Jogadores PT

Quando será jogado o jogo entre Famalicão e Sporting?

Quando será jogado o jogo entre Famalicão e Sporting? SUSA / Icon Sport

O último sábado ficou marcado pela impossibilidade de se realizar o jogo entre Famalicão e Sporting, um jogo marcado para a 20.ª jornada da Liga Portugal. A equipa leonina regressou a Lisboa e pode ver, neste domingo, a sua posição da tabela perdida, embora à condição. Todavia, o Benfica poderá seguir o mesmo caminho.

Jogo entre Famalicão e Sporting não se realiza por falta de policiamento

Sim, aconteceu no passado sábado, 3 de fevereiro, algo que nunca tinha acontecido em Portugal. A faltar poucos minutos para o apito inicial da partida, todos os adeptos do Famalicão e Sporting estavam ainda fora do estádio, pois não existiam efetivos suficientes das forças de segurança para que existisse segurança dentro e fora do campo.

Perante isto, o jogo foi adiado das 18 para as 19 horas e, mesmo assim, o jogo acabou por não se realizar. Após uma primeira reunião, foi garantido às duas equipas que iriam deslocar-se equipas das forças de segurança de Braga para garantir os elementos necessários para o encontro, mas isto acabou por não acontecer.

Nenhum jogo de futebol pode ser realizado sem se cumprirem as normas de segurança exigidas e os elementos presentes no Estádio do Famalicão das forças de segurança não eram suficientes para que o jogo pudesse disputar-se com adeptos nas bancadas. Para quem desconhece a lei, os seguranças (ARD – Assistentes de Recintos Desportivos) são obrigados a uma revista aos adeptos, mas essa revista também só pode ser efetuada com a presença de elementos da PSP.

O esperado acabou por acontecer, não surgiram mais elementos da PSP para o jogo ser realizado e o mesmo foi cancelado, não podendo ser realizado neste domingo, 4 de fevereiro, pois os leões tiveram que regressar a Lisboa para preparar o jogo da Taça de Portugal, realizado já na quarta-feira.

Quando se realiza o jogo entre Famalicão e Sporting?

Não podendo ser realizado neste domingo, principalmente porque não era garantido que já iriam existir elementos suficientes das forças de segurança, o jogo entre o Famalicão e Sporting será uma dor de cabeça para se encontrar uma data. Em causa está o facto do Sporting ainda ter 2 competições em disputa além da Liga Portugal, onde uma possível passagem dos leões à próxima fase de Liga Europa e Taça de Portugal coloca, de facto, os leões sem margem para disputar o jogo antes da próxima paragem para os jogos das seleções.

O Sporting tem um calendário muito apertado e terá durante as próximas semanas jogos durante a semana e fim de semana, indicando assim que, o jogo só poderá realizar-se num futuro próximo se os leões caíram na Liga Europa ou Taça de Portugal. Estas são as datas possíveis para a realização do Famalicão vs Sporting se a equipa não ultrapassar os Young Boys:

  • 28 de fevereiro;
  • 7 de março;
  • 14 de março.

O motivo da falta de policiamento nos jogos

As forças de segurança portuguesas têm estado há várias semanas em protestos para melhorias salariais, existindo o complemento idêntico que existe na PJ (Polícia Judiciária), conseguindo várias manifestações ao longo do país. O impacto mais forte surge agora, com vários efetivos das forças de segurança (PSP e GNR) a estarem de baixa médica, colocando estas entidades sem número suficiente de efetivos para garantir segurança pública e segurança nos estádios de futebol.

Embora a Liga tenha apresentado um comunicado e pedido justificações, do outro lado existe o Ministro da Administração Interna a abrir inquéritos sobre este boicote que poderá, neste domingo, complicar outros jogos de futebol.

Benfica vs Gil Vicente pode não acontecer este domingo

Existe ainda uma grande probabilidade de mais jogos não se realizarem nesta jornada. Se ontem, sábado, o final de tarde ficou marcado pela falta de policiamento, desacatos entre adeptos do Famalicão e Sporting e um jogo adiado, o domingo poderá ser marcado por momentos similares. Afinal, hoje há um Benfica vs Gil Vicente e são esperados cerca de 50 mil adeptos em Lisboa.

Assim sendo, o número de efetivos das forças de segurança terá ainda de ser muito superior, existindo muito receio do que possa acontecer na capital do país perante as claques do Benfica, a deslocação dos adeptos do Gil Vicente e a possibilidade de não existir segurança pública para todos.

Lisboa é a capital do país e a cidade com mais efetivos das forças de segurança, mas mesmo esse número pode tornar-se escasso, pois o número de adeptos é muito superior e vários serão os elementos das forças de segurança inoperacionais para o encontro. Podendo esta ser uma realidade, o jogo em questão pode também ser de difícil disputa à posterior, pois o Benfica também luta por várias competições além da Liga Portugal.

Foto: SUSA / Icon Sport