Os 10 nomeados para jogadores do ano 22/23 (com surpresas)
- Updated: 22/08/2023
Anualmente são nomeados os melhores jogadores do ano, mas somente um é o grande vencedor. Na nova lista que irá nomear o melhor jogador da época transata, 2022/2023, existem surpresas, principalmente no top3. Conheça os nomes!
Os 10 nomeados para jogador do ano (Prémio da UEFA)
Todos os anos a UEFA lança uma lista de nomeados para o melhor jogador de futebol, seja masculino ou feminino. Neste caso, abordamos o tema olhando para o futebol masculino. Além de existirem algumas surpresas, o destaque acaba por ir para um jogador que permanece nesta lista há várias épocas consecutivas.
Como são escolhidos os jogadores?
A escolha dos jogadores para o prémio de melhor jogador do ano pela UEFA é baseado na performance dos jogadores na temporada, que neste caso, remete-se há temporada 2022/2023. Os nomeados vão a votos por um júri composto pelos treinadores dos clubes que estiveram presentes na fase de grupos da Liga dos Campeões, da Liga Europa e da Conference League do mesmo ano, mas também pelos associados à UEFA e um grupo de jornalistas dos ‘media’ europeus (ESM).
Os votos e pontos funcionam da seguinte forma:
- Os júris escolhem o top3 de jogadores da lista já introduzida pela UEFA;
- Cada jogador recebe 5 pontos por voto em 1.º lugar, 3 pelo 2.º lugar e 1 ponto pelo 3.º.
- Nenhum treinador pode votar nos jogadores da sua equipa.
Top 3 nomeados para jogador do ano pela UEFA
Os três nomeados para o melhor jogador do ano de 2022/2023 são caras bastante conhecidas do futebol, estando presente um jogador carismático e que há várias temporadas que faz parte da mesma. Todavia, destaca-se a presença de dois jogadores no topo das escolhas da mesma equipa, sendo dois pilares do Manchester City, fundamentais no sucesso da equipa na temporada 2022/2023.
1 – Kevin de Bruyne
O médio de 32 anos é o jogador com mais pontos nesta nomeação e aquele com melhor encaminhamento para um prémio que só será anunciado a 31 de agosto. O Belga de 32 anos realizou uma grande temporada e ajudou a equipa do Manchester City a vencer os troféus conquistados em 2022/2023.
Presente no Manchester City há oito anos, o médio conquistou a Premier League e a Liga dos Campeões, algo há muito procurado pela equipa. Kevin de Bruyne realizou assim 49 partidas, conseguiu abanar as redes adversárias 10 vezes e assistido 31. As exibições de grandíssimo nível valeram-lhe a presença no topo da nomeação.
2 – Lionel Messi
A segunda temporada de Lionel Messi no PSG foi muito mais satisfatória e mais feliz para o argentino. Todavia, o jogador com centenas de presenças nesta nomeação volta para o topo da lista num ano que, embora melhorado, não tenha sido o jogador que já vimos anteriormente, pelo menos em França.
Todavia, o médio ofensivo foi peça fundamental na conquista do Campeonato do Mundo pela Argentina e os 36 anos não foram sentidos. O agora jogador do Inter Miami realizou em 2022/2023 48 partidas, conseguindo 31 golos e 21 assistências.
3 – Erling Haaland
Um dos avançados mais fortes do mundo da atualidade integra a lista de nomeados para o jogador do ano de 2022/2023. O grande goleador do Manchester City realizou uma das melhores épocas de sempre e a conquista dos prémios, já citados nos seus colegas, foram fulcrais. Além disso, o jovem de 23 anos foi o melhor marcador da Premier League, da Liga dos Campeões e da Liga das Nações e contou com 53 partidas realizadas, tendo feito 52 golos e 9 assistências.
