Após o final da passagem de Portugal pelo Mundial de 2022, onde a Argentina foi campeã, foram várias as críticas que foram chegando à federação portuguesa, mais concretamente a Fernando Gomes. Vários dias foram necessários para dar término a um selecionador que era exigida a demissão. Perante isso, a demissão chegou e Portugal foi obrigado a procurar rapidamente um selecionador, a fim de preparar a qualificação para o próximo europeu.
Portugal com europeu para preparar
Decorre já no primeiro trimestre de 2023 a qualificação de acesso ao Euro 2024. Perante isso, a federação portuguesa foi obrigada aplicar-se com cautela na procura por um selecionador, após a saída de Fernando Santos. As críticas foram surgindo perante vários nomes colocados em cima da mesa, principalmente após José Mourinho rejeitar abraçar já o projeto seleção. O treinador da Roma vê com agrado a possível passagem por Portugal, mas não em momento que tem um projeto em mãos na Itália.
Por isso, a preparação para o europeu de 2024 será feita por um selecionador internacional. Pois, de facto, as soluções de treinadores nacionais não agradaram a federação, sendo assim vitima de várias críticas. Na verdade, as críticas surgem por existirem vários treinadores de qualidade, mas que nenhum serviu, dando assim abertura de portas para um treinador espanhol.
O novo selecionador de Portugal
A federação portuguesa não perdeu tempo após encontrar o nome certo para o lugar de Fernando Santos, anunciando o seu nome e um contrato até o final do Euro 2024. Assim sendo, Roberto Martínez é o novo selecionador de Portugal, após vários anos nos comandos da seleção da Bélgica, onde abandonou o cargo após não passar da fase de grupos no Mundial de 2022.
Mas, afinal, quem é Roberto Martínez?
O novo treinador da seleção portuguesa, Roberto Martínez, é o terceiro estrangeiro que comandará a seleção de Portugal. Com 49 anos e com nacionalidade espanhola o ex-selecionador da Bélgica viaja para Portugal dando assim seguimento à sua carreira pelas seleções. Foram 6 anos de ligação à seleção da Bélgica, de onde leva o pódio do Mundial de 2018, perdendo na meia-final e ainda os quartos de final do Euro 2022, sendo derrotado pela Itália, mas que venceu Portugal na fase anterior.
O espanhol foi jogador de futebol antes de ser treinador, tendo passado por vários clubes na sua carreira. Formou-se no Zaragoza, passou pelo Wigan, Motherwell, Swansea e Chester City. O destaque de Roberto Martínez passou mesmo como treinador, pois conseguiu, através do Swansea, subir vários escalões, passando pelo terceiro e segundo e por detalhes não subiu à Premier League. Assim sendo, este foi o caminho que lhe deu visibilidade.
Visibilidade de Roberto Martínez
Como mencionado, Roberto Martínez destacou-se pelo bom projeto realizado no Swansea. Porém, ao passar pelo Wigan venceu a Taça da Inglaterra, vencendo o Manchester City na final, o que lhe abriu a porta para comandar o Everton. Em 2016 entrou para o seu úlimo projeto antes de assinar contrato com Portugal.
Em suma, Roberto Martínez é o novo selecionador de Portugal, trazendo consigo um palmarés de dois títulos, a Taça de Inglaterra e o título de campeão da League One.
Novo selecionador fala de Cristiano Ronaldo
As suas primeiras palavras como selecionador de Portugal foram para a mudança tática que procura implementar na seleção, mas também falou do assunto Cristiano Ronaldo, após várias novelas ao longo do Mundial de 2022. O novo selecionador falou do avançado, entendendo que o goleador português merece uma conversa e precisam de se entender para o bem de todos e da seleção.