Jogadores PT

Os jogadores mais bem pagos da Liga Portuguesa 2023

Os jogadores mais bem pagos da Liga Portuguesa 2023 Global Imagens / Icon Sport

Ainda que o futebol português esteja longe de alcançar os patamares financeiros de outras ligas, como a Premier League, a verdade é que já conseguem oferecer aos jogadores salários muito atraentes. Por isso, listamos os jogadores mais bem pagos da liga portuguesa de 2023/2024.

Os jogadores mais bem pagos da liga portuguesa 2023

Portugal está cada vez a praticar um futebol mais atraente e a colocar-se na lista dos campeonatos mais bem jogados a nível europeu. Na verdade, o nível vai subindo, elevando também a fasquia do teto salarial. Perante isso, surgem os jogadores mais bem pagos da liga portuguesa, em prol de entender o nível a que está a chegar a Liga Portugal. A seguir, citamos os jogadores mais bem pagos, que vivem essencialmente nos três grandes clubes, FC Porto, Sporting CP e Benfica.

Di Maria

O campeão do mundo pela Argentina está de regresso ao campeonato português, voltando a vestir a camisola dos encarnados. O seu regresso, após passagem pelas melhores equipas do mundo, já se previa que não fosse barata para os cofres do Benfica, embora o jogador esteja abrangido pelo programa regressar. Assim sendo, Di Maria aufere de um salário anual de 9,6 milhões de euros e é, nesta temporada, o jogador com o maior salário de Portugal, o que demonstra a continuidade do forte investimento por parte do Benfica.

Pressinphoto / Icon Sport

Pressinphoto / Icon Sport

Juan Bernat

Embora não exista uma confirmação se a equipa do Benfica está a pagar 100% do salário do jogador, pois o mesmo está por empréstimo do PSG, o mesmo tem um salário bastante elevado e não será satisfatório para os adeptos que, ao momento, sabem que o jogador referido tem um passado de várias lesões e continua a tratar desse problema. Ainda assim, o lateral esquerdo do Benfica aufere de 8,7 milhões de euros anuais.

Global Imagens / Icon Sport

Global Imagens / Icon Sport

Gonçalo Guedes

Assim com o seu colega de equipa Bernat, Gonçalo Guedes é outro jogador presente em Portugal a título de empréstimo, não existindo garantias da fatia que o Benfica paga do seu salário. O extremo do Wolves regressa pela segunda vez consecutiva ao Benfica e é um dos jogadores mais bem pagos da liga portuguesa, contando assim com um salário de 5,4 milhões de euros.

Global Imagens / Icon Sport

Global Imagens / Icon Sport

David Neres

Uma das curiosidades da Liga Portugal recai para o jovem contratado ao Shakhtar Donetsk há duas temporadas, após a guerra que autorizou os jogadores a abandonar os clubes daqueles países a baixo custo. O Benfica aproveitou a qualidade do jogador e pelo conhecimento do seu treinador no mesmo, levando assim o médio ofensivo até ao Estádio da Luz, tendo agora direito a um salário atrativo de 4 milhões de euros brutos.

 

Os jogadores mais bem pagos da Liga Portuguesa 2023

DeFodi Images / Icon Sport

Francisco Trincão

O jovem formado em clubes minhotos e com uma positiva passagem pelo Braga, viajou cedo para terras espanholas sendo jogador do Barcelona. Contudo, o extremo ofensivo, hoje jogador do Sporting CP, não brilhou no clube catalão, passando mesmo por um empréstimo para os ingleses dos Wolves. Voltou a não tirar proveito da sua qualidade muito por conta de várias lesões que o arrastaram e, assim, voltou a ter a oportunidade de realçar a sua carreira. Os leões contrataram o mesmo a título de empréstimo na temporada passada e compraram a totalidade do seu passe face à clausula obrigatória, contando assim com Francisco Trincão por um salário de 3,9 milhões de euros brutos.

jogador bem mais pagos da liga portuguesa

DeFodi Images / Icon Sport

João Mário

Atualmente no Benfica, mas já com currículo de campeão nacional no Sporting CP e passagens pelo Inter de Milão, West Ham e Lokomotiv Moscow, João Mário enquadra-se na lista dos bem mais pagos da liga portuguesa, com total mérito. Após ser campeão pelos leões, a equipa do Sporting não optou por contratar o jogador ao Inter de Milão. Porém, a sua qualidade despertou os radares do Benfica e existiu essa mudança radical, ainda que não fosse agrado de todos. Todavia, é um dos jogadores de destaque no futebol de Roger Schmidt e destaca-se nesta lista pelo salário anual de 3,8 milhões de euros.

