ENTREVISTA EXCLUSIVA: Estivemos à conversa com Carlos Henriques (Guarda-redes do Portimonense SC).
- Updated: 17/06/2016
Estivemos à conversa com Carlos Henriques e preparamos uma entrevista exclusiva para os leitores do Jogadores.pt. O jovem Algarvio de 22 anos, é o guarda-redes suplente da equipa de Portimão, e acredita que vai conseguir conquistar a baliza do clube já esta época!
Esteve em destaque a época passada, quando “guardou” a baliza do Portimonense no jogo frente ao Sporting para a Taça da Liga, em que os Algarvios venceram por 2-0. O jovem guardião chegou mesmo a defender um penalti de William Carvalho a menos de 10 minutos do fim, quando o marcador ainda estava 1-0.
Nesta entrevista, sempre de uma forma muito simpática e atenciosa, revelou-nos alguns detalhes e curiosidades da sua vida profissional.
Jogadores.pt: Comecemos então a entrevista com uma pergunta inevitável, o porquê de seres guarda-redes?
Quando comecei a jogar era defesa esquerdo, ainda sem competição com 5 anos, no Silves, e no nosso primeiro jogo oficial não tínhamos guarda redes, o Mister e os meus colegas acharam que como o meu pai era guarda redes, eu poderia desenrascar . No fim do jogo, achei piada, e fui continuando. Como comecei a ter alguns jogos bem conseguidos comecei a gostar da posição, e felizmente nunca mais mudei!
Jogadores.pt: Quais são os teus pontos fortes na baliza?
Penso que o um para um, o encurtar os ângulos, o jogo de pés e a comunicação
Jogadores.pt: Em relação ao jogo de pés, consideras ser um atributo importante para o guarda-redes moderno?
Claro! Hoje em dia o jogo chega muito menos vezes ao guarda redes com perigo , e passa muito mais vezes por começar a construir o jogo ofensivo da equipa. Para além do facto de que quando há atrasos se o guarda-redes tiver bom jogo de pés facilita o trabalho dos colegas também.
Jogadores.pt: Já recebeste propostas de outros clubes?
Este ano que eu tenha conhecimento não. Nos outros anos apenas propostas para o CNS.
Jogadores.pt: Tudo recusado?
Sim.
Jogadores.pt: Por ti ou pelo Portimonense?
Por mim. Na altura não me parecia o caminho a seguir para a minha carreira. Penso sinceramente que tenho mais que qualidade para jogar na segunda liga e almejar algo mais, infelizmente não tenho tido oportunidades que me permitam confirmar , mas acredito que mais tarde ou mais cedo irei conseguir.
Jogadores.pt: Tiveste poucas oportunidades na última época… Achas que nesta próxima época vais conseguir conquistar o lugar, ou talvez não seja para já?
Penso que sim! Já este ano esperava mais oportunidades mas o Ricardo esteve muito bem. Este ano espero conseguir provar que mereço jogar não só nas taças! Luto para isso, e espero que seja o portimonense o clube onde “apareço”.
Jogadores.pt: O Portimonense esteve muito perto da final da Taça da Liga e da subida de divisão, sentes que poderia ter sido uma época de sonho?
Completamente! Foi uma frustração enorme. Primeiro perder a taça nos penaltis, depois a taça da liga, e por fim o campeonato ! Não foi fácil, e ainda não está completamente digerido, acreditem! Penso que merecíamos muitos mais pelo que fizemos durante a época, e faltou a pontinha de sorte nos momentos certos! Mas não são 3 jogos que apagam toda a época que fizemos e as coisas bonitas que fizemos pelo clube e pela cidade! Devolvemos um sentimento que estava um pouco adormecido aos portimonenses! Foi fantástico ver aquele estádio novamente cheio.
Jogadores.pt: Com a polémica do “Caso Mateus” do Gil Vicente, já se ouviu falar que o Gil poderia subir e que a Liga Portuguesa pode ter 20 clubes. Acreditas que o Portimonense possa subir para ser o 20º clube?
Agora já não acredito devido ao facto de adiarem a decisão! Para mim o mais justo seria subirmos nós, dar mérito a quem lutou uma época para subir.
Jogadores.pt: Com a chegada do Vítor Oliveira e ao facto de terem sido o quarto classificado da II Liga, sentem-se favoritos para a subida?
O novo Mister ainda não foi oficializado, mas se vier treinar o clube, é mais um para ajudar, e tem muita experiência que nos pode trazer muitas coisas boas! Óbvio que pesa o facto de já ter 9 subidas, e é mais um factor de motivação para todos, quer para jogadores dirigentes e adeptos! Mas é um percurso difícil, seja com quem for, será sempre uma guerra!
Jogadores.pt: Concordas com a forma que as equipas B foram introduzidas na II Liga? Não consideras que são demasiadas equipas na competição?
Jogadores.pt: Se recebesses uma proposta da China, para ganhar 100x mais aquilo que ganhas, aceitavas?
Sim claro. Óbvio que ambiciono jogar na primeira liga e na champions. Mas uma proposta desses valores era praticamente irrecusável. Mas se me dissessem 10x vezes mais, aí já pensava muito muito bem no assunto…O dinheiro nesta altura não é tudo.
Jogadores.pt: E se fosse, por exemplo, na Serie B de Itália, para receber o dobro do que ganhas agora, aceitavas?
Já seria mais fácil de aceitar, já seria um campeonato mais competitivo e com mais visibilidade a nível europeu.
Jogadores.pt: Tiveste uma curta passagem pelo Sheffield de Inglaterra, o que podes contar dessa aventura?
Foi curtíssima. Apenas uma semana de treinos. Depois fiquei à espera mas não me disseram nada, e acabei por assinar o primeiro contrato profissional com o Portimonense.
Jogadores.pt: Sem contar com os 3 grandes, em que clube português da I Liga gostavas de jogar?
Sempre admirei clubes com uma massa adepta efusiva, como o Guimarães e o Braga!
Jogadores.pt: Sem falarmos da Liga Portuguesa, por ordem de preferência, em que outras Ligas gostavas de jogar?
Inglaterra, sempre foi e sempre será um sonho! Depois Itália, e Espanha… Falando dos principais campeonatos claro.
Jogadores.pt: Sabemos que Buffon é um dos teus idolos… Se um dia jogasses contra a equipa dele, o que lhe dirias no final do jogo?
Nem sei (risos). Acho que apenas pediria para trocar a camisola , e o aperto de mão no fim, seria muito melhor que quaisquer palavras!
Jogadores.pt: Que recomendações dás a jovens guarda-redes que estejam a iniciar a carreira agora?
Que trabalhem, que lutem e que não desistam! As vitórias tem mais sabor quando são difíceis! O sentimento de conquista é maior! Sou daqueles que acreditam que o trabalho e a chave do sucesso, e que o sonho deverá ser sempre um objetivo! Se não nos desviarmos do caminho, apesar dos obstáculos, podemos alcançá-los!
Jogadores.pt: Para finalizar, queres deixar alguma nota final?
Quero apensas agradecer pela possibilidade de dar a entrevista, e espero que as minhas palavras sirvam para mostrar mais um pouco da minha pessoa.
O Jogadores.pt deseja a Carlos Henriques as maiores felicidades profissionais e pessoais!