Futebol Nacional e Internacional – Notícias, Vida e Transferências

«SE HÁ DINHEIRO PARA OS ARANGOS…»

«SE HÁ DINHEIRO PARA OS ARANGOS…»

Candidato às eleições do Benfica neste ano, Rui Gomes da Silva voltou a utilizar o seu espaço no blog Geração Benfica para tecer várias críticas a Luís Filipe Vieira, presidente das águias.

«A CARTA QUE (NÃO) ESCREVESTE

As campanhas, quando não resultam de um sentimento de pertença e de identificação forte, quando são idealizadas e concretizadas por mercenários – tão do Benfica como o autor da música que citei – ou que se vendem a todos os lados (o que, no futebol, quer dizer a todas as cores), podem ser eficazes, mas não são galvanizantes!

Podem garantir vitórias – é o que iremos ver – mas não garantem nem espírito de união nem um exército fiel para os combates que aí vêm!

Dir-me-ão que a dificuldade não é de quem idealiza a venda do “produto” mas da falta de alma, de convicção … do próprio “produto”!

Mas isso não invalida que uma carta escrita ou pensada a várias mãos, datada de 15 de Abril, tenha sido divulgada na comunicação social antes de ser enviada aos sócios, muitos dos quais ainda não a receberam!

DEMAGOGIA PURA

O maior exercício de demagogia eleitoralista (que já não te preocupas em esconder, tal é a necessidade), numa campanha eleitoral escandalosa com dinheiro do Benfica, que se repetirá, num exercício sem vergonha até que o Presidente da Mesa se imponha e o impeça, é a prova provada que, afinal, não estás tão seguro do que aí poderá vir!

Pelas equipas que nos últimos anos tens construído (e destruído), pelas comissões que dás a ganhar, … de tudo tens medo de ser escrutinado.

Apesar de em público dizeres o contrário … afinal … estás com medo!

Medo de não ficares num lugar de onde não podes sair (como são ingénuos os que, alimentando o sonho de virem a ser qualquer coisa no Benfica, mas nunca contigo, só te “pedem” que o próximo seja o teu último mandato)!

Pois eu acho que sem voto electrónico vais precisar de uma carta dessas todos os meses!

E com debates comigo nem uma carta assim, todas as semanas, te chegará!!!

Por isso – eu sei – não abdicarás do voto electrónico e por isso não quererás debates!

ARRANJAR MOTIVOS PARA PARECERES UM DOS NOSSOS

Também por isso – nesse exercício de pura demagogia – te atiraste ao Pedro Proença, por causa de um fundo de solidariedade de clubes … da 2.ª divisão!

Mas … o mundo gira mais depressa do que os teus assessores e os muito milhares de euros que lhes pagas para meterem notícias como essas.

Quando o problema que vais ter é com o Porto na 1.ª mas a esses não queres tu fazer frente!

Porque – como deves saber, porque tens obrigação de ter mais informação (o que não significa informações) do que eu – o Porto não vai querer jogar o que resta do campeonato!

E tu lá foste na procissão a S. Bento – porque não aguentas não subir a um palco que te ponham à frente – para depois estares solidário com o que aí vem!

Só espero estar enganado (embora as declarações do Sec. Estado, publicadas nos jornais de domingo, me digam estar cada vez mais certo) mas não vai haver jogos e não vamos entrar diretamente na Liga dos Campeões!

Como sempre, foste forte com os fracos e fraco com os fortes … atiraste-te ao Proença… porque achas que a malta gosta e julgas conseguir fazer esquecer o resto!

Achas que o Benfica – que tu deixaste ter os Clubes da 1.ª Divisão contra – deve ter como principal preocupação os interesses dos clubes da 2.ª Divisão (se nem lá tens os teus amigos do Aves, do Setúbal, do Famalicão, do Rio Ave …)?

Ou pediram-te para atacar o Proença e tu prestaste-te a esse servicinho?

O que não é de estranhar pois se em reuniões privadas com o Presidente de outros, tu admites que mintam sobre os que estão contigo (lembras-te?)

