Com muita emoção e vivência chegaram as boas notícias para Portugal. Longe de todos os prognósticos e antevisões, o nome de Portugal volta aos grandes palcos do mundo, onde estará presente no próximo Mundial.
Contra tudo e contra todos
O forte investimento da Federação Portuguesa de Futebol faz-se perceber agora que não foi feita em vão, onde as modalidades começam a surgir com grande qualidade e nos últimos anos os resultados têm aparecido. Começou com o Europeu e, agora, chega-se aos palcos do grande Mundial.
Todavia, mesmo num jogo de muita emoção e paciência, Portugal fez-se ouvir e a vitória das atletas femininas carimbou a passagem, pela primeira vez, ao Mundial de futebol feminino.
As atletas fazem história e elevam o nome de Portugal no futebol feminino
Pela primeira vez na história do futebol feminino, a seleção feminina de Portugal irá estar presente num Campeonato do Mundo após vencer os Camarões por 2-1. em Waikato. Após vários jogos de play-off e com todas as fases a serem vencidas, Portugal ergueu a grande vitória histórica e está nas bocas do mundo.
O jogo entre os Camarões ditou a enorme confiança das portuguesas em sucesso, sendo uma partida muito bem disputada e que demonstrou toda a qualidade das atletas portuguesas, começando por Diana Gomes que abriu o marcador da grande final. Após o empate conseguido pelos Camarões nos minutos finais, foram necessários os descontos para que Carole Costa dê-se a todos os portugueses uma presença no Campeonato do Mundo.
A qualidade que sobe de nível e dá resultados
A evolução do futebol feminino em Portugal deve-se ao investimento que tem sido realizado pelas equipas portuguesas, com mais destaque para o Benfica, atual campeão nacional e que deu mais jogadoras à seleção. Todavia, destaca-se a presença também de várias atletas do Sporting e Braga, demonstrando que o futebol feminino está a ser investido e os resultados começam a surgir.
Durante vários anos as atletas foram tentando aumentar o nível, mas só em 2023 é que conseguiram garantir, pela primeira vez na história, uma presença no Mundial, sendo um resultado de grande alegria para treinadores, diretores, federação e, claro, portugueses.
O Campeonato do Mundo feminino em disputa
Será em agosto presente ano que a histórica seleção feminina irá entrar no grande palco do Campeonato do Mundo pela primeira vez, disputando assim o Mundial na Nova Zelândia e Austrália. Esperemos todos que consigam alcançar o dia 20 de agosto, pois é sinal que estarão a disputar a grande final da prova.
As atletas portuguesas estão inseridas no grupo (E) e fazem parte de um grupo com a Holanda, Estados Unidos e Vietname. Portugal inicia-se no grupo frente às holandesas.
Eis o calendário da seleção feminina de Portugal no Campeonato do Mundo:
- 23 de julho – Holanda vs Portugal (08:30h)
- 27 de julho – Portugal vs Vietname (08:30h)
- 1 de agosto – Estados Unidos vs Portugal (08:00h)
Após estas partidas, passam os primeiros dos classificados e, em caso de sucesso português, disputam os 16avos da prova no 6 de agosto. As restantes fases poderão mudar consoante a classificação na fase de grupos. Toda a informação aqui.
Jogos de preparação
Portugal irá preparar o Mundial feminino em Portugal, mais concretamente na cidade de Guimarães entre o 7 de 11 de abril com dois jogos de preparação, anunciado já pela federação.