Época de saldos no Sporting CP: Mercado para excedentários!
- Updated: 14/06/2023
Esta será a época limite para Rúben Amorim mostrar que o Sporting CP é verdadeiramente um candidato ao título. Porém, são necessários reforços e a equipa leonina abriu a janela de saída para os excedentários, em prol de ter mais oportunidades para comprar jogadores de mais-valia imediata.
Rúben Amorim diz NÃO a vários jogadores
Ainda que existam diversos limites no orçamento leonino, principalmente a nível salarial, a verdade é que várias opções presentes no plantel (incluindo os regressados de empréstimos) vistos como excedentários e que colocam o teto salarial acima do esperado. Assim sendo, Rúben Amorim já comunicou aos jogadores e à sua equipa técnica com quais irá contar na próxima temporada, ficando assim uma lista extensa de jogadores que vão para o mercado no objetivo de vender ou, pelo menos, emprestar.
Entre jovens sem espaço e jogadores sem capacidades para brilhar na equipa principal, alguns nomes são bastante conhecidos na órbita leonina, mas não servem para o treinador e, existindo confiança por parte do treinador, têm autorização para procurar uma nova equipa. Olhando para a equipa atual, alguns nomes soam os alarmes.
Época de saldos abre no mercado de transferências do Sporting CP
Segundo o jornal Record, que teve acesso ao planeamento do Sporting, surgem todos os nomes de jogadores com a porta da saída aberta, gerando assim algum desconforto por parte dos adeptos leoninos. Todavia, não serão os únicos jogadores na equação, pois em caso de algum clube chegar com a cláusula de rescisão, outros nomes do núcleo forte para Rúben Amorim pode abandonar o clube.
Tiago Tomás no mercado por 10 milhões de euros
Um dos avançados que os adeptos queriam presente na época terminada há poucos dias, rumou à Alemanha e começou a destacar-se por lá. Contudo, as suas características não foram suficientes para o clube acionar a opção de compra. De regresso a Lisboa, Tiago Tomás tem a porta da saída aberta, tendo o Sporting CP colocado a fasquia nos 10 milhões de euros + 10% em futura venda.
Após renovação e novela, Chermiti na lista de transferências
O avançado leonino foi um dos nomes mais falados na época desportiva perante a dúvida entre a renovação ou a sua saída. Porém, Chermiti acabou por renovar com o Sporting CP e passou a ser opção válida para o treinador. Entre vários minutos em campo, a verdade é que não conseguiu demonstrar a sua qualidade, como havia demonstrado anteriormente nas equipas secundárias. Assim sendo, deixou de ser uma opção imprescindível para a equipa e está no mercado por 20 milhões de euros + 20% em futura venda.
🚨 Sporting CP está disposto a libertar Youssef Chermiti por 20 milhões de euros+ 20% de uma futura venda, avança o jornal ‘Record’. pic.twitter.com/aSeylp1pl6
— Diário de Transferências (@DTransferencias) June 14, 2023
Jovane Cabral sem espaço na equipa de Rúben Amorim
O avançado do Sporting não vive o melhor momento da sua carreira. São diversas as lesões que o acompanham e deixam para trás a sua margem de progressão. Após uma viagem até Itália, ficando aos comandos da Lazio, o clube italiano não realizou a compra do seu passe, tendo o mesmo regressado aos leões, onde Rúben Amorim o colocou novamente na equipa. Todavia, nos poucos minutos realizados voltou a não demonstrar qualidade e está agora na porta da saída, a título definitivo. São, assim, 5 milhões com 10% em futura venda.
Fatawu nas opções de venda dos leões
Esperava-se que Fatawu fosse uma das principais escolhas de Rúben Amorim para a próxima época, onde acabou na presente de jogador quer a nível ofensivo, quer a defensivo. Todavia, um dos jogadores que mais qualidades demonstrou na Youth Champions League está, também, no mercado. Infelizmente o jovem jogador não conta para o treinador e poderá assim rumar a outros palcos. Segundo o record, os leões colocaram o seu preço em 15 milhões de euros + 20% em futura venda.
Rochinha na porta da saída
Com contrato até 2026, Rochinha está nos planos de venda dos leões. Após uma época de leão ao peito, o jogador poucos minutos tem na equipa, sendo um jogador pouco referenciado e chamado a jogo. Já com uma idade que não lhe irá dar muita mais progressão, o Sporting CP procura outras soluções, estando assim o ex-jogador do Vitória de Guimarães no mercado por 2,5 milhões de euros.
Rafael Camacho mantém-se fora do planeamento
Rumou ao Sporting em 2019 oriundo do Liverpool, a um custo de 5 milhões de euros. Porém, Rafael Camacho nunca se conseguiu afirmar nos leões e está, desde então, em empréstimos consecutivos. Com pouco interesse em jogador na ala mais defensiva, acabou por se tornar dispensável para o treinador e está no mercado por 7 milhões de euros.
Da lateral ofensiva e defensiva para o mercado
Um dos jogadores que mais oportunidades teve na presente temporada em se destacar, quer quando foi chamado a defender, quer na sua chamada ofensiva, carece de pouco interesse em ser mantido pelos leões. Arthur, o jogador que se tornou destaque na partida frente ao Tottenham na Liga dos Campeões, encontra-se na lista de dispensas do Sporting, estando os leões a aceitar uma verba de 5 milhões de euros.
