Jogadores PT

Helton Leite tem tudo para ser um grande guarda redes

O treinador Lito Vidigal acredita que o guarda-redes Helton Leite «só pode acrescentar» qualidade ao plantel do Benfica na próxima época. Os encarnados têm acordo com o Boavista para a transferência, no verão, do guarda-redes de 29 anos. E o técnico considera que o brasileiro está preparado para dar o salto na carreira e fazer concorrência a Odysseas Vlachodimos.

Lito Vidigal começa por descrever Helton Leite como «excelente profissional e com conduta exemplar». O treinador de 50 anos trabalhou com o guardião no final da época passada e no princípio da atual. E Helton Leite só não jogou mais porque sofreu uma lesão grave – rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito – em dezembro.

«Psicologicamente, também evoluiu, sobretudo depois da lesão grave que teve», assinala Lito Vidigal, obrigado a substituir Helton Leite por Rafael Bracali na baliza do Boavista. «É superior ao Bracali», dispara Lito Vidigal, sem hesitar.

O treinador avalia Helton Leite como «guarda-redes acima da média» e acrescenta que «surpreendeu» pela positiva desde que chegou ao Boavista no início da temporada anterior. «Nota-se que tem escola. Apesar da idade , é um guarda-redes completo. Adaptou-se muito bem à realidade do futebol europeu», argumenta Lito Vidigal, para quem Helton Leite «é uma alternativa perfeitamente válida para a baliza» dos encarnados para a próxima época. «Resumindo, é um guarda-redes completo, que colocaria num patamar de média alta em termos de qualidade e valor», remata o treinador.