O presidente do FC Porto abordou a saída do jogador após a conquista da Taça de Portugal, dando-se a perceber que é uma das baixas para Sérgio Conceição na próxima temporada. Após 175 jogos realizados de dragão ao peito, a estrela está de saída, a custo zero.
Saídas a curto prazo aumentam no FC Porto
A saída do colombiano da equipa do FC Porto a custo zero não é caso único, demonstrando que tem sido mais decorrente nos últimos anos. Mateus Uribe irá abandonar a equipa do Porto nos próximos dias e o destaque é mesmo para a sua saída a custo zero. Embora já conte com 32 anos, o médio centro é um jogador com muita qualidade e terá mercado. Porém, não existiu interesse na sua renovação e os dragões não o venderam.
Neste caso, Uribe junta-se a casos como Marcano, Marega, Mbemba, Nakajima, Aboubakar, Brahimi, entre outros.
Colombiano é um jogador livre e com mercado
Avaliado em 10 milhões de euros, o médio que representou a camisola do FC Porto por 4 épocas desportivas tem a possibilidade de aceitar qualquer proposta do seu interesse, pois é um jogador livre. Ao que tudo indica, até ao momento existiram algumas abordagens, vindas da Arábia Saudita e por uma equipa do Qatar (Al-Sadd), oferecendo um salário bastante atrativo e um prémio de assinatura de 4 milhões de euros, segundo o jornal Abola.
A equipa da Arábia Saudita ainda é desconhecida, mas foi o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, que confirmou a proposta, afirmando valores impossíveis de igualar em Portugal.
A passagem de Mateus Uribe por Portugal
Mateus Uribe chegou a Portugal em agosto de 2019 após o FC Porto comprar o seu passe por 9,5 milhões de euros à América, equipa do México. Com 28 anos o médio colombiano demorou algum tempo para se adaptar à Europa, mas rapidamente se tornou fundamental nos planos de Sérgio Conceição.
O colombiano conquistou vários títulos, incluindo o campeonato nacional no seu ano de estreia em Portugal, mas são 6 títulos que leva no seu palmarés da equipa do Porto. Com 175 jogos disputados, 15 golos e 8 assistências, Uribe ficará na memória dos adeptos da equipa pela sua garra, mas também pela conquista de:
- 2 Campeonatos nacionais (19/20 e 21/22)
- 2 Taças de Portugal (2020 e 2022)
- 1 Taça da Liga (22/23)
- 2 Supertaças de Portugal (2021 e 2023)
FC Porto vai ao mercado
A confirmada saída de Mateus Uribe do FC Porto dá todas as indicações para os dragões serem obrigados a irem ao mercado de transferências para contratar um médio com características similares, pois foi sempre um jogador bastante regular e peça fundamental do meio-campo de Sérgio Conceição.
Afinal, só na presente época desportiva, Uribe disputou 50 jogos oficiais, 31 a contar para a Liga Portugal. Ao longo da sua passagem foram mais de 170 jogos, percebendo-se o impacto que terá a sua saída na equipa. Ainda existindo muita qualidade no plantel, sendo uma equipa com diversas competições, um reforço deverá chegar para Sérgio Conceição, já que está garantida a participação na Liga dos Campeões de 2023/2024.
Espera-se agora novidades sobre o futuro de Uribe e as possíveis contratações do FC Porto para colmatar esta saída.
Foto: © Icon Sport / Global Imagens