Jogadores PT

O titulo do Benfica a 15 Anos

A 22 de maio de 2005, completam-se esta sexta-feira 15 anos, o Benfica conquistou o Campeonato Nacional. Foi o fim do maior jejum de títulos de campeão da história do clube (10 épocas) e, também, o primeiro título da era de Luís Filipe Vieira.

A festa, carregada de emoção, começou no Bessa, onde os encarnados empataram com o Boavista, passou por avenidas do Porto, pelas quais a equipa desfilou em autocarro aberto, pelo aeroporto Sá Carneiro e teve a apoteose, na madrugada seguinte, na Luz, que rebentava pelas costuras. Foi o ponto final de época duríssima para as águias com momentos altos e baixos.

Quinze anos depois, eis o testemunho do presidente do Benfica: «Como na altura afirmei, foi um título que não correspondia ao momento que o clube vivia, em que estávamos a começar a sair de uma enorme crise e que chegou cedo de mais, tal como o futuro nos deu razão, proporcionando uma perceção errada de quem só estava a dar os primeiros passos com vista à recuperação e credibilização do Benfica ganhador como hoje o conhecemos. Mas nunca esquecerei e está guardado para sempre na minha memória, a grande alegria proporcionada a todos os benfiquistas, o percurso fantástico e vibrante a partir do Bessa, numa comemoração inesquecível de quem pôs fim ao maior período da nossa história sem festejar um título de campeão.»

Com Vieira na presidência, o Benfica conquistou sete campeonatos, três Taças de Portugal, cinco Supertaças e sete Taças da Liga.