Jogadores PT

Os jogadores mais bem pagos da Liga Portuguesa 2023

Os jogadores mais bem pagos da Liga Portuguesa 2023 Global Imagens / Icon Sport

Ainda que o futebol português esteja longe de alcançar os patamares financeiros de outras ligas, como a Premier League, a verdade é que já conseguem oferecer aos jogadores salários muito atraentes. Por isso, listamos os jogadores mais bem pagos da liga portuguesa de 2023.

Os jogadores mais bem pagos da liga portuguesa 2023

Portugal está cada vez a praticar um futebol mais atraente e a colocar-se dos melhores jogados a nível europeu. Na verdade, o nível vai subindo, elevando também a fasquia do teto salarial. Perante isso, surgem os jogadores mais bem pagos da liga portuguesa, em prol de entender o nível a que está a chegar a Liga Portugal. A seguir, citamos os jogadores mais bem pagos, que vivem essencialmente nos três grandes clubes, FC Porto, Sporting CP e Benfica.

Rafa Silva

O internacional português e jogador do Benfica é um dos jogadores que enquadra na lista de jogador mis bem pago da liga portuguesa. O extremo ofensivo, presente no clube há várias épocas, aufere de um salário de 2,3 milhões de euros anuais. Todavia, o grande salário não eleva a sua qualidade, pois é peça fundamental do Benfica, demonstrando a capacidade dos clubes portugueses em privilegiar jogadores nacionais.

Os jogadores mais bem pagos da Liga Portuguesa 2023

DeFodi Images / Icon Sport

Draxler

2,6 milhões colocaram Draxler, jogadores bastante conhecido internacionalmente, no Benfica. Porém, não vive momentos de grande destaque, pois as lesões continuam a arrastar o jogador para várias épocas consecutivas sem triunfar. É escolha por várias vezes de Roger Schmidt, mas a falta de ritmo e eficácia do jogador poderá colocar em dúvida, no final da época, se o seu salário anual é justificação para o manter pelo Seixal.

Os jogadores mais bem pagos da Liga Portuguesa 2023

DeFodi Images / Icon Sport

Mateus Uribe

Assim como Otávio, que irá ver nesta lista, é um jogador bastante influente na era Sérgio Conceição no FC Porto. Atual campeão nacional pelo FC Porto, é um jogador bastante importante e forte naquele meio-campo, justificando com toda a certeza o seu salário. De facto, consta nesta lista com um salário bruto de 2,66 milhões de euros, tendo sido aumentado em meio milhão na sua renovação num passado recente, dando assim um prémio de mérito pela sua dedicação ao clube da cidade do Porto.

Os jogadores mais bem pagos da Liga Portuguesa 2023

DeFodi Images / Icon Sport

João Mário

Atualmente no Benfica, mas já com currículo de campeão nacional no Sporting CP e passagens pelo Inter de Milão, West Ham e Lokomotiv Moscow, João Mário enquadra-se na lista dos bem mais pagos da liga portuguesa, com total mérito. Após ser campeão pelos leões, a equipa do Sporting não optou por contratar o jogador ao Inter de Milão. Porém, a sua qualidade despertou os radares do Benfica e existiu essa mudança radical, ainda que não fosse agrado de todos. Todavia, é um dos jogadores de destaque no futebol de Roger Schmidt e destaca-se nesta lista pelo salário anual de 3,3 milhões de euros.

DeFodi Images / Icon Sport

DeFodi Images / Icon Sport

Francisco Trincão

O jovem formado em clubes minhotos e com uma positiva passagem pelo Braga, viajou cedo para terras espanholas sendo jogador do Barcelona. Contudo, o extremo ofensivo, hoje jogador do Sporting CP não brilhou no clube catalão, passando mesmo por um empréstimo para os ingleses dos Wolves. Voltou a não tirar proveito da sua qualidade muito por conta de várias lesões que o arrastaram e, assim, voltou a ter a oportunidade de realçar a sua carreira. Os leões contrataram o mesmo a título de empréstimo (com opção de compra obrigatória) e aufere atualmente de 3,6 milhões de euros brutos. Na verdade, não se sabe qual será o salário de Francisco Trincão após a compra por parte do Sporting.

jogador bem mais pagos da liga portuguesa

DeFodi Images / Icon Sport

David Neres

Uma das curiosidades da Liga Portugal recai para o jovem contratado ao Shakhtar Donetsk na época transata, após a guerra que autorizou os jogadores a abandonar os clubes daqueles países a baixo custo. O Benfica aproveitou a qualidade do jogador e pelo conhecimento do seu treinador no mesmo, levando assim o médio ofensivo até ao Estádio da Luz, tendo agora direito a um salário atrativo de 3,7 milhões de euros brutos.

