5 atletas do Sporting CP
- 4 atletas do Braga
- 1 atleta do Ferroviária e 1 do Marítimo
18 nomes dos 25 são atletas que usufruem da modalidade em Portugal, algo que merece claro destaque, face a ser uma competição muito bem disputada. De facto, Benfica, Sporting CP e Braga são as equipas femininas que mais qualidade demonstram no campeonato, mas outros nomes podem rapidamente surgir, face ao crescimento da modalidade.
Calendário do play-off para o Mundial de 2023
Primeira jornada – 6 de outubro
- Escócia x Áustria
- País de Gales x Bósnia e Herzegovina
- Portugal x Bélgica
Segunda jornada – 11 de outubro
- Portugal/Bélgica x Islândia
- Escócia/Áustria x Rep. Irlanda
- Suíça x País de Gales/Bósnia e Herzegovina
O que esperar das atletas portuguesas neste play-off
Portugal ficou de fora para o Campeonato da Europa em Inglaterra no presente ano, face a não ter exibições satisfatórias, tendo sido eliminada na qualificação do mesmo, perdendo jogos contra a Inglaterra e Estados Unidos. Agora, é o momento de virar a página e aplicar o melhor futebol que as atletas portuguesas praticam e disputar estes jogos de play-off com a maior motivação possível.
Face ao crescimento no passado recente do futebol feminino, podemos esperar boas partidas das seleção feminina, onde o treinador irá colocar em campo as melhores atletas e uma equipa satisfatória para ultrapassar os adversários marcados para este mês de outubro.