João Mário é o segundo jogador num curto espaço de tempo que renuncia à seleção de Portugal, onde o seu colega Rafa Silva, também jogador do Benfica, já o havia feito antes do Mundial de 2022.
Roberto Martinez perde uma alternativa no meio-campo ofensivo
Ainda que a seleção de Portugal tenha muita qualidade no meio-campo, existindo inúmeras opções, a verdade é que nem todos os jogadores têm as características para conseguirem jogar nas diversas opções, quer no centro, quer nas alas, como era possível com João Mário, algo que havia já demonstrado na sua passagem pelo Sporting de Jorge Jesus. Todavia, o jogador ficou bastante desiludido quando vive a sua melhor forma desportiva.
Agora, é o novo selecionador de Portugal que perde uma alternativa, juntando-se assim João Mário ao companheiro de equipa Rafa Silva.
Última lista de convocados com regressos no meio-campo
Não se sabe se as opções de regresso de alguns jogadores para a seleção e a saída de outros de enorme qualidade (como Matheus Nunes, a título de exemplo) será a curto ou longo prazo, podendo ser uma forma do selecionador conhecer as diversas opções disponíveis. Porém, os portugueses já saberão que em nenhuma delas constará o nome do médio centro do Benfica, atual campeão nacional.
João Mário critica fortemente as escolhas de Portugal
Ao contrário do que aconteceu com Rafa Silva, onde a sua saída da seleção de Portugal foi feita em silêncio e limitou-se a poucas ou nenhumas palavras, a verdade é que João Mário aproveitou o momento para explicar o motivo da sua saída, passando o jogador pelo seu melhor momento de forma e que em nada o beneficiou na seleção de Portugal.
Segundo o jogador, o mesmo encontra-se na sua melhor fase da carreira e, se a mesma apenas lhe dá um minuto em campo frente a uma seleção como o Liechtenstein, prefere reconhecer e abandonar. Em suma, João Mário fica desiludido com as poucas oportunidades que tem para se demonstrar com a camisola de Portugal, não vivesse ele o seu melhor momento de carreira.
Para se constar, o médio foi um dos jogadores mais utilizados por Roger Schmidt no Benfica, registando-se na presente época:
- 51 jogos
- 23 golos
- 15 assistências
Esta foi a época que o jogador do Benfica teve mais regularidade, registando-se assim a sua época desportiva com mais jogos realizados, com números bastante satisfatórios.
Chegam ao fim as internacionalizações para João Mário
Assim sendo, a era de João Mário chega ao fim na seleção portuguesa, onde o médio leva no seu melhor registo uma vitória no Euro de 2016 e ainda uma Liga das Nações em 2019. Participou ainda em dois campeonatos do Mundo pelo seu país e em diversas competições nas equipas mais jovens de Portugal, tendo sido sempre uma referência.
O ciclo de João Mário chega ao fim com as seguintes internacionalizações:
- 56 jogos na seleção principal
- 13 jogos nos sub-21
- 14 jogos nos sub-20
- 17 jogos nos sub-19
- 9 jogos nos sub-18
- 17 jogos nos sub-17
- 9 jogos nos sub-16
- 3 jogos nos sub-15
Concluindo, um jogador que fez toda a sua passagem pelos diversos escalões de Portugal e que representou o país desde tenra idade.
Foto: © Icon Sport / Global Imagens