Bola de Ouro 2023: A surpresa na lista dos 10 favoritos!
- Updated: 19/05/2023
Os campeonatos nacionais de futebol estão a ficar cada vez mais perto do seu fecho, onde os nomes para a Bola de Ouro 2023 surgem com naturalidade. Entre os vários candidatos, todos se destacam por algum motivo para merecerem vencer o prémio, mas apenas um levará o grande prémio para casa.
Os 10 jogadores favoritos a vencer a Bola de Ouro 2023
O alto nível existe na grande maioria dos campeonatos, com jogadores a tornarem-se destaque nos campeonatos nacionais, mas também nos internacionais, como a Liga dos Campeões. Na verdade, ao longo desta época desportiva destacamos alguns dos nomes nos prognósticos de futebol lançados, merecendo o nome de vários como possibilidade de marcar golos. Num ano com o Campeonato do Mundo realizado no Qatar, estes são os grandes nomes de 2023 como principais candidatos:
Lionel Messi (PSG/Argentina)
Tem sido criticado na França pelos adeptos do seu clube, principalmente após alguma polémica pela sua viagem até à Arábia Saudita. Porém, é uma surpresa a sua presença no lote de jogadores favoritos a vencer a Bola de Ouro 2023 apenas para os menos atentos. Lionel Messi é um dos principais nomes e, perante o aproximar do final da sua carreira, poderá ser a última oportunidade para voltar a vencer o prémio em questão.
Vencedor do Campeonato do Mundo de 2022, da Ligue 1 (2021/2022), da Supertaça de França, eleito o melhor jogador do mundo em 2022 e com outros destaques, o médio ofensivo do PSG, de 35 anos, torna-se um dos candidatos.
Erling Haland (Manchester City/Noruega)
Certamente o avançado do Manchester City é um dos jogadores mais falados da atualidade, não fosse o mesmo destaque nas últimas semanas pelo prémio de maior marcador de sempre em apenas uma época na Premier League, ultrapassando nomes como Cristiano Ronaldo, Salah ou Luis Suaréz.
Presente no final da Liga dos Campeões após a sua equipa vencer o Real Madrid na meia-final e já campeão na Inglaterra na presente época pelo Manchester City, assim como venceu na época transata, o norueguês é um dos melhores avançados do mundo da atualidade e, em caso de vitória da Liga dos Campeões, fica a um grande passo de o conseguir.
Pep Guardiola tem feito uma época a grande nível e a sua equipa, com vários jogadores portugueses, como Bernardo Silva e Rúben Dias e o avançado tem nome presente nas grandes exibições.
Kylian Mbappé (PSG/França)
O vencedor do prémio de melhor marcador no Campeonato do Mundo, presente na final, é um dos nomes que surge com naturalidade na lista de favoritos a vencer a Bola de Ouro 2023. Afinal, Mbappé mantém um ritmo muito elevado há duas épocas consecutivas e, mesmo o PSG passando com altos e baixos, o avançado manteve-se nos destaques.
Perdeu a grande final do Campeonato do Mundo frente ao seu companheiro de equipa, Lionel Messi, mas foi o avançado francês que se destacou, com um bis na grande final. Além disso, mantém-se a um grande ritmo desportivo no seu país, estando presente ao mais alto nível e com várias equipas interessadas nos seus serviços.
Vinicius Júnior (Real Madrid/Brasil)
O seu rendimento tem melhorado ao longo das últimas temporadas na Europa e o nome do brasileiro torna-se cada vez mais natural. Por isso, a sua qualidade representa-se numa apresentação na lista de favoritos a vencer a Bola de Ouro 2023. Perante alguma polémica por não estar presente nos prémios The Best, é um dos melhores jogadores do mundo da atualidade e, com todo o mérito e naturalidade, merece uma presença nestes prémios.
Esta época já ultrapassou o número 20 em golos e a dezena de assistências, sendo assim a sua melhor temporada como profissional, podendo assim percebendo-se que é um jogador com uma margem de progresso em crescimento.
Karim Benzema (Real Madrid/França)
O avançado do Real Madrid foi o vencedor da Bola de Ouro de 2022 e consta novamente no lote de favoritos a vencer. Afinal, é um avançado de extrema qualidade e é inegável a sua influência na equipa espanhola. Ainda que na presente época não consiga conquistar a Liga dos Campeões ou a La Liga, esta foi uma das melhores épocas de Benzema, mesmo tendo passado por diversas lesões que o afastaram repetidamente dos relvados.
Khvicha Kvaratskhelia (Nápoles/Georgia)
A equipa do Nápoles venceu a Série A após longos anos, passando muito desse sucesso pelos pés do médio ofensivo da Georgia. Kvaratskhelia é um dos jogadores mais sonantes do momento, estando a viver uma época desportiva ao mais alto nível, passando a sua qualidade pela Liga dos Campeões e as competições nacionais na Itália.
É a sua primeira vez a surgir nos grandes nomes de jogadores do mundo, sendo assim uma possibilidade única para o jogador. Contudo, é algo que a sua época desportiva dá nome, pois o seu sucesso resultou em títulos há muito não vencidos pelo Nápoles.
Kevin de Bruyne (Manchester City/Bélgica)
O médio ofensivo do Manchester City é um dos médios mais fortes do mundo e aquele nome que mais se tem falado ao longo das últimas épocas, principalmente desde que assinou pelo clube inglês. O internacional da Bélgica demonstra ano após ano a sua grande importância nos planos táticos de Pep Guardiola, sendo uma das referências mais importantes no meio-campo da sua equipa.
Alguns passos atrás do seu colega de equipa Haaland, a verdade é que Kevin de Bruyne tem demonstrado a sua qualidade ao longo do tempo e, caso vença a Liga dos Campeões, aumentará o seu grande palmarés.
Enzo Fernández (Chelsea/Argentina)
Iniciou a época desportiva numa transferência para Portugal, destacando-se rapidamente no Benfica e na Liga Portugal. No Campeonato do Mundo no Qatar foi um dos jogadores com mais ênfase, jogando com enorme qualidade e a demonstrar que a sua passagem por Portugal deveria ser curta.
Suaram os alarmes da Inglaterra e o médio internacional da Argentina rumou ao Chelsea, estando infelizmente presente numa equipa com poucos dados positivos a serem relatados, muito menos títulos. Porém, foi o jovem premiado no Qatar e poderá ainda no final da época arrecadar o título de campeão nacional pelo Benfica.
Víctor Osimhen (Nápoles/Nigéria)
O internacional da Nigéria conta com mais de 25 golos na presente temporada e foi uma das peças fundamentais para dar o título da Série A à sua equipa, Nápoles. Surge assim na lista dos 10 favoritos a vencer a Bola de Ouro 2023 pela magnífica época que realiza, colocando-se no quadro de interesse de várias equipas, com valores a serem abordados acima de 100 milhões de euros. Considerado um dos jogadores mais letais na elite do futebol, poderá ser uma surpresa.
Marcus Rashford (Manchester United/Inglaterra)
O jogador do Manchester United é a grande surpresa na lista de favoritos à Bola de Ouro 2023. Após várias épocas longe de conseguir apresentar o seu nível, Rashford deixou para trás os males que o acompanhavam e joga, neste 2022/2023, a sua melhor época nos Red Devils.
Esteve incluído no Campeonato do Mundo no Qatar e destacou a sua grande qualidade, dando assim frutos para ser um dos favoritos, sendo um dos pilares mais destacados no Manchester United ao longo da época, a par do internacional português, Bruno Fernandes.
Quando será conhecido o grande vencedor da Bola de Ouro 2023?
Ainda é desconhecida uma data concreta para o prémio da Bola de Ouro 2023. Porém, olhando para os anos transatos do prémio, deverá conhecer-se o grande vencedor em outubro, mas que poderá aguardar-se até dezembro, pois não existe um local e data concretos ao momento.
Ao longo dos próximos meses a FIFA irá dar mais detalhes sobre as premiações, abordando também prémios como a Bola de Ouro feminino, o troféu Lev Yashin, Kopa ou prémios como a Luva de Ouro. Por isso, é uma data que colocará os grandes nomes do futebol mundial e poderão existir várias surpresas.
Foto: © Icon Sport / DeFodi Images
Apaixonado por futebol e pela escrita, abraçou com muito prazer o mundo digital e procura oferecer a melhor qualidade de conteúdo. Além do futebol, um criador de conteúdo em diversos temas, onde estuda e analisa para dar o melhor resultado aos leitores.
Veja aqui: Jogos de futebol na tv hoje