Restantes nomeados para o prémio UEFA
4 – İlkay Gündoğan
O ex-jogador do Manchester City, pois agora está presente na equipa do Barcelona, foi um jogador muito importante no sucesso desportivo do clube inglês em 2022/2023. O alemão de 32 anos realizou 51 partidas, das quais resultaram em 11 golos e 7 assistências. O médio foi um jogador crucial e realizou a grande parte dos jogos, conquistando assim vários títulos, mas com destaque para a Liga dos Campeões.
Ao total, o agora jogador do Barcelona recebeu nesta nomeação 129 pontos.
5 – Rodri
De facto, esta lista contém vários jogadores do Manchester City, mas torna-se normal pela grande temporada que a equipa de Pep Guardiola apresentou em 2022/2023. Rodri, um médio com muita qualidade, conquistou 110 pontos nesta nomeação, sendo que se destaca as 56 partidas realizadas na sua equipa, com 4 golos marcados e 7 assistências.
6 – Kylian Mbappé
Um dos jogadores que mais tem dado que falar nas últimas semanas, por culpa do seu final de contrato pelo PSG e a possibilidade de rumar ao Real Madrid, está na 6.ª posição. O internacional francês recebeu 82 pontos, não conseguindo ser um destaque como se esperava do mesmo. Um dos melhores avançados do mundo, apenas conquistou o campeonato francês e não foi suficiente para mais.
7 – Luka Modrić
Uma das maiores estrelas do Real Madrid está presente uma vez mais nesta nomeação. Modric, com 37 anos, é um jogador de enorme prestígio e qualidade, merecendo a continuidade de pontos que recebe. Embora não tenha tido na sua equipa uma excelência coletiva, a qualidade do mesmo não pode ser esquecida, quer no Real Madrid, quer na seleção da Croácia.
O jogador conquistou 33 pontos pelas exibições conseguidas nas 52 partidas disputadas, com 6 golos e 6 assistências.
8 – Marcelo Brozović
O agora companheiro de Cristiano Ronaldo no Al Nassr da Arábia Saudita entrou no top10 dos nomeados, sendo um jogador muito importante na temporada 2022/2023 no Inter de Milão, mas também na seleção da Croácia. Brozovic realizou 40 partidas pela equipa italiana, tendo conseguido 3 golos e 6 assistências. Todavia, o médio de 30 anos conquistou 20 pontos nesta listagem.
9 – Declan Rice
Um dos jogadores mais dispendiosos neste mercado de transferências está nomeado. Declan Rice é agora reforço do Arsenal numa transferência muito elevada e terá de mostrar a todos o motivo de o West Ham já ser curto para o jogador. O inglês de 24 anos recebeu 14 pontos nesta lista num ano que realizou 50 partidas, sendo autor de 5 golos e 4 assistências.
10 – Alexis Mac Allister
O argentino campeão do mundo trocou neste mercado de transferências o Brighton pelo Liverpool, mas foi pela sua antiga equipa e pela seleção da Argentina que mereceu a pontuação conquistada. O argentino de 24 anos realizou uma época bastante positiva e a presença na conquista do Campeonato do Mundo foi um destaque. Mac Allister é agora reforço do Liverpool e nesta nomeação contou com 12 pontos, analisado pelas 40 partidas que realizou no clube inglês, dos quais carimbou 12 golos e 3 assistências.
11 Jesús Navas
O último, mas não menos importante, chama-se Jesús Navas e foi um dos destaques da temporada no Sevilha e na seleção da Espanha. O espanhol de 37 anos demonstrou na época passada que a idade é um número, tendo realizado uma das suas melhores épocas da carreira. Jesús Navas realizou 49 partidas, tendo assistido por 6 vezes, onde as suas grandes exibições lhe valeram 6 pontos para esta presença.
Foto: © Icon Sport / SUSA
Apaixonado por futebol e pela escrita, abraçou com muito prazer o mundo digital e procura oferecer a melhor qualidade de conteúdo. Além do futebol, um criador de conteúdo em diversos temas, onde estuda e analisa para dar o melhor resultado aos leitores.
Veja aqui: Jogos de futebol na tv hoje