Fernando Gomes, administrador da SAD do FC Porto, reconheceu que as contas da última época são muito negativas e que a UEFA já está vigilante.
«Podíamos estar a falar de contas positivas porque tivemos propostas para a venda de Herrera, Danilo e André Silva que daria um total de 95 milhões de euros. Isso faria com que as contas ficassem equilibradas», assumindo que a estratégia da SAD foi a de manter os principais jogadores nesta temporada.
Os custos do plantel estão muito acima da capacidade financeira dos dragões. «A SAD vai baixar os custos do plantel, que tem sido altíssimo, na ordem dos 100 milhões de euros, e quer na próxima época baixar e consideravelmente para cerca de 20 milhões. São os piores resultados da história do clube devido à diminuição da venda de passes de jogadores mas foi esta a política assumida pela administração e equipa técnica.»
Os “azuis e brancos” tiveram um prejuízo histórico de 58,4 milhões de euros. Caso as contas não melhorem num futuro próximo, as sanções da UEFA serão tremendamente pesadas. Podendo ir, por exemplo, desde da retenção das receitas obtidas nas provas europeias, até a exclusão das mesmas.