E se o Benfica não vendesse os craques da formação?
- Updated: 25/01/2017
O Benfica tem realizado ao longo dos últimos anos diversas grandes vendas com os craques da formação. Bernardo Silva, André Gomes ou Gonçalo Guedes são os jogadores de maior cartaz que acabaram por abandonar a Luz.
Devido a boa qualidade de jogadores que tem passado pela formação encarnada, decidimos escolher um onze do Benfica apenas com jogadores da formação.
Baliza: Ederson Moraes – Alguns desconhecem, mas o guardião brasileiro fez parte da formação no Benfica, tendo chegado ao Seixal em 2009. É indiscutivelmente o guarda-redes titular desta equipa.
Lateral direito – João Cancelo – Os adeptos do Benfica lamentam não o ter visto jogar mais pela equipa principal. No Valencia confirmou o potencial que já era diagnosticado no Seixal e já é dado como reforço do Barcelona.
Central – Lindelöf – Chegou aos encarnados proveniente do Vasteras SK, fez parte da equipa de juniores e foi crescendo com o passar dos anos. Hoje, é um dos centrais da moda no futebol europeu, tendo sido associado ao Manchester United.
Central – Miguel Vítor – Começou a ser titular no Benfica com apenas 18 anos. Com Quique Flores ganhou ainda maior importância, sendo titular na maioria dos jogos. No entanto, com a chegada de Jesus perdeu espaço e acabou por sair mais tarde.
Lateral esquerdo – Luís Martins – Fez parte da seleção portuguesa de sub-20 que chegou à final do Mundial sub-20 na Colômbia. Com a saída de Fábio Coentrão para o Real Madrid, esperava-se que pudesse ter uma grande oportunidade de demonstrar o seu valor. Mas bem pelo contrário, o Benfica decidiu apostar nas contratações de Emerson e Joan Capdevila.
Médio defensivo – André Gomes – Foi um dos jogadores da formação mais utilizados por Jesus, tendo sido titular principalmente em bastantes jogos da Liga Europa. Inclusive, na final de Turim frente ao Sevilha. Apesar disso, não teve o protagonismo que ambicionava e rumou ao Valência por 15 milhões de euros. Hoje, é jogador do Barcelona.
Box to Box – Renato Sanches – Uma das maiores jóias da formação encarnada. Renato Sanches teve uma época de estreia brutal, conseguiu ganhar a titularidade com apenas 18 anos. Mostrou competência quer na liga portuguesa e quer na Champions. Principalmente, pela sua perfomance na maior prova de clubes do mundo, o Bayern não teve problemas em desembolsar 35 milhões de euros pela sua contratação.
Construtor de Jogo – Manuel Fernandes – Provavelmente, o médio de maior técnica formado nos últimos tempos no Benfica. Com 20 anos, já jogava com enorme personalidade frente a colossos como o Manchester United, Liverpool e Barcelona. Foi um dos grandes responsáveis pela excelente campanha europeia do conjunto da Luz na Champions de 2006.
Extremo direito – Bernardo Silva – Um dos maiores lamentos para os adeptos. Apelidado de “Messi do Seixal” nunca teve uma oportunidade na equipa principal. Acabou por rumar ao Mónaco, onde demonstrou ser um dos jogadores de maior potencial do futebol europeu.
Extremo esquerdo – Hélder Costa – Ao exemplo de outros vários jogadores da formação do Benfica, nunca teve uma verdadeira oportunidade. Acabou por rumar ao Deportivo, depois ao Mónaco e, mais recentemente, ao Wolves onde está a demonstrar ser um jogador de extrema qualidade. Ainda pertence contratualmente ao Benfica, mas fala-se que poderá ser vendido nos próximos dias.
Avançado centro – Gonçalo Guedes – Lançado na equipa principal pela mão de Jorge Jesus. Mas foi com Rui Vitória que lhe foram concedidas verdadeiras oportunidades. Começou a época passada como titular na posição de extremo direito e foi correspondendo às expetativas. Mas foi nesta época que explodiu e numa posição diferente. Como segundo avançado, o seu futebol parece sair beneficiado, prova disso são os sete golos que leva na temporada e a transferência para o PSG.
Notas importantes:
1 – Foram apenas considerados jogadores que passaram pelos escalões de formação do Benfica. Por esse motivo, jogadores como Nélson Semedo e David Luiz ficaram de fora do onze!
2 – Apenas constam jogadores que tenham sido utilizados em algum jogo oficial da equipa principal. Por exemplo, esse não é o caso de Danilo Pereira.
Obrigado!
Copyright © 2016-2023- JOGADORES.PT | +18 | Jogue com responsabilidade