PARA OS SÓCIOS

Mas voltemos ao tema de hoje, propondo e defendendo soluções concretas para os que – para ti – são uma chatice: os Sócios!

Com tanto anúncio de desafogo financeiro, com tanta publicidade sobre a excelência da gestão, será bom que esse excedente não seja só para comissões de agentes ou para as OPAs dos amigos!

Sendo verdade – não acredito que nos tenham andado a mentir – que já não precisamos de vender, de que já conseguimos reter talentos do Seixal, de que temos uma folga financeira que nos deixa a coberto de qualquer efeito de uma crise, mesmo como esta que atravessamos, então é chegada a hora de anunciares aos Sócios do Benfica (o tal “problema” que tu e os teus amigos ainda não conseguiram eliminar) que:

1 – na próxima época não haverá qualquer venda de jogadores que tenham sido titulares habituais da equipa principal do Benfica, na última época;

2 – qualquer transação apenas dará direito, no máximo, aos empresários envolvidos, a título de comissão, 5% nas vendas e 3% nas compras;

3 – não haverá renovações sem ser no último ano do contrato de qualquer jogador do plantel, salvo os que, tendo sido promovidos da equipa B, justifiquem essa mesma alteração de condições contratuais;

4 – aos bilhetes de época 19/20 será feito um desconto de 1/3 do preço, na compra de idêntico lugar para a época 20/21;

5 – os sócios (com excepção dos novos) terão um desconto na quota no valor de 20% até ao fim de 2020, devendo, no caso de já ter liquidado antecipadamente algum ou alguns dos meses, ser abatido esse valor nas primeiras quotas não pagas ou a pagar (devendo a SAD reembolsar o Sport Lisboa e Benfica);

6 – as Casas do Benfica receberão, a fundo perdido, apoios do Benfica em montante equivalente a 50% da percentagem de bilhetica e merchandising faturados em idêntico mês do ano anterior!

7 – por último, qualquer corte a qualquer profissional, será antecedido de igual diminuição no valor da retribuição nos salários dos administradores e dos DG de cada área.

A palavra é tua e é fácil!

Ou os sócios ou os teus amigos acionistas e empresários!

Ou o Benfica ou o negócio!

Ou os sócios com paixão ou os amigos pela comissão!

QUEM TEM DINHEIRO PARA OS ARANGOS DESTA VIDA 

Todos os dias saem notícias de devoluções de jogadores emprestados!

A exceção – nesta semana – foi Arango, de que ninguém se lembra, mas que nos continua a custar muito caro!

Como continuará a custar nos próximos 2 anos em que se manterá emprestado ao Milionários da Colômbia (tu lá saberás porque foi para lá) … até ao fim do contrato connosco!

Ora, quem tem dinheiro para os Arangos, para os Cádiz, para os Mangas desta vida … tem de ter para os Sócios do Benfica!

UMA EQUIPA PARA A EUROPA?

Com os Sócios … até porque, a acreditar em tudo o que nos dizem .. vai ser desta que vamos ter uma equipa para a Europa!

Ou estarás como Frei Tomás … “olha para o que ele diz, não olhes para o que ele faz”?

Em Tempo

Já a noite ía avançada quando recebi a notícia de que a Casa do Benfica da Malveira, por “insanáveis dificuldades”, tinha deliberado pelo “encerramento definitivo das instalações” e “pela sua dissolução”!

10% para a venda do Grimaldo, do Ruben Dias ou – a acreditar nas notícias – pelo Odysseas, vai haver!

Uns milhares de euros para apoiar cada Casa é que não!

Se calhar( a ser verdadeira a notícia), esta era das que não enviava mensagens de apoio incondicional … via Jorge Jacinto, e por isso fica entregue a si própria.

Em Tempo (2):

Deixo a minha homenagem à grande equipa do Torino que, por consideração e respeito ao Benfica e ao nosso Francisco Ferreira, veio jogar um amigável e no regresso a Itália desapareceu na tragédia de Superga.»