Jogadores PT

As equipas de futebol mais valiosas do mundo da atualidade

As equipas de futebol mais valiosas do mundo da atualidade Newspix / Icon Sport

Olhando para o futebol, percebe-se que a modalidade está cada vez mais rica, tendo um investimento muito forte e mantendo-se num local muito positivo de riqueza, além de manter-se como o desporto mais visto de sempre.

Todavia, analisamos com mais detalhe a riqueza e surge assim a lista das 30 equipas mais valiosas do mundo, apenas no futebol.

As 30 equipas mais valiosas do mundo

O primeiro destaque da análise feita pela FORBES, vai mesmo para a presença de uma grande parte de equipas inglesas. Afinal, mesmo não estando em análise já com o mercado de transferências de 2023, a verdade é que a Inglaterra permanece como o campeonato favorito de todos os adeptos, sendo o mais assistido, mas também o melhor disputado.

Por isso, surge com alguma naturalidade o nome de várias equipas, embora não seja inglesa a mais rica do momento.

1 – Real Madrid

Embora a equipa espanhola nem tenha sido uma das equipas que mais se falou no mais recente mercado de transferências, a verdade é que é, ao momento, a equipa mais valiosa do mundo.

O Real Madrid, equipa espanhola que é habitualmente um candidato a vencer a La Liga, mas também a Liga dos Campeões, está avaliada em 6,07 biliões de euros. Sofreu uma queda de 19% face ao ano anterior, mas a riqueza do seu plantel aumenta a avaliação, pois ao momento conta com um plantel avaliado em 991 milhões de euros.

Parte deste sucesso milionário poderá passar pelo sucesso desportivo dos últimos anos, com diversos campeonatos ganhos e diversos títulos na Liga dos Campeões. Além disso, contou com diversos dos melhores jogadores do mundo, sendo uma ajuda em marketing e vendas de camisolas, a título de exemplo.

2 – Manchester United

Uma das equipas mais emblemáticas da Inglaterra está longe dos títulos nas últimas temporadas, mas é a equipa mais rica naquele país. Um clube com muita história e sempre com bastante riqueza está no top-2 das equipas mais valiosas do mundo, com um valor atual de 6 biliões de euros. Comparativamente ao ano anterior, a equipa teve uma subida do seu valor em 30%.

Em termos de plantel, o Manchester United conta com um valor de mercado de 882 milhões de euros que, mais uma vez, ainda não está avaliado no seu património atual.

3 – Barcelona

O maior rival da equipa do Real Madrid em Espanha é também uma das equipas mais valiosas do mundo da atualidade. Com uma avaliação de 5,51 biliões de euros, o Barcelona mantém-se como um dos clubes mais ricos de sempre. Comparativamente ao ano anterior, houve um crescimento de 10%.

A história e os seus títulos não podem ser esquecidos, com várias estrelas do futebol mundial a terem passado por lá e terem ajudado o clube a enriquecer. Olhando para o seu plantel de 2023/2024, o mesmo está avaliado em 814,30 milhões de euros.

4 – Liverpool

Durante vários anos a equipa do Liverpool esteve longe dos títulos, mas nada retirou a riqueza que o clube constrói desde a sua existência. Um clube de Inglaterra com décadas de história, mas também com um crescimento muito forte, surgindo mais adeptos e estruturas muito fortes, criando-se assim uma equipa sólida e que, ano após ano, se mantém no topo. A sua riqueza está agora avaliada em 5,29 biliões de euros, existindo um plantel para 2023/2024 avaliado no mercado em 827,30 milhões de euros.

5 – Manchester City

A equipa de Pep Guardiola surge na quinta posição, embora seja um clube com menos história que os seus rivais anteriormente citados. Porém, a riqueza do Manchester City foi crescimento e evoluindo no passar dos anos e o sucesso desportivo foi uma ajuda para aumentar a rapidez do valor. Assim sendo, estão avaliados na atualidade em 4,99 biliões de euros, um crescimento de 18% face ao ano anterior. Em termos de plantel, está avaliada de momento em 1,18 bilião de euros.

6 – Bayern de Munique

Dentro das equipas mais valiosas do mundo, podemos contar com a presença da equipa mais famosa da Alemanha, aquela que mais dinheiro move no país, em termos de futebol. Além de ser a equipa com mais títulos, a verdade é que é um clube em total crescimento há vários anos, traduzindo-se numa riqueza avaliada em 4,86 biliões de euros milhões de euros.

