Infelizmente não é a primeira vez que um jogador da La Liga é alvo de racismo, mas o momento ficou novamente registado com Vinicius Júnior, onde o brasileiro foi a vítima, não pela primeira vez, tornando-se cada vez mais inaceitável.
Vinicius Júnior é alvo de racismo na La Liga e acaba expulso
O fim de semana passado ficou marcado por mais um episódio de racismo no futebol, sendo uma vez mais Vinicius Júnior o alvo. O avançado do Real Madrid tem sido o alvo de vários atos de racismo, acabando o jogador por sair das partidas desolado. Ainda que se fale em atos isolados, a verdade é que o jogador brasileiro, como demonstrou no seu Twitter, tem sido vítima em várias partidas, destacando-se sempre a ênfase em jogos da La Liga.
Cartão vermelho retirado a Vinicius Júnior
O jogo ficou marcado pela tentativa de Vinicius Júnior retirar os adeptos que o ofendiam do estádio, mas essa tentativa não resultou. Nesse encontro acabou por se gerar muita confusão, inclusive entre o avançado do Real Madrid e o guarda-redes do Valência. O árbitro não gostou do que se passava dentro das quatro linhas, expulsando Vinicius Júnior.
Felizmente, a liga espanhola acabou por retirar o cartão vermelho ao jogador, estando assim disponível para a partida desta noite frente ao Rayo Vallecano. Por outro lado, o Valência acabou por sofrer as consequências de ter nas suas bancadas adeptos racistas.
Valência com bancada fechada e clube é multado
O caso de racismo acabou por ser partilhada por todo o mundo e os adeptos de futebol, clubes e federações exigiram que algo acontecesse. Neste caso, o Valência acabou por sofrer as consequências. Por isso, o clube espanhol foi multado em mais de 250 mil euros, mas também terá de jogar as próximas cinco partidas no Mestalla com a bancada de onde vieram as ofensas encerrada.
O clube não gostou deste desfecho, estando agora a tentar resolver uma situação que se dizem alheios, mas dificilmente haverá uma solução que não, a já divulgada. Com isto, o clube já havia se pronunciado sobre a situação:
“O Valência banirá para sempre dos estádios todos os adeptos que fizeram gestos racistas contra Vini Jr. O clube condena com veemência esse tipo de comportamento que não corresponde aos valores da equipa e dos seus adeptos.”
Casos de racismo tornam-se cada vez mais habituais
Embora existam inúmeras campanhas contra o racismo, principalmente no futebol, a verdade é que é este o desporto onde os jogadores sofrem mais racismo pelos adeptos. Nos quatro cantos do mundo o racismo existe, não sendo apenas uma situação a ser sentida na La Liga. Em outros diversos campeonatos já existiram jogadores a serem alvo de racismo, esperando assim que num futuro próximo a FIFA e a UEFA consigam, de uma vez, castigar severamente os adeptos e clubes que estão lado a lado com o racismo.
Os casos habituais não são dignos do futebol, exigindo-se assim uma mudança rápida, em prol de não estragar o futebol. O jogadores.pt apoia e está solidário com todas as vítimas de racismo.
Foto: © Icon Sport / SUSA