Jogadores PT

Confrontos no estádio quebram contrato no Sporting CP

Confrontos no estádio quebram contrato no Sporting CP

O jogo de sábado entre Sporting CP e Casa Pia, que terminou com vitória dos leões por 3-1 (após estarem a perder por 0-1), mas ficou marcado por problemas que existiram na bancada afeta às claques dos leões. Problemas esses que, segundo comunicado, começaram bem antes da partida dessa noite.

Problemas na bancada afeta às claques do Sporting CP

Corria o jogo entre Sporting CP e Casa Pia quando num momento surge fogo de artifício da zona onde, habitualmente, estão os adeptos da Juventude Leonina. Sem motivos aparentes, além desse momento, a polícia entrou pela bancada onde tentou dispersar os adeptos, mas que os mesmos atiraram cadeiras e os mesmos recuaram. Todavia, minutos depois, a polícia voltou a entrar nessa mesma bancada e dispersou os adeptos de forma agressiva, criando um grande aparato na bancada.

Juventude Leonina aborda tamanha violência

A Juventude Leonina, claque zelada por este momento delicado, lançou um comunicado abordando este momento, do qual se manifesta a abordagem existente nas horas anteriores ao jogo. Segundo consta, a claque sofreu uma inspeção por parte da ASAE duas horas antes da partida, preparando-se assim para tentar denegrir a imagem da claque. Ainda assim, a mesma lançou um comunicado nas suas redes sociais, dizendo o que é citado seguidamente:

A Juventude Leonina numa tentativa de restabelecer a ligação com esta Direção do SCP, aceitou assinar um protocolo.
Após a assinatura do mesmo enviamos para o SCP os dados necessários para serem reenviados á APVCD e ficar novamente reposta a legalização do GOA.
Um processo burocrático e demorado que entre retificações e revisões do mesmo nunca tinham fim.

Enviamos constantemente e-mails para a Direção aos quais sempre fomos ignorados.
Enviamos também para o oficial de ligação aos adeptos (OLA), o qual nunca sabia responder a nada sobre a questão ou qualquer questão que precisávamos ver esclarecida.

Desde o final de agosto que esta Direção se remeteu, como é apanágio nestes anos, ao silêncio e a ignorar os seus sócios e GOA.

Ontem assistimos a uma desmedida carga policial (que só acontece em Alvalade, vamos lá saber o porquê) no setor A14, incidido sobre os sócios do SCP de uma forma abrupta e incoerente.

Se o foco era pela suposta pirotecnia, informamos que existem excelentes câmeras de vigilância que permitem detetar de imediato as infrações, mas como desde 2 horas antes do jogo na sede da Juventude Leonina, já tínhamos tido uma fiscalização da ASAE, Polícia Municipal e Corpo de Intervenção, a carga policial foi o finalizar a alegadamente estratégia.

Esta Direção do SCP, em nada defende os seus sócios, o comunicado devia dizer que vão apurar responsabilidades na carga policial a mulheres, crianças e pessoas de mobilidade reduzida na bancada, ou será que esta Direção usa sempre a Juventude Leonina para desviar o foco dos maus momentos?

SPORTING SEMPRE

Sporting CP comunica término de ligações entre clube e claque

Por outro lado, o Sporting CP anunciou que deram por terminado a ligação que poderia dar uma nova vida às claques, como era comum em anos transatos. Ainda assim, os leões lançaram um comunicado a explicar a situação. Eis o comunicado:

O Sporting Clube de Portugal lamenta e repudia os episódios de violência ocorridos ontem, no Estádio José Alvalade, durante o jogo com o Casa Pia Atlético Clube. 

Agradecemos o apoio de todos os que, como sempre, contribuíram positivamente para conduzir a nossa equipa à vitória. 

O Sporting CP reitera a sua posição em prol de um espectáculo desportivo saudável, vivido em família e de apoio ao seu Clube, e manterá a sua intransigência na luta contra o crime e a violência no Desporto. Quem se identifica com os valores do Sporting CP, e o apoia acima de tudo, não adopta determinados comportamentos, nem muito menos causa danos avultados, deliberados e recorrentes que prejudicam gravemente o Clube.

O Sporting CP informa que irá colaborar activamente com as forças de segurança e a APCVD para identificação de todos os responsáveis pelas ocorrências de ontem.

Em virtude do sucedido, e no seguimento de um acumular de acontecimentos similares, assim como das irregularidades igualmente identificadas pela APCVD, o Sporting CP dá também por terminadas as tentativas de celebração de protocolo com a Associação Juventude Leonina.”

Poderá ler o comunicado oficial no website do Sporting, aqui.