Futebol Nacional e Internacional – Notícias, Vida e Transferências

Barcelona e Real Madrid lideram número de adeptos na web, enquanto equipas portuguesas procura espaço

Barcelona e Real Madrid lideram número de adeptos na web, enquanto equipas portuguesas procura espaço

Fonte: FC Barcelona via Facebook

O Barcelona e o Real Madrid têm sido referências nas redes sociais, seja pelo número de adeptos conectados ou então pelo conteúdo oferecido de forma exclusiva. Por isso, outras equipas da Europa, como a Juventus, estão iniciando um avanço nos conteúdos de web. Os clubes de Portugal, como o Porto e o Benfica, ainda parecem pouco participativos, apesar de já contarem com algumas iniciativas voltadas para o YouTube e Instagram.

Com mais de 200 milhões de seguidores, ao contar as diferentes redes sociais, o Real Madrid é o actual líder do mercado. Com fotos de bastidores, vídeos de entrevistas exclusivas e até sorteios que premiam os fãs que mais interagem, a equipa de Madrid é um sucesso ao divulgar a sua marca na web. Além disso, o retorno financeiro, com patrocinadores e outras formas de lucro, fazem valer a pena a acção.

O Barcelona segue a mesma receita. Com 10 milhões de seguidores a menos que o rival, é a segunda maior equipa e também possui uma força intensa na rede. Um grande factor para isso é o argentino Lionel Messi. Além de ser uma lenda dentro dos relvados, o avançado é também popular nas redes sociais. No Instagram, plataforma focada em fotos e vídeos, ele possui mais de 100 milhões de seguidores, ou seja, mais que a metade do número do Barcelona.

Fonte: Juventus via Facebook

Esse crescimento não ocorre apenas na Espanha, já que poderíamos citar diferentes equipas que estão investindo cada vez mais nestes torcedores de web. O Manchester United, o Bayern Munique e o Chelsea são referências entre os maiores, e mais ricos, clubes da Europa. Porém, a equipa que mais cresceu de forma recente é a Juventus. Com a chegada de Cristiano Ronaldo, que possui no Instagram quase 150 milhões de seguidores, a equipe de Turin cresceu na plataforma e hoje atinge quase 20 milhões, ainda longe dos mais famosos.

Porto e Benfica avançam no topo de Portugal

O crescimento da web nos desportos é uma realidade não só na Europa, mas também a redor do mundo. Seja em portais de streamings ou vídeos, como a TwitchTV ou o YouTube, a web virou uma produtora de conteúdo desportivo para todos os públicos. Os diferentes sites de apostas online que existem em Portugal, como mostra o site GaloBonus, por exemplo, também se tornaram uma febre para quem gosta de acompanhar e jogar com os resultados de diferentes torneios e competições.

Fonte: FC Porto via Facebook

Seguindo essa direcção, Porto e Benfica investem cada vez mais em vídeos e conteúdos na web. Actualmente, a equipe do norte possui quase 110 mil inscritos no canal do YouTube e quase 1 milhão de seguidores no perfil do Instagram. Esses números são parecidos com o do Benfica, que também aposta nestas duas redes sociais para crescer na Internet.

Seja por lucros nas finanças ou então apenas uma forma de se aproximar dos adeptos, a web é uma realidade no futebol nacional e internacional. Os aficionados pelas equipas só estão a ganhar com essas novas interacções, trazendo os adeptos para mais perto da casa do Porto e do Benfica. Se comparados com equipas ao redor da Europa, os dois rivais ainda têm muito espaço para crescer, mas as iniciativas já começaram.