Um nome que levantou centenas de adeptos nos estádios e cafés espalhados por todo o mundo está agora de saída de forma permanente do futebol, pendurando as suas chuteiras em 2023. Com classe e muitos golos de enorme qualidade, a sua saída deve-se à sua mais recente lesão que o impossibilita de ter uma boa época desportiva.
Mais de 700 jogos colocam o jogador no topo dos melhores
Foram 744 partidas realizadas entre o início e o final da sua carreira, passando pelos campeonatos da Espanha e Inglaterra. Com 37 anos, o médio ofensivo de enorme classe pendura as suas chuteiras e faz o abandono final de uma bela carreira de futebol, conquistando diversos títulos, mas que não foi suficiente para vencer uma Liga dos Campeões, um título que lhe era muito procurado.
Estrela do Manchester City pendura as chuteiras
O internacional espanhol formado no Arguineguín pendura as chuteiras na sua chegada aos 37 anos e sem interesse e manter-se no topo. Após várias épocas ao mais alto nível, com a conquista de vários títulos, principalmente no Manchester City. David Silva tornou-se jogador profissional aos comandos do Valência em 2002, acabando por ser também uma equipa que o formou.
Entre 2004 e 2006 David Silva não se tornou relevante no crescimento no Valência e passou por empréstimos a outras equipas da La Liga, sendo elas o Eibar e o Celta de Vigo, mas deu nas vistas e no fim dos empréstimos tornou-se jogador da sua equipa principal. Sabendo isso, entre 2006 e 2010 reinou aos comandos do Valência, vencendo uma Taça de Espanha e deu nas vistas para a equipa que o tornou a grande referência do futebol mundial.
Em 2010, David Silva rumou aos palcos da Premier League a troco de 28,75 milhões de euros, sendo reforço do Manchester City. Entre os vários títulos e partidas que realizou ao mais alto nível, a verdade é que se destaca os 10 anos associado ao clube inglês, onde foi muito feliz e criou grande parte do seu palmarés.
Palmarés de David Silva no Manchester City
- 3 Supertaças de Inglaterra;
- 5 Taças da Liga de Inglaterra;
- 2 Taças de Inglaterra;
- 4 campeonatos da Premier League;
David Silva com audácia na seleção da Espanha
Além de uma fantástica carreira aos comandos do Manchester City, David Silva foi sempre um médio ofensivo muito importante para o seu país, contando com 125 internacionalizações pela Espanha, contando apenas pela sua seleção principal. O espanhol além de marcar 35 golos e assistir por 32 vezes ajudou o seu país a vencer um campeonato do mundo e 2 europeus.
David Silva participou em 3 mundiais e 3 europeus com a sua seleção, onde fez a sua estreia em 2006.
Fim de carreira no Real Sociedad
Embora as indicações fossem positivas para um fim de carreira em Inglaterra, David Silva aceitou o projeto do Real Sociedad e rumou novamente à Espanha para ser novamente feliz no seu país. Mesmo com uma passagem curta, duas épocas, foi o suficiente para terminar a sua carreira vencendo o mesmo título pelo qual se iniciou no palmarés de equipas (já havia vencido o campeonato da Europa pelos sub-19).
Os números de David Silva durante a sua carreira
- 774 partidas realizadas;
- 121 golos marcados;
- 194 assistências;
- 55 mil minutos jogados.
Valores apenas em equipas, não contando seleção.
Foto: © Icon Sport / PA Images