Roberto teve uma época para esquecer ao serviço do Benfica, e após essa época, o jogador regressou a Espanha e ao Saragoça, supostamente por 8,6 milhões de euros (mais 100 mil euros do valor do seu passe quando trocou o Atlético de Madrid pelo Benfica).
Porém, o Saragoça nunca pagou mais de 86 mil euros por Roberto, e os encarnados voltaram a adquirir o passe do jogador por incumprimento da entidade espanhola. Roberto assinou um novo contrato com as águias, até 2016/17, recebendo um ordenado de 1,2 milhões euros/época.
O jogador foi emprestado, durante 1 temporada, ao Olympiakos, e em Fevereiro de 2014, o clube da Luz e o guarda-redes espanhol, anularam o contrato que havia entre ambos.
E esta revogação do vínculo, aconteceu um dia depois de Benfica, Atlético Madrid, Olympiakos e Roberto terem rubricado um acordo que anunciava a venda dos direitos económicos do guardião aos madrilenos, embora os direitos desportivos continuassem a pertencer às águias (devendo ser entregues aos Madrilenos no final da cedência).
O negócio terá sido fechado em Julho de 2013. (pouco depois de o seu passe ter sido readquirido pelo Benfica). E como forma de compensar o Benfica, o Atlético de Madrid “entregou” Pizzi a título definitivo ao Benfica.