Jogadores PT

Faleceu a lenda goleadora do Campeonato do Mundo

Faleceu a lenda goleadora do Campeonato do Mundo PictureAlliance / Icon Sport

A sua velocidade, dribles e outras características já mais deixarão apagar a imagem do grande goleador francês que viu terminada a sua carreira aos 29 anos, mas o seu nome ficou no topo do reconhecimento até ontem, data do seu falecimento aos 89 anos.

Uma carreira insubstituível de grandes números

O antigo jogador de 89 anos e bastante conhecido na França, será sempre relembrado por aqueles que acompanharam a sua carreira ao longo dos seus 29 anos, tempo em que ainda se assistia a televisão a preto e branco. O avançado não fez história apenas no Campeonato do Mundo, mas enquanto durou a sua carreira.

Just Fontaine teve na sua carreira excelentes referências e as suas características foram motivo para sempre ser visto como uma grande potência desportiva, tendo assim passado pelo Reims, onde se tornou destaque em todos os momentos da sua carreira.

Todavia, a grande referência e recordação do avançado francês vai diretamente para o Mundial na Suécia, onde Just Fontaine não só fez uma excelente edição, como se tornou o maior goleador de sempre numa só competição do Mundial, com 13 golos marcados nessa edição de 1958. Além de ser um recorde ainda não conseguido por outro jogador, recorde-se esta competição com uma dupla entre Just Fontaine e Raymond Kopa.

Clubes por onde passou

Ainda que o nome do avançado seja principalmente reconhecido pelos franceses, nem todos tiveram a sorte de assistir à qualidade do jogador e assistir a toda a sua carreira. Na verdade, a carreira de Just Fontaine iniciou-se no Casablanca, onde após três épocas com vários títulos e um destaque total no avançado, o mesmo foi contratado pelo Nice. Novamente três épocas depois, viria a mudar-se novamente, desta vez para o Reims, no mesmo país. Foi neste clube que se destacou na sua totalidade, alcançado 145 golos em 152 jogos, mas que esses números ajudaram a muitas conquistas da equipa, destacando-se a disputa da Liga dos Campeões (na altura, Taça dos Campeões Europeus).

O grande avançado francês foi ainda internacional pelo seu país por 21 vezes, tendo deixado no registo 30 golos marcados, junto de um recorde ainda não conseguido por outro jogador na história do futebol.

Just Fontaine treinou várias equipas

Após várias épocas como jogador, decidiu deixar o futebol ainda com 29 anos e dedicou-se, cinco anos depois, à sua carreira como treinador. Iniciou-se na seleção da França em 1967, mas não correu bem e só realizou 2 jogos amigáveis, passando posteriormente pelo Luchon, durante uma época. Porém, em 1973 teve a oportunidade de rumar ao grande clube francês, PSG, passando três épocas desportivas nos seus comandos. Porém, as qualidades e atributos do jogador não se reviam como treinador, tendo passado algumas dificuldades. Ainda assim, foram três épocas e passou posteriormente pelo Toulose e terminou a sua jornada de treinador na seleção de Marrocos, em 1981.

Títulos e prémios conquistados (como jogador)

  • Campeonato Marroquino
  • Taça dos Campeões no Norte de África
  • 2 Taça de França (Nice e Reims)
  • 4 campeonatos franceses (hoje Ligue1)
  • Supertaça de França
  • FIFA 100
  • Prémio Jubile da UEFA
  • 4 vezes melhor marcador em competições diferentes

Fica assim a memória de um ícone do futebol francês que à data deste artigo as causas da morte não foram relevadas.

Foto: © Icon Sport / PictureAlliance