Jogadores PT

Chancel Mbemba é para fazer negocio

Chancel Mbemba, 25 anos, assumiu-se esta temporada como alternativa mais válida para Sérgio Conceição, depois de, na sua primeira temporada de Dragão ao peito, apenas ter participado em seis encontros.

O congolês, cuja polivalência lhe permite atuar tanto a defesa direito como a central, vai a caminho da sua melhor temporada em termos estatísticos, tanto em números de jogos como de golos, ele que apontou o golo do empate dos portistas no último jogo realizado, frente ao Rio Ave – Mbemba tem como melhor registo seis golos apontados ao serviço do Anderlecht em 40 jogos, em 2013/2014. Na época seguinte assinou por baixo três, os mesmos que tem neste momento, mas depois da transferência para o Newcastle, em 2015/2016, não mais conseguiu marca, sequer, semelhante.

Esta está a ser a temporada de afirmação de Chancel Mbemba no FC Porto, ele que é presença assídua nas escolhas do selecionador do Congo, Florent Ibenge, tal como o ex-Sporting Yannick Bolasie.

O congolês tem contrato até 2022 e esta pode ser a temporada perfeita para que os portistas tentem, no final da temporada, realizar algum encaixe com a venda do seu passe, ele que custou aos cofres do FC Porto €4,66M mas tem um vencimento elevado para a realidade a que os portistas terão de se cingir na próxima temporada, por força dos ditames do cumprimento das regras do fair-play financeiro da UEFA que obriga, além da realização de mais-valias, a cortes na estrutura de custos da SAD, entre jogadores, staff, equipa técnica ou equipa administrativa.