Após a lista de convocados ter sido tornada pública, Fernando Santos já foi obrigado a mudanças, começando já nos jogos particulares que têm antes dos importantes jogos da Liga das Nações. Na verdade, Rafa retirou-se a título definitivo da seleção e também Raphael Guerreiro não se juntou à equipa, este último por lesão.
Rafa Silva retira-se da seleção de Portugal com um objetivo
Após se tornar campeão europeu por Portugal e com 25 internacionalizações (na seleção principal), o médio ofensivo do Benfica dá o ponto final na sua carreira enquanto jogador de seleção. Ainda que tenha muitos anos de carreira para cumprir e, pelo que se percebe, a viver agora dos melhores momentos da sua carreira, a nível de performance, o mesmo decidiu que não quer representar Portugal num futuro próximo.
O motivo é agora conhecido, vindo a público diretamente pelo seu empresário. Assim sendo, Rafa pediu dispensa da seleção nacional para se focar no seu clube, Benfica e não ter que se focar em mais do que são os objetivos do seu clube. Com um arranque excecional do Benfica, como já não acontecia há vários anos, Rafa Silva tem sido um dos jogadores fundamentais neste desenvolvimento, sendo um jogador da confiança de Roger Schmidt.
Por isso mesmo, chega ao fim a ligação entre Rafa e Portugal, onde o jogador acredita que seja um passo necessário para lutar fortemente pelo título da Liga Portugal, com os restantes objetivos que passam pela equipa do Benfica.
O comunicado de Rafa Silva
“Informei hoje o selecionador Fernando Santos e a FPF da minha indisponibilidade para representar a equipa nacional. Julgo tratar-se de uma decisão honesta e acertada, neste momento da minha carreira. Peço que as razões, de foro pessoal, sejam respeitadas por todos. Representei as seleções nacionais em 40 ocasiões, ajudei a conquistar o Euro-2016 e a Liga das Nações e estarei sempre na primeira fila a apoiar a equipa de todos nós. Estou certo de que a Seleção Nacional continuará a dar alegrias aos portugueses, desde logo na Liga das Nações e no Mundial2022”
Os números de Rafa Silva por Portugal
Representou a seleção nos diversos escalões, totalizando 40 internacionalizações, 25 pelo escalação principal. O jogador do Benfica, de 29 anos, vestiu a camisola de Portugal e ajudou na conquista de dois títulos importantes, o Euro 2016 e a Liga das Nações. Agora, é o momento de sair pela porta grande e dedicar-se a outros fatores da sua carreira.
Gonçalo Ramos substitui Rafa
Os motivos de saída de uns, são a oportunidade para outros. Assim sendo, com a saída de Rafa, o selecionador Fernando Santos foi obrigado a convocar outro jogador. Neste caso, a escolha permaneceu pelos encarnados, onde o avançado do Benfica foi a escolha para os próximos jogos que Portugal irá disputar, quer os particulares, quer os últimos dois jogos importantes da Liga das Nações.
Aliado a isso, Raphael Guerreiro também saiu da lista de convocados, mas por lesão. O lateral esquerdo, do Dortmund, acabou por ser dispensado, onde Mário Rui, jogador do Nápoles, foi a escolha do selecionador para envergar, novamente, a camisola das Quinas.