Após passar por quatro países diferentes e com campeonatos disputados ao mais alto nível, o reforço de peso está a caminho do Minho onde será apresentado como jogador do Braga. Formado no Penafiel e no Sporting, junta-se a Artur Jorge um jogador exigente e com bastante experiência.
Reforço para Artur Jorge é sinónimo de experiência
Um facto curioso em Portugal é que as grandes equipas têm todas um fator em comum no eixo defensivo, um jogador mais velho e com muita experiência para dar à equipa. Agora, é o momento do Braga seguir o mesmo caminho e o novo reforço para o treinador minhoto tem esse fator como prioridade, ou seja, é o jogador mais velho do plantel e conta com uma vasta experiência no seu perfil, pois falamos de um internacional português com 39 anos.
Defesa central para comandar o eixo defensivo
Assim sendo, o novo reforço de peso para o Braga é José Fonte, o defesa central de 39 anos que regressa a Portugal 15 épocas após ter deixado o Benfica. A equipa do Braga procurava um jogador experiente para comandar o eixo defensivo e lutar com mais afinco na próxima temporada, principalmente porque há uma disputa pelo acesso à Liga dos Campeões.
O internacional português por 50 vezes tem todas as características para ser uma ajuda muito importante no eixo da defesa da equipa minhota, mas também para ajudar o treinador Artur Jorge a gerir o balneário. José Fonte é um defesa central com muita experiência e chega ao Braga com mais de 650 partidas realizadas, tendo passado pela Liga Portugal, Premier League ou Ligue 1.
Exigência máxima é característica de José Fonte
O novo defesa central do Braga é um jogador bastante conhecido dos portugueses, principalmente porque sempre foi um jogador com muita exigência. Formado no Penafiel, Sporting e Sacavanense, o experiente defesa central passou por várias equipas em Portugal, demonstrando sempre bastante qualidade e profissionalismo. Após passagens pelo Vitória de Setúbal e Felgueiras, o jogador rumou até ao Benfica, passando por múltiplos empréstimos até sair a custo zero para a Inglaterra.
José Fonte deu nas vistas ao comandar o eixo defensivo do Crystal Palace e, por isso, rumou ao Southampton, onde permaneceu durante 6 épocas consecutivas. Após essa história, rumou ao West Ham, mas a estadia durou apenas um ano. Rapidamente o defesa central rumou ao futebol chinês, mas meses depois voltava a um dos principais campeonatos da Europa, a Ligue 1, França.
Desde 2018 no Lille, José Fonte foi sempre um destaque na equipa, colocando sempre bastante rigor e qualidade defensiva dentro do campo. Após 5 épocas na França, o seu contrato terminou e surgiu a oportunidade de rumar a um país onde sempre foi bem recebido e, agora, poderá ser um dos ícones da equipa.
Currículo do defesa central português
Com mais de 58 mil minutos jogados, José Fonte conta com um currículo curto em títulos, mas de bastante história e rotação nos principais campeonatos da Europa. Na verdade, o português conquistou:
- Troféu da Liga (Southampton);
- Campeonato da Europa;
- Liga das Nações;
- Ligue 1;
- Supertaça de França.
Foto: © Icon Sport