O regresso de Jorge Jesus à Arábia Saudita marca um ciclo de treinadores portugueses na temporada que se irá estrear em 2023/2024, sendo já um número bastante interessante. Além de vários jogadores portugueses, o campeonato torna-se uma tendência para jogadores e treinadores da Europa.
Sobe o número de treinadores portugueses na Arábia Saudita
Jorge Jesus marca novamente um regresso à Arábia Saudita, estando de volta ao clube que o abraçou há várias épocas. Sendo assim, o ex-treinador do Benfica e do Flamengo está de volta ao Al-Hilal, onde irá treinar o português Rúben Neves, mas também dois jogadores bem conhecidos pelo mesmo, sendo eles Marega, Mateus Pereira e Carrillo, os últimos dois jogadores que treinou em Portugal, mais concretamente Sporting.
Com a sua viagem para os comandos do Al-Hilal, o número de treinadores na Arábia Saudita sobe para cinco, existindo assim uma pequena rivalidade entre treinadores portugueses no campeonato das tendências. Jorge Jesus junta-se assim aos seguintes treinadores:
Nuno Espírito Santo
O atual campeão da Arábia Saudita é o Al-Ittihad, treinado por Nuno Espírito Santo. O treinador português comanda a equipa árabe desde o início da época transata, 2022, conseguindo no seu primeiro ano vencer o título nacional. Após passagens pelo Rio Ave, Valência, FC Porto, Wolves e Tottenham, o antigo guarda-redes do FC Porto é um felizardo treinador naquele campeonato.
Luís Castro
Também com passagens por Portugal, Luís Castro é um dos nomes que mais se tem falado nos últimos dias, pois a sua saída do Botafogo não foi satisfatória para os adeptos brasileiros. Todavia, o antigo treinador do FC Porto e Vitória de Guimarães (clubes onde mais se destacou), pensou em si e na sua família e rumou para um novo projeto, sendo agora treinador de Cristiano Ronaldo, ou seja, é o novo treinador do Al-Nassr.
José Garrido
Na sua quinta época na Arábia Saudita, José Garrido é o atual treinador do Al Qaisumah, um projeto ainda em crescimento e que se espera que o português possa se tornar um dos destaques do campeonato, principalmente quando se fala de uma equipa que estava na segunda liga da Arábia Saudita.
Pedro Emanuel
A sua chegada ao campeonato de destaque neste mercado de transferências realizou-se no verão de 2022, tendo um contrato válido até 2025 aos comandos do Khaleej FC. O antigo jogador do FC Porto conta com a presença de Fábio Martins, Pedro Amaral, Pedro Rebocho e a mais recente contratação de Ivo Rodrigues na sua equipa, portugueses que disputaram a Liga Portugal em épocas passadas.
Jorge Jesus de regresso ao Al-Hilal
Após a sua saída do Fenerbahçe, Jorge Jesus foi várias vezes associado à seleção do Brasil, mas também à seleção árabe (como o mesmo confirma), porém o seu futuro passará também pelo Al-Hilal. Jorge Jesus esteve presente nesta equipa em 2018, após saída atribulada do Sporting CP. O treinador português destacou-se naquela época, mas conquistou apenas uma Taça interna.
Desta vez e com muita mais experiência e um plantel com mais qualidade, Jorge Jesus procura voltar aos títulos e ser um dos destaques num local que terá muitos momentos para falar em português, principalmente frente aos agora rivais treinadores portugueses. Afinal, a equipa já se reforçou neste verão com as transferências mais abordadas de Rúben Neves e Koulibaly.
Foto: © Icon Sport / SUSA