Quatro médios centro sem opção e entram nas vendas
Doumbia e Eduardo são dois médios que fazem parte dos planos do Sporting há diversas épocas, mantendo-se assim o objetivo de vender os ativos com pouco ou nenhum mercado, sendo dois jogadores extremamente excedentários. Contudo, os outros dois médios que surgem na lista deixam um pouco os adeptos do Sporting de pé atrás. Sotiris é um dos alvos no mercado de vendas, onde o grego reforçou os leões no início da temporada, mas segundo consta, não tem qualidade para ser um jogador referência no eixo defensivo do meio-campo.
Já Tanlongo, um dos médios mais utilizados como suplente desde a sua chegada, está também no mercado, faltando o conhecimento pelo qual isto acontece. Afinal, deu boas referências quando utilizado, sendo um jogador argentino que chegou a Alvalade a custo zero. Estes são os valores em cima da mesa para os quatro médios:
- Doumbia – 2 milhões de euros;
- Eduardo – 2 milhões de euros;
- Sotiris – 7 milhões de euros + 10% em futura venda;
- Tanlongo – 7 milhões de euros + 20% em futura venda.
Gonçalo Esteves, Nazinho e Rúben Vinagre fora das escolhas para a ala
As alas defensivas do Sporting mantém-se muito limitadas e os leões deverão procurar neste mercado jogadores para serem mais-valias de forma imediata. Após a entrada de Bellerín a título de empréstimo, a equipa ficou mais relaxada, mas foi um jogador que acabou por não ser o que se esperava, não existindo assim a vontade do Sporting comprar em definitivo.
Em suma, o Sporting CP irá vender ou emprestar estas soluções, pois continuam ser fundamento para serem apostas imediatas para um eixo defensivo sólido. Gonçalo Esteves está no mercado por 6 milhões de euros + 10% em futura venda, não existindo interesse em manter o defesa direito. Já Nazinho e Rúben Vinagre podem ser vendidos ou emprestados, sendo os valores de 5 milhões de euros + 20% em futura venda (ou 350 mil em empréstimo) e 8 milhões com 10% em futura venda (ou 500 mil em empréstimo), respetivamente.
Alerta descontos para Marsà
Esta é a notícia que mais entristece os adeptos leoninos, tornando-se um assunto bastante abordado nas redes sociais. O ex-jogador do Barcelona rumou à Espanha no inverno da época 2022/2023 para ganhar mais minutos e ter mais ritmo competitivo para se tornar uma das escolhas para Rúben Amorim na próxima temporada.
Contudo, mesmo demonstrando excelentes características quando foi chamado à equipa principal do Sporting, entra nas opções para ser vendido por um valor alarmante, 2 milhões de euros. Ainda assim, vale salientar que parte deste valor se justifica pelo facto de Marsà terminar o seu vínculo aos leões em 2024 e, em caso de não encontrar clube, ser livre de assinar a custo zero por qualquer equipa que procure os seus serviços.
Eduardo Quaresma sem espaço para se tornar um leão
Foi um dos jogadores que Rúben Amorim tentou colocar na equipa principal e fazer o mesmo crescer, mas o mindset do jogador não estava preparado para uma missão tão avançada e, por isso, acabou por ser emprestado para ganhar mais estofo e mentalidade. Contudo, foi um jogador com poucos minutos no seu empréstimo e não justifica a presença na próxima equipa leonina, podendo assim ser novamente emprestado, em prol de garantir que terá numa próxima a sua oportunidade. Neste caso, a taxa de empréstimo irá rondar os 250 mil euros.
O lote de imprescindíveis para Rúben Amorim
Ao que consta, Rúben Amorim alertou a presidência para os jogadores que quer em pleno para a próxima temporada, sendo assim os pilares imprescindíveis para o mesmo. Entre os vários jogadores, os adeptos ficam indignados com algumas das opções, onde claramente se destaca a presença de Ricardo Esgaio. Esta é a lista de jogadores imprescindíveis para o treinador (por posição):
- Adan / Franco Israel;
- Ricardo Esgaio;
- Nuno Santos / Matheus Reis;
- Coates / Gonçalo Inácio / Diomande / St. Juste / Neto;
- Essugo / Morita / Daniel Bragança;
- Pedro Gonçalves (Pote) / Edwards / Trincão / Paulinho.
Em suma, todo o seu plantel da época terminada, onde apenas Daniel Bragança não foi utilizado com regularidade devido a uma grave lesão que o afastou dos relvados. Sendo assim, são 17 jogadores na lista de imprescindíveis, dando assim motivos suficientes para o Sporting CP ir ao mercado, principalmente para as posições com apenas uma opção válida.
Foto: © Icon Sport / SUSA
Apaixonado por futebol e pela escrita, abraçou com muito prazer o mundo digital e procura oferecer a melhor qualidade de conteúdo. Além do futebol, um criador de conteúdo em diversos temas, onde estuda e analisa para dar o melhor resultado aos leitores.
Veja aqui: Jogos de futebol na tv hoje