O Campeonato da Arábia Saudita continua a dar que falar, com diversos jogadores a rumar ao campeonato que, até à chegada do avançado português, pouco ou nada era falado. Todavia, é a vez de viajar um novo português para o Al-Nassr, desta vez para comandar Cristiano Ronaldo e companhia.
Treinador português de malas feitas para a Arábia Saudita
Embora o seu percurso em Portugal seja pouco reconhecido, a verdade é que o novo treinador do Al-Nassr tem um bom currículo e a sua escolha foi propositada pelo seu método de trabalhar. Após uma passagem pelos comandos do FC Porto, Cristiano Ronaldo contará com um novo treinador que estava, até à data, alojado no Brasil e a deixar os adeptos da sua equipa bastante satisfeitos.
Com isso em mente, o campeonato do Brasil acaba por perder mais um técnico português, sendo desta vez o Botafogo, necessitando assim de se reforçar novamente quando, à data deste artigo, Luís Castro conseguiu colocar a equipa brasileira no topo do Brasileirão na terceira jornada, algo que não acontecia há 10 anos.
Assim sendo, o novo treinador do Al-Nassr é Luís Castro, um treinador bastante coeso e simpático na sua forma de estar e abordar qualquer tema, tendo passado por várias equipas em Portugal, sendo o seu maior destaque o FC Porto.
Luís Castro deixa Botafogo para trás e ruma ao Al-Nassr
Confirmado pelo clube brasileiro, o Luís Castro já não é treinador do Botafogo e deverá ser apresentado na Arábia Saudita nas próximas horas ou dias, pois terá de viajar até ao seu novo país e preparar a sua nova época desportiva. O ex-treinador do FC Porto poderá contar com alguns nomes que lhe são conhecidos, como Cristiano Ronaldo e Talisca, adversário aquando treinador do FC Porto ou Vitória de Guimarães.
O treinador português, natural de Vila Real e com os seus 61 anos, ruma assim à Arábia Saudita, estando perto do país que o alojou antes de viajar para o Brasil, pois foi treinador do Al-Duhail do Qatar. Desta vez, o projeto parece-se ser a curto prazo e, perante a qualidade do treinador, espera-se uma boa época desportiva.
Confronto entre treinadores na Arábia Saudita
Com a presença de Luís Castro na Arábia Saudita aos comandos do Al-Nassr, cria-se assim uma nova rivalidade saudável entre treinadores, pois o novo treinador de Cristiano Ronaldo irá cruzar-se em campo com outro treinador que também passou pelo FC Porto, mais concretamente, Nuno Espírito Santo.
O currículo do novo treinador do Al-Nassr
Embora o seu grande prestígio se tenha iniciado no FC Porto, onde comandou diversas equipas, inclusive a principal como interino, a carreira de treinador de Luís Castro iniciou-se no Águeda, 1998. Após o seu início, marca passagens pelo Mealhada, Estarreja e Sanjoanense, com pouco de aproveitamento. Posteriormente, marca o seu primeiro grande passo ao treinar o Penafiel, tendo realizado 66 partidas, viajando assim para a cidade do Porto onde esteve entre 2006 e 2016, passando pelos sub-19, FC Porto B, equipa principal e, por fim, novamente a equipa B.
Após abandonar o FC Porto, Luís Castro ainda representou o Rio Ave, o Chaves e o Vitória de Guimarães, dando nas vista e foi contratado para o Shakthar Donestk. Após duas épocas e com salto positivo, passou pelo Qatar e, por fim, o Botafogo, onde até ao momento era feliz e estava com bons resultados.
No seu currículo conta ainda com os seguintes títulos:
- Campeão da Segunda Liga de Portugal – FC Porto B
- Campeão da Ucrânia
- Vencedor da Taça do Qatar
- Vencedor da Taça do Brasil
Foto: © Icon Sport / Xinhua