O plantel do Bayern de Munique da nova temporada está avaliado em 894,13 milhões de euros.

7 – PSG

A equipa mais rica da França está presente no top-7 de equipas mais valiosas do mundo, com um valor de riqueza avaliado em 4,21 biliões de euros. Esta é a equipa mais competitiva internacionalmente da França, mas também um clube com várias modalidades que fazem o clube crescer na sua história. No que toca a futebol, a equipa para a presente época está avaliada em 1,08 bilião de euros, esperando-se uma boa figura na Liga dos Campeões.

8 – Chelsea

A equipa do Chelsea é um dos destaques no que toca a receita no mercado de transferências, mas também em termos de despesa, sendo uma das equipas que mais gastou neste verão. Porém, a longa história da equipa e as dezenas de anos na luta, não só pelo futebol, mas por todas as modalidades que fazem parte, a mesma está hoje avaliada em 3,1 biliões de euros.

Olhando para o plantel de 2023/2024, o mesmo conta com um valor de mercado atual de 925,50 milhões de euros.

9 – Tottenham

Longe de títulos de uma grande fama, a equipa do Tottenham mantém-se como uma das mais ricas da Inglaterra e da Europa. Neste caso, a riqueza do clube é avaliada em 2,8 biliões de euros, longe dos holofotes, mas rica em termos de estrutura. Focando na equipa apresentada para 2023/2024, o valor atual de mercado é de 689,30 milhões de euros.

10 – Arsenal

Muito próxima de alcançar a Premier League em 2022/2023, a equipa do Arsenal já era uma equipa rica, não só em história, como em termos monetários. Neste caso, é a 10.ª equipa mais valiosa da atualidade, num património de 2,26 biliões de euros. Olhando para todo o histórico, percebe-se que várias equipas são bilionárias em termos históricos, mas nem sempre significa títulos.

Olhando para 2023/2024 e deixando para trás uma equipa muito positiva, a equipa do Arsenal está avaliada em 1,09 mil milhões de euros.

Restantes equipas mais valiosas do mundo

11. Juventus – 2,16 biliões de euros

12. Dortmund – 1,93 biliões de euros

13. Atlético de Madrid – 1,54 biliões de euros

14. AC Milan – 1,4 biliões de euros

15. West Ham – 1,08 biliões de euros

16. Inter de Milão – 1,03 biliões de euros

17. LAFC – 1 bilião de euros

18. LA Galaxy – 925 milhões de euros

19. Atlanta United – 850 milhões de euros

20. Crystal Palace – 806 milhões de euros

21. New York City – 800 milhões de euros

22. Newcastle – 800 milhões de euros

23. Leicester City – 781 milhões de euros

24. Aston Villa – 756 milhões de euros

25. Everton – 744 milhões de euros

26. Lyon – 734 milhões de euros

27. AS Roma – 724 milhões de euros

28. D.C. United – 700 milhões de euros

29. Toronto FC – 690 milhões de euros

30. Austin FC – 680 milhões de euros

As grandes diferenças entre valores de riqueza

Nesta análise de riqueza deve-se salientar que tudo é analisado, não se baseando apenas em nomes de jogadores ou títulos nos museus. Neste caso, as equipas são avaliadas pelo estádio, estruturas e outros valores de riqueza, vindo esses valores na análise do jornal Forbes. Além disso, percebe-se que o valor do património das equipas em nada se reflete em capacidade de vencer ou investimentos, pois uma grande maioria das equipas não conquista títulos há vários anos.

Por fim, algumas das equipas aqui citadas disputam a modalidade em países (Estados Unidos) muito pouco procurados e de pouco valor, não sendo o futebol o desporto rei e, por si só, a riqueza não se reflete em resultados ou reconhecimento. As equipas portuguesas estão longe destes valores, de forma natural, mas aumenta-se a qualidade em Portugal em termos competitivos nos últimos anos, esperando-se que um dia possam se tornar ainda mais ricas.

*O valor dos plantéis foi retirado do Transfermarkt e pode mudar com alguma regularidade.

Foto: © Icon Sport / Newspix