Os erros de Adan já feriram a pontuação do Sporting CP
Updated: 07/10/2022
O jogo da terceira jornada da Liga dos Campeões foi para esquecer para Adan, uma partida que colocou em dúvida a qualidade do mesmo. Todavia, não é primeira vez que o guarda-redes do Sporting CP compromete a sua equipa, custando pontos que se tornam importantes no decorrer da época desportiva.
A má exibição de Adan que comprometeu uma boa exibição
Não foi a primeira vez, mas a exibição de Adan em Marselha, a contar para a Liga dos Campeões, pode ter comprometido a que era uma excelente prestação do clube na competição. Na verdade, os leões venciam na partida e com um futebol muito superior ao adversário, mas os três erros do guarda-redes, onde se inclui uma expulsão, em nada beneficiaram a equipa, resultando numa pesada derrota.
Ainda assim, além de uma derrota, foi uma partida que resultou em prejuízo monetário, pois um empate ou vitória resultam em valores satisfatórios para os cofres das equipas (1 milhão de euros por vitória, 500 mil euros por empate), dando assim um carimbo de reprovação ao momento de Adan.
Três erros que resultaram em expulsão
Pouco mais passava dos 20 minutos quando o guarda-redes e capitão do Sporting CP viu o cartão vermelho direto, fruto de tocar na bola com a mão (de propósito) fora da sua grande área. Mas, antes disso, o guarda-redes está ligado aos dois golos sofridos pelo Sporting, de forma direta, por dois erros que não são aceites a este nível.
O primeiro golo de Adan resultou de uma tentativa de passe dentro da pequena área, onde Sanchez conseguiu travar a saída de bola do guardião, onde a mesma bateu no jogador chileno e entrou na baliza. Adan teria tido tempo para decidir muito melhor, ficando muito mal na fotografia do lance.
O segundo golo foi, novamente, um erro de decisão na saída da posse, onde o guarda-redes espanhol optou por passar a bola, de forma direta, ao seu adversário, onde, uma vez mais, teria espaço e tempo para decidir da melhor forma, acabando assim por sofrer o segundo golo em contra-ataque do Marselha.
Ainda que possa parecer algo que pode acontecer a todos os guarda-redes, já que falhar é humano, a verdade é que Adan voltou a comprometer a sua equipa, algo que já aconteceu, por exemplo, no jogo deste ano frente ao FC Porto, onde teve uma exibição de baixo nível, custando pontos aos leões.
Um erro repetitivo, ainda que o guardião tenha saldo positivo
Como mencionado anteriormente, Adan não cometeu erros pela sua primeira vez em Portugal. Na verdade, esta foi apenas a sua segunda expulsão na carreira, a única vestido de verde e branco, mas os erros vêm desde que aterrou em Lisboa, mas as suas excelentes exibições desde que é leão cobriram os erros. Porém, a competição em causa geriu muito desconforto por conta dos adeptos e equipa, fruto de serem erros inaceitáveis a este nível, principalmente a sua expulsão.
Recuando a um passado próximo, o baixo nível já teria sido demonstrado no jogo frente ao FC Porto, onde cometeu erros nas abordagens que deram golo, mas também deu uma grande penalidade ao adversário, numa partida a contar para a Liga Portugal 2022-2023. Assim sendo, algo que se voltou a repetir, mas que seria injusto manchar o seu bom nome perante o que já deu de positivo aos leões.
Veja os casos na Liga dos Campeões:
Guardião deu a cara no final da partida
Nem tudo pode ser visto de forma negativa e o momento após a partida representou o bom capitão que o espanhol é no Sporting CP. Ao contrário do habitual, o jogador que surgiu na ‘flash interview‘ após a partida foi o guarda-redes expulso, onde quis dar a cara à sua má exibição e ao comprometimento da sua equipa, não só no jogo, como no grupo da Liga dos Campeões.
O jogador tentou desculpar-se, onde demonstrou que os erros fazem parte de qualquer humano, mas que está de pés assentes no chão e quer ajudar a equipa nas próximas partidas. Todavia, o mesmo sabe que não poderá estar presente no jogo frente ao Marselha em Lisboa, um jogo que pode ser um dos decisivos para os leões estarem ou não presentes nos oitavos de final da prova.
Apaixonado por futebol e pela escrita, abraçou com muito prazer o mundo digital e procura oferecer a melhor qualidade de conteúdo. Além do futebol, um criador de conteúdo em diversos temas, onde estuda e analisa para dar o melhor resultado aos leitores.