Os jogadores mais bem pagos da Liga Portuguesa 2023

DeFodi Images / Icon Sport

Otávio

O luso-brasileiro é o jogadores bem mais pago da liga portuguesa com total destaque. Otávio, jogador do FC Porto à várias épocas e também agora internacional português por Portugal, é o destaque dos favoritos em salários, sendo um dos jogadores mais importantes para Sérgio Conceição, merecendo assim o grande salário que aufere. São cerca de 5,3 milhões de euros, tornando-se na verdade um dos jogadores mais caros da história da Liga Portugal.

Os jogadores mais bem pagos da Liga Portuguesa 2023

DeFodi Images / Icon Sport

Jogador mais bem pago da liga portuguesa

O Sporting CP é um dos três grandes da liga portuguesa, mas só tem um jogador nesta lista de salários de topo. Todavia, tem, na verdade, um dos jogadores mais bem pagos da liga portuguesa, Francisco Trincão. O internacional português emprestado pelo Barcelona é, de longe, o jogador mais bem pago do clube de Alvalade, onde usufrui de um salário risonho de 3,60 milhões de euros, o que equivale a 75 mil euros semanais. Ainda assim, vale salientar que maioria deste valor é suportado pelo clube espanhol, fruto do Sporting CP não ter teto salarial para suportar tal valor. Em suma, o Sporting CP é o clube com o teto salarial mais baixo dos seus rivais.

O teto salarial de campeão

Mesmo a contar com o jogador mais bem pago da liga portuguesa, a verdade é que o FC Porto é o clube com vários jogadores no topo da lista dos jogadores mais bem pagos da liga portuguesa em 2023, olhando para o top 10 da liga. Porém, o Benfica está de igual forma, com um teto salarial elevadíssimo, mas um pouco mais repartido. Olhando para estes clubes, percebe-se que o salário, comparando a clubes menores, é de grande valor, demonstrando a perceção de desequilibro perante os clubes menos numerosos.

Os jogadores mais bem pagos da liga portuguesa 2023 do aspeto semanal

Quando olhamos para os valores semanais, ainda que elevados, temos pouca perceção de qual é a realidade mensal de cada um dos mencionados. Para tornar tudo mais simples, citamos estes jogadores, mas com o salário mensal:

  • Otávio – 111 mil euros;
  • David Neres – 77,690 mil euros;
  • Francisco Trincão – 75 mil euros;
  • João Mário – 70 mil euros;
  • Uribe – 55,570 mil euros;
  • Draxler – 55,300 mil euros;
  • Rafa Silva – 48 mil euros.

Assim sendo, eis os jogadores bem mais pagos da liga portuguesa, como o jogador bem mais pago da liga portuguesa, o que traduz de um desequilíbrio perante as equipas menores.

O crescimento das equipas com menos arcabouço no teto salarial

Vale salientar que as equipas menos abordadas em Portugal, como é o caso do Braga, começam a colocar salários bastante atrativos aos seus jogadores, podendo num futuro próximo enquadrar na lista de jogadores bem mais pagos da liga portuguesa. Neste caso, olhando para o clube Minhoto, facilmente Ricardo Horta ou Pizzi estarão perto dos números aqui mencionados, esperando-se um maior equilíbrio daqui para a frente entre todas as equipas a disputar o campeonato da Liga Portugal.

Os direitos televisivos têm vindo a mudar e a repartir os direitos de forma a ajudar as equipas mais ‘pequenas' e, com isso, a curto prazo esperam-se melhorias e que os jogadores possam reunir melhores condições para estarem nesta extensa lista, fruto do próprio suor e qualidade muitas vezes demonstrada.

Todavia, percebe-se aqui o motivo dos jogadores aceitarem as oportunidades em outras ligas, pois facilmente existem propostas com valores a dobrar em campeonatos como a Premier League, Bundesliga ou La Liga, fruto de um maior rigor monetário e maior poder financeiro ao longo dos anos presentes em competições europeias.

O futuro de Portugal também poderá melhorar com a entrada de mais equipas em competições internacionais, mas torna-se cada vez mais difícil pelo ranking mundial que Portugal tende a perder nos últimos meses.

Foto: © Icon Sport / Global Imagens