Os portugueses em destaque nos melhores treinadores do mundo
Updated: 21/11/2023
Abaca / Icon Sport
A lista mais recente lançada sobre os melhores treinadores do mundo surge com algumas surpresas, mas também demonstra que os treinadores portugueses começam a surgir com mais naturalidade, entre os quais da Liga Portugal.
Pep Guardiola considerado o melhor treinador do mundo
O top-50 divulgado neste mês de novembro pela revista FourFourTwo conta com o treinador do Manchester City na primeira posição, principalmente após vencer a Liga dos Campeões, a Premier League e a Taça de Inglaterra. O espanhol de 52 anos está na lista de melhores treinadores do mundo há vários anos consecutivos, conquistando assim o primeiro lugar neste ano de 2023.
Xinhua / Icon Sport
Jürgen Klopp na segunda posição, mesmo sem títulos
Porém, percebe-se que a lista de melhores treinadores do mundo não se retrai apenas com treinadores titulados no presente ano. Afinal, o treinador do Liverpool consta na segunda posição e passou por um ano muito difícil na sua equipa, com zero títulos conquistados e sem marcar presença na Liga dos Campeões. Todavia, o alemão é um treinador muito respeitado e as épocas consecutivas de sucesso não retiram, de forma alguma, a sua naturalidade como um dos melhores do mundo.
Carlo Ancelotti carrega terceira posição com Real Madrid
O italiano de 64 anos marca presença nos melhores treinadores do mundo, sendo um treinador respeitado e com muito sucesso ao longo dos anos. Desde a sua presença no Real Madrid, o mesmo já venceu diversos títulos, mas também destaca-se pela aposta constante em jovens jogadores, mantendo uma equipa bastante competitiva e um futebol deveras atrativo. Além deste prémio, o treinador do Real Madrid, assim como outros desta lista, está nomeado para melhor treinador de 2023 pela Globe Soccer.
Os portugueses na listagem de melhores treinador do mundo
Embora longe do top-10 já mencionado, a verdade é que os treinadores portugueses surgem na listagem, com margem para progredir nas suas carreiras. Assim sendo, Abel Ferreira é o primeiro treinador português no top da listagem, na 14.ª posição. O treinador do Palmeiras tem conseguido marcos históricos no Brasil e, após vários títulos conquistados, é um treinador em destaque.
Seguidamente surge Rúben Amorim, o treinador do Sporting CP comparece na 26.ª posição. Desde 2020 aos comandos dos leões e com o título nacional conquistado após 19 anos, o mesmo é, nesta listagem, o português melhor colocado que disputa a Liga Portugal, sendo ainda um jovem treinador que poderá alcançar outros números num futuro próximo.
O nome de Roger Schmidt, atual campeão nacional pelo Benfica, é o 33.º escolhido na lista de melhores treinadores do mundo. Após um futebol bastante atrativo demonstrado nas últimas temporadas, quer na Holanda, quer em Portugal, o treinador obteve todo o mérito para surgir dentro do top-50.
Por fim, mas não menos importante, surge o treinador do FC Porto. Sérgio Conceição, um treinador com vários títulos desde a sua chegada aos comandos dos dragões, é o 37.º melhor treinador do mundo, lembrando-se que já está no FC Porto há seis temporadas consecutivas, mas com muito destaque quer nas competições nacionais, como internacionais.
Crescimento de treinadores portugueses é notório
A mais recente listagem demonstra assim que não só a nacionalidade portuguesa como treinadores da Liga Portugal podem estar colocados entre os melhores do mundo. Além disso, durante vários anos foi possível ver poucos nomes de interesse para Portugal nestas listagens, onde José Mourinho e Leonardo Jardim são os nomes que mais recordações trazem quando se pensa nos melhores treinadores do mundo portugueses.
Apaixonado por futebol e pela escrita, abraçou com muito prazer o mundo digital e procura oferecer a melhor qualidade de conteúdo. Além do futebol, um criador de conteúdo em diversos temas, onde estuda e analisa para dar o melhor resultado aos leitores.