Jogadores PT

Representou Benfica e Manchester United .. agora joga no campeonato nacional de seniores

Evandro Brandão foi provavelmente uma das maiores promessas do futebol angolano, tendo inclusive passagens por grandes clubes como o Manchester United e Benfica na formação. Sir Alex Ferguson acreditava no potencial do rapidíssimo avançado, mas a falta de empenho e o deslumbramento acabaram por impedir que esta promessa pudesse atingir um outro patamar.

Teve uma segunda oportunidade no Benfica, mas não a conseguiu agarrar. Acabando por ser emprestado, primeiro ao Fátima e depois ao Gondomar. Depois, surgiu uma oferta dos húngaros do Videoton e foi lá que ganhou os primeiros títulos como sénior (uma Taça da Liga e uma Supertaça húngara). No segundo ano, foi emprestado ao Olhanense e o seu momento de maior destaque no clube algarvio foi o golo ao Benfica num jogo da Taça da Liga.

Acabou por desvincular-se do Videoton, voltou a terra natal, onde jogou muito pouco, mas, ainda assim, acrescentou ao currículo um campeonato angolano e uma supertaça.

Hoje, disputa o campeonato nacional de seniores com o Benfica de Castelo Branco, onde procura relançar a carreira.

Em 2013, Evandro Brandão, em entrevista ao “zerozero”, contou uma história curiosa com Sir Alex Ferguson: «É um cavalheiro. Lembro-me muito bem do primeiro dia que cheguei a Manchester e ele sabia quem eu era, o que tinha feito, as minhas características. Ele sabia tudo sobre mim, acredita? É uma pessoa espetacular e um treinador muito bom. Ele não era apenas treinador da equipa principal mas tinha também dados da academia e dos jogadores do clube».

600 (2)

Alguns dos melhores momentos de Evandro Brandão: