Jogadores PT

Qual o motivo do Casa Pia estar tão revoltado com FC Porto?

Qual o motivo do Casa Pia estar tão revoltado com FC Porto? DeFodi Images / Icon Sport

A equipa do Casa Pia surge com um comunicado após ser público o castigo aplicado ao treinador do FC Porto, Sérgio Conceição. Com um mês de suspensão e 10 mil euros de multa, as redes sociais são agora palco para uma discussão entre adeptos.

Sérgio Conceição suspenso durante um mês

Em causa está os problemas que existiram no FC Porto vs Casa Pia da temporada passada, mais concretamente a 14 de maio. Sérgio Conceição e Vasco Matos, treinador do FC Porto e adjunto do Casa Pia, respetivamente, tiveram alguns problemas e discursos entre as partes que causaram muito desagrado e foi necessária a intervenção da equipa de arbitragem.

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol lançou apenas agora o castigo para o treinador do FC Porto, onde Sérgio Conceição estará suspenso dos relvados durante um mês e terá de pagar uma multa de 10,200 euros. Todavia, o agora treinador do Casa Pia, Vasco Matos, segue a mesma suspensão, um mês, mas terá apenas de pagar uma multa de 4,080 euros.

FC Porto irá decorrer a decisão

Embora já tenha acontecido por diversas vezes a ausência de Sérgio Conceição no banco de suplentes da equipa, a verdade é que o treinador do FC Porto está automaticamente suspenso da Supertaça que será jogada entre FC Porto e Benfica a 9 de agosto, em Aveiro. Tendo isso em conta, a equipa do FC Porto irá decorrer da decisão junto do TAD.
Com isso em mente, a equipa dos dragões tomará o mesmo caminho que o seu adversário da Supertaça, Benfica, pois o clube encarnado decorreu ao tribunal para liberar David Neres para a partida de 9 de agosto.

Casa Pia demonstra revolta com comunicado

O Casa Pia, cujo treinador acaba por também ser suspenso da polémica que aconteceu no Estádio do Dragão, reagiu com um comunicado para demonstrar o seu desagrado na situação que liga Sérgio Conceição e Vasco Matos. Embora o clube mencione que não quer lançar uma polémica, o comunicado acaba por ser uma picada para o treinador.

Eis o comunicado da equipa do Casa Pia:

Há mais de 100 anos atrás o CASA PIA ATLÉTICO CLUBE foi fundado com base em três valores fundamentais: Cultura, Solidariedade e Desporto. É sobretudo através do rigor, da educação, da responsabilidade social, da solidariedade e da cultura que o clube tem delineado o seu percurso e pautado a sua atuação em todas as suas facetas e modalidades. Sobretudo, transmitindo aos seus atletas que existem valores inalienáveis e inegociáveis: os da sã competitividade, da lealdade, da independência, do respeito pelo adversário e pelas instituições. Fruto desta crença, o CASA PIA ATLÉTICO CLUBE contribuiu com figuras ímpares e icónicas do desporto nacional, assim como para a história e desenvolvimento do futebol em Portugal.

E são estes os valores que o CASA PIA ATLÉTICO CLUBE, os seus atletas, treinadores e dirigentes, defendem de forma abnegada e intransigente. O treinador adjunto Vasco Matos, é um destes Homens, que com o seu profissionalismo e lealdade incontestada procura o crescimento do clube e dos seus atletas, e por isso é merecedor da lealdade e solidariedade da restante equipa técnica, atletas, estrutura e Direção.

O CASA PIA ATLÉTICO CLUBE pretende contribuir para a salvaguarda e promoção do desporto nacional, sobretudo o futebol português, pelo que não confunde as ações dos homens com as instituições que dizem representar. Não tem sido nem será a nossa política alimentar quaisquer tipo de polémicas, no entanto sempre que necessário assiste o direito e o dever de defender a instituição.

O êxito que o Casa Pia Atlético Clube atingiu, assim como a forma como tem competido, assentam nos valores que sempre defendeu, designadamente a independência e isenção, e apesar do que algumas “vozes” teimam em reproduzir, estes valores serão sempre os pilares da atuação desta instituição secular, em prol de um bem comum, comprometidos em promover a sã competição, como forma de promover o desporto nacional e, sobretudo, de exemplo às futuras e atuais gerações.

Poderá ler o mesmo na página oficial do clube, aqui.

Foto: © Icon Sport / DeFodi Images