Futebol Nacional e Internacional – Notícias, Vida e Transferências

FC Porto pode tornar-se o campeão nacional neste fim de semana!

FC Porto pode tornar-se o campeão nacional neste fim de semana!

Este fim de semana disputa-se um grande clássico em Lisboa, onde colocará o FC Porto frente ao Benfica no jogo que pode ditar o novo campeão nacional, estando o campeonato a terminar em breve. Contudo, o FC Porto falhou esse objetivo no fim de semana transato, perante a derrota frente ao SC Braga que adiou as contas para as últimas jornadas do campeonato. Agora, falta apenas um empate aos dragões para puderem desfrutar o tão desejado título nacional. Será agora que os dragões transcrevem os números no título?

Os números do FC Porto no campeonato 2021/2022

O FC Porto será o campeonato nacional, a menos que um momento muito negativo lhes corte essa oportunidade. Faltando dois jogos para terminar a Liga Portugal, os dragões só precisam de um empate (ou o Sporting não vencer) para serem os novos campeões nacionais, título vencido na época passada pelo Sporting CP. E, para serem campeões nacionais, os dragões apresentam números muito interessantes no campeonato.

Atualmente, a equipa comandada por Sérgio Conceição só perdeu um jogo, frente ao SC Braga. Tirando isso, os dragões contam com 4 empates e 27 vitórias, tudo em 32 jornadas já realizadas na Liga Portugal. Além de conquistarem 85 pontos, a verdade é que os azuis e brancos têm números muito interessantes, tais como:

  • FC Porto é a equipa mais eficaz do campeonato, contando com 83 golos marcados;
  • Os dragões são a segunda equipa menos batida da Liga Portugal, apenas ultrapassados pelo rival Sporting CP. A equipa da cidade do Porto sofreu apenas 22 golos em todo o campeonato.
  • A equipa de Sérgio Conceição não perde no Estádio do Dragão a contar para o campeonato há mais de 1 ano;
  • É, de facto, a equipa que teve mais jogos sem perder, mais de 50 jogos.

Além disso, os futuros novos campeões nacionais estão na final da Taça de Portugal, perdendo apenas a Taça da Liga, falando em competições internas, em Portugal. Todavia, os dragões destacam-se também por não terem perdido qualquer jogo perante os principais rivais, Sporting CP e Benfica. Na verdade, excetuando o empate em Alvalade e o empate no estádio do dragão perante os leões, o FC Porto venceu os restantes jogos, para o campeonato e respetivas Taças internas.

O ano de excelência

Assim sendo, o FC Porto está a pequenos passos de se tornar campeão nacional num ano de grande excelência para esta equipa de futebol. Mesmo tendo algumas baixas importantes por várias jornadas, como Pepe e Uribe, a verdade é que os dragões apresentaram-se sempre a grande nível, sendo um dos melhores anos desde que Pinto da Costa é presidente do FC Porto. Sendo assim, os dragões podem ainda conquistar mais 6 pontos, podendo acabar o campeonato com mais de 90 pontos, algo que não acontece todos os anos em Portugal!

O novo campeão nacional

Em caso de um resultado positivo os dragões vencem já esta jornada o campeonato nacional, elevando as conquistas da Liga Portugal para 30. Acima do FC Porto só está presente o Benfica, clube que já venceu o campeonato nacional por 37 vezes. O palmarés dos dragões está repleto de títulos, incluindo a Liga dos Campeões, mostrando assim a força deste clube. Por isso, estamos prestes a ver o novo campeão nacional, onde se perspetiva que faça na próxima época a um nível semelhante.

Os títulos desta época de FC Porto

O ano do FC Porto não começou da melhor forma, onde foi derrotado na Supertaça frente ao atual campeão nacional, Sporting CP. Agora, já também com a Taça da Liga perdida (Sporting CP foi o vencedor) os dragões colocam em cima da mesa a oportunidade de vencer o título nacional, retirando assim o título aos leões. Contudo, ainda podem também vencer a Taça de Portugal, um título que será disputado em maio frente ao Tondela. Em caso de vitória, os dragões vencem 2 títulos nesta época, ficando ainda a possibilidade de vencer um terceiro, a Supertaça do ano inicio da próxima época que será disputado, também, frente ao Tondela.

O FC Porto de Sérgio Conceição

Na verdade, a equipa do FC Porto foi construída com um orçamento muito baixo, ficando muito aquém do que era esperado para uma equipa que ambiciona títulos nacionais. Contudo, as bases do clube estavam criadas e Sérgio Conceição conseguiu adquirir as armas suficientes para se tornarem uma equipa bastante competitiva. Assim sendo, um FC Porto vencedor com Sérgio Conceição no comando, algo que veio demonstrar a força do técnico. Ano após ano, mesmo com pouco dinheiro investido, Sérgio Conceição demonstrou que é o técnico perfeito para Pinto da Costa, ficando assim provado que é um treinador que faz muito, com pouco. Após este ano, vencendo os títulos já mencionados, é esperado que o treinador se mantenha no clube, o que abre já a fasquia para a próxima época, exigindo uma vez mais o título nacional!

Perante o citado, a verdade é que desde que Sérgio Conceição está nos comandos dos dragões a equipa tornou-se muito mais forte e ambiciosa, não exigindo menos do que a luta por títulos. Desde que este treinador está nos comandos, o FC Porto poucos jogos perdeu, principalmente no estádio do dragão. Ainda que não tenha sido feliz na Liga dos Campeões e na Liga Europa, tudo está posicionado para correr bem, como é um fator obrigatório para o treinador. Agora, o que esperar desta equipa na próxima época?

As ambições para a próxima época

Tornando-se campeão já neste fim de semana, o FC Porto irá começar a pensar na próxima época. Todavia, vários fatores estão em jogo e as competições internas começam a ser curtas para a ambição desta equipa técnica. Assim sendo, espera-se uma equipa melhor posicionada nas competições internacionais, estando principalmente qualificada diretamente para a Liga dos Campeões no Pote 1. Contudo, sabemos que os orçamentos das equipas tornam-se muito desequilibradas perante as equipas internacionais. Ainda assim, a equipa azul e branca terá orçamento para aplicar, esperando assim todos os adeptos que na próxima época as ambições sejam melhoradas, além do campeonato nacional.

Títulos 2022

Em suma, a equipa do FC Porto poderá conquistar na presente época os seguintes títulos:

  • Campeão Nacional da Liga Portugal
  • Taça de Portugal
  • Supertaça 2022/23

Foto: Getty Images