DeFodi Images / Icon Sport

DeFodi Images / Icon Sport

Trubin

O mais recente guarda-redes do Benfica assinou pelo clube português e rumou de forma clara ao topo dos jogadores mais bem pagos da liga portuguesa. O guardião ucraniano aufere de um salário de 3,8 milhões de euros, o mesmo que o seu colega Arthur Cabral, que também assinou pelo clube encarnado no passado mercado de transferências. Neste caso, a nova estrela da baliza do Benfica conseguiu ultrapassar o salário anterior de Vlachodimos, o ex-patrão da baliza.

Os jogadores mais bem pagos da Liga Portuguesa 2023

SUSA / Icon Sport

Jogador mais bem pago da liga portuguesa

Percebe-se assim que na lista dos mais bem pagos da Liga Portugal o claro destaque vai para a grande presença de vários jogadores do Benfica, onde os restantes conhecidos grandes de Portugal não fazem concorrência direta neste segmento, aparecendo apenas Francisco Trincão do lado do Sporting CP. Porém, expandimos um pouco a lista do jogador mais bem pago da liga portuguesa e estas são as caras seguintes aos já mencionados:

  • Kokcu (Benfica) – 3 milhões de euros;
  • Pepe (FC Porto) – 2,8 milhões de euros;
  • Francisco Conceição (FC Porto) – 2,6 milhões de euros;
  • Otamendi (Benfica) – 2,5 milhões de euros;
  • Rafa Silva (Benfica) – 2,5 milhões de euros;
  • Gyokeres (Sporting CP) – 2,4 milhões de euros:
  • Rony Lopes (SC Braga) – 2,3 milhões de euros;
  • Grujic (FC Porto) – 2,1 milhões de euros.

O teto salarial de campeão

O atual campeão em título é, de facto, a grande equipa em destaque nesta lista do jogador mais bem pago da liga portuguesa. Afinal, somente o Benfica conta com 9 jogadores, olhando apenas para o top 15 da liga. Em suma, é a equipa com o maior poder a nível de teto salarial, seguindo-se do FC Porto com 3 jogadores na listagem, Sporting CP com 2 jogadores e, por fim, o SC Braga com apenas um jogador.

Com estes valores em mente, percebe-se claramente a diferença salarial entre as equipas da Liga Portugal, não existindo capacidades financeiras para as restantes equipas equipararem-se aos primeiros 4 classificados do campeonato.

Os jogadores mais bem pagos da liga portuguesa 2023 do aspeto semanal

Quando olhamos para os valores semanais, ainda que elevados, temos pouca perceção de qual é a realidade mensal de cada um dos mencionados. Para tornar tudo mais simples, citamos estes jogadores, mas com o salário mensal:

  • Di Maria – 185 mil euros;
  • Juan Bernat – 168 mil euros;
  • Gonçalo Guedes – 103 mil euros;
  • David Neres – 77 mil euros;
  • Francisco Trincão – 75 mil euros;
  • João Mário – 74 mil euros;
  • Trubin – 74 mil euros;
  • Arthur Cabral – 74 mil euros;
  • Kokcu – 57 mil euros;
  • Pepe – 55 mil euros;
  • Franscico Conceição – 50 mil euros;
  • Otamendi – 48 mil euros;
  • Rafa Silva – 48 mil euros;
  • Gyokeres – 46 mil euros;
  • Rony Lopes – 44 mil euros;
  • Grujic – 40 mil euros.

Assim sendo, eis os jogadores bem mais pagos da liga portuguesa, como o jogador bem mais pago da liga portuguesa, o que traduz de um desequilíbrio perante as equipas menores.

O crescimento das equipas com menos arcabouço no teto salarial

Vale salientar que as equipas menos abordadas em Portugal, como o Braga, começam a colocar salários bastante atrativos aos seus jogadores, podendo num futuro próximo enquadrar na lista de jogadores bem mais pagos da liga portuguesa. Neste caso, olhando para o clube Minhoto, facilmente Ricardo Horta ou Pizzi estarão perto dos números aqui mencionados, esperando-se um maior equilíbrio daqui para a frente entre todas as equipas a disputar o campeonato da Liga Portugal.

Os direitos televisivos têm vindo a mudar e a repartir os direitos de forma a ajudar as equipas mais ‘pequenas' e, com isso, a curto prazo esperam-se melhorias e que os jogadores possam reunir melhores condições para estarem nesta extensa lista, fruto do próprio suor e qualidade muitas vezes demonstrada.

Todavia, percebe-se aqui o motivo dos jogadores aceitarem as oportunidades em outras ligas, pois facilmente existem propostas com valores a dobrar em campeonatos como a Premier League, Bundesliga ou La Liga, fruto de um maior rigor monetário e maior poder financeiro ao longo dos anos presentes em competições europeias.

O futuro de Portugal também poderá melhorar com a entrada de mais equipas em competições internacionais, mas torna-se cada vez mais difícil pelo ranking mundial que Portugal tende a perder nos últimos meses.

Foto: © Icon Sport / Global Imagens