Uma notícia que caiu mal nos adeptos do Vitória de Guimarães, pois faltam três semanas para o arranque da época desportiva 2022/2023. Pepa foi assim afastado dos comandos do Vitória de Guimarães, uma situação realizada pelo atual presidente do clube, que rapidamente arranjou substituto para não colocar a próxima época em causa.
Pepa despedido do Vitória de Guimarães
Os motivos não foram colocados em pratos limpos para o público, mas a verdade é que vários fatores são, teoricamente, motivo para que Pepa tenha sido despedido. Segundo se consta, o treinador não estava feliz com as mexidas do mercado por parte do Vitória de Guimarães. Ainda que a equipa esteja a ser reforçada, a verdade é que por outro lado estão a perder jogadores que eram fundamentais para Pepa. Junto a isso, o treinador não estava de pleno no clube, da mesma forma que não terminou a época passada da melhor forma. Ainda assim, o presidente assume que Pepa “excedeu os limites“, algo que aconteceu durante as férias dos jogadores e a preparação da época 2022/2023.
Pepa é um treinador que deverá ter mercado, pois foi um dos treinadores revelação dos últimos anos. Do lado do Vitória, a solução já foi encontrada.
A carreira de Pepa até ao momento
Pepa foi um jogador de futebol durante vários anos, passando em 2011 para treinador. A sua carreira como treinador iniciou-se no Benfica, onde foi treinador adjunto durante duas épocas. Após o papel de adjunto embarcou como treinador principal no Sanjoanense, tendo realizado duas épocas. Em 2015 viajou até o Feirense, onde fez uma época de grande nível, tendo sido convidado de imediato para os comandos do Moreirense. Por aqui passou meia época, sem sucesso. O Tondela apostou em Pepa onde fez duas épocas de qualidade. No final da época 2019 passou para Paços de Ferreira com três épocas de grande nível e que demonstrou aqui o seu grande nível de qualidade como treinador.
Ao fim de três épocas foi convidado para o projeto do Vitória de Guimarães, tendo cumprido uma época, da qual realizou 40 jogos, fechando a sua passagem com uma média de 1,53 pontos por jogo. Agora, Pepa está livre e pronto para assinar por outro clube.
Moreno volta a ser aposta do Vitória
O ex-jogador do Vitória de Guimarães, hoje treinador, volta a ser o convidado para a equipa principal. Passando por adjunto entre 2018 e 2021 e tendo também passado pelo Vitória de Guimarães B, Moreno chegou a fazer um jogo como treinador interino. Contudo, com vários anos de casa e da qual se sente feliz, o treinador aceitou assim o convite do presidente do Vitória para ser o treinador da equipa, mas desta vez como principal e não como interino.
Agora, Moreno tem pela frente o seu primeiro grande projeto como treinador, onde os adeptos Vitorianos quererão resultados a curto prazo. Como jogador Moreno passou por equipas como Vitória, Nacional, Felgueiras e até Leicester. Agora, entra no primeiro projeto de treinador, tendo pelas mãos uma grande pressão, mas também um projeto aliciante perante as dificuldades sentidas pela equipa sediada em Guimarães.