Jogadores PT

Sorteio Fase de Grupos Champions League 22/23

Sorteio Fase de Grupos Champions League 22/23

Com poucas semanas para começar a época desportiva 2022/2023 a edição da Champions League começa também a ser falada. Com várias equipas ainda a necessitarem do play-off para ter acesso à prova, fique a par do sorteio fase de grupos champions league 22/23.

A prova mais provada do futebol levará, uma vez mais, equipas de grande nível para a competição, onde o último vencedor, Real Madrid, irá procurar manter o título.

Sorteio fase de grupos champions league 22/23

Arranca a dia 2 de agosto a primeira fase do play off da Champions League. Com isto, fica a incerteza de quando é o sorteio da Champions. Na verdade, serão disputadas as primeiras partidas para encontrar todas as equipas que irão lutar pela Champions League do ano 2022/2023. Assim sendo, eis que, temos a resposta para si.

Quando é o sorteio da champions league?

O sorteio fase de grupos champions league 22/23 irá realizar-se a 25 de agosto, um momento que irá ser realizado em Istambul, na Turquia. Este mesmo sorteio será realizado às 17 horas de Portugal, onde irá ter uma transmissão em direto, nos quatro cantos do mundo. Antes disso, existem datas a cumprir, como as que pode verificar seguidamente:

  • 2/3 de agosto: Primeira mão da terceira pré-eliminatória
    9 de agosto: Segunda mão da terceira pré-eliminatória
    16/17 de agosto: Primeira mão do “play-off”
    23/24 de agosto: Segunda mão do “play-off”
    25 de agosto: Sorteio fase de grupos champions league 21/22

Já tendo a resposta para quando é o sorteio da champions, vamos a outros momentos importantes sobre a prova rainha das competições internacionais.

Equipas envolvidas no sorteio fase de grupos champions league 22/23

A edição da Champions League irá levar para campo 32 equipas, das quais 26 chegam por apuramento automático e as outras 6 por vencerem os play-offs da prova. Com isto, a dia 23 e 24 de agosto serão conhecidas as últimas equipas que farão parte do sorteio fase de grupos champions league 22/23. Seguidamente, as equipas já conhecidas para 22/23.

Pote 1
Real Madrid Frankfurt
Manchester City AC Milan
Bayern de Munique PSG
FC Porto Ajax

 

Restantes portes
Liverpool Chelsea Barcelona
Juventus Atlético de Madrid Sporting CP
Sevilla Leipzig Tottenham
Dortmund Salzburg Shakhtar Donetsk
Inter de Milão Nápoles Bayern Leverkusen
Marselha Club Brugge Celtic

Funcionamento do sorteio fase de grupos champions league 22/23

Como já mencionado, o sorteio fase de grupos champions league 22/23 será recheado de 32 equipas, 26 apurados automaticamente e seis oriundos do play off. Com isto, as equipas irão ser divididas em quatro potes.

O pote 1 será composto por:

  • Vencedor da Champions League 21/22
  • Vencedor da Liga Europa 21/22
  • Campeões das principais ligas europeias, não qualificadas pelos títulos de 21/22

Já os restantes potes do sorteio fase de grupos champions league 22/23 serão determinados pelo ranking do coeficiente dos clubes, atualizado anualmente.

Vale ainda salientar dois pontos importantes sobre o funcionamento do sorteio, sendo eles:

  • No caso de federações com dois representantes, os clubes serão emparelhados para dividir os seus jogos entre terças e quartas-feiras. No caso de federações com quatro representantes, serão feitos dois pares. Esses emparelhamentos serão baseados nas audiências de TV.
  • Nenhuma equipa pode defrontar uma formação da sua própria federação.

De seguida, os jogos serão disputados durante oito semanas, sendo os mesmos realizados em fase diferente ao habitual. Assim sendo, os jogos serão disputados na época do outono, prendendo-se o motivo à realização do Campeonato do Mundo de 2022.

Funcionamento das fases da Champions League

Em prol de encontrar as equipas que irão avançar para as seguintes fases, o funcionamento é feito da seguinte forma:

  • Os primeiros classificados dos grupos seguem viajem para os oitavos de final;
  • Os terceiros classificados de cada grupo fazem a passagem para a fase eliminar da Liga Europa, onde irão enfrentar os segundos classificados dos grupos da mesma, procurando uma vaga para os oitavos de final da Liga Europa;
  • As restantes equipas ficam de fora da competição.

Calendário da Champions League 22/23

No dia 25 será lançado assim o sorteio fase de grupos champions league 22/23, colocando seguidamente o calendário em prática. Por isso, anote já no seu calendário as seguintes datas:

Fase de grupos

Jornada 1: 6/7 de setembro de 2022
Jornada 2: 13/14 de setembro de 2022
Jornada 3: 4/5 de outubro de 2022
Jornada 4: 11/12 de outubro de 2022
Jornada 5: 25/26 de outubro de 2022
Jornada 6: 1/2 de novembro de 2022

Fases a eliminar

Oitavos de final: 14/15/21/22 de fevereiro e 7/8/14/15 de março de 2023
Quartos de final: 12/11 e 18/19 de abril de 2023
Meias-finais: 10/9 e 16/17 de maio de 2023
Final: 10 de junho de 2023

Sorteio Champions direto

É possível assistir ao sorteio champions direto. Afinal, a prova faz a transmissão para todo mundo. Em Portugal a transmissão irá ser realizada Às 17 horas de Portugal Continental, onde existirá transmissão a partir da Sport TV. Contudo, poderá também assistir em direto através dos canais oficiais da Champions League.

Onde será jogada a final da champions league 22/23

A final irá ser realizada no palco que iria receber a final de 2020, mas que o Covid-19 obrigou a mudanças. Falamos assim da final realizada em Lisboa. Em 2021 a final deveria ter acontecido, uma vez mais, neste local, mas também foi realizada em Portugal, desta vez no Porto, porque tinha via verde para os adeptos marcarem as viagens. Em suma, falamos de Istambul. Este será o palco que irá receber a grande final da Champions League de 2022/2023.

No Estádio Olímpico Ataturk sairá o vencedor da próxima edição da Champions League, uma competição que não irá querer perder!

Último vencedor da Champions League

O Real Madrid foi o grande vencedor da Champions League na época 2021/2022, daí surgir no Pote 1 do sorteio fase de grupos Champions League 22/23, ainda que o conseguisse de qualquer forma por ser o vencedor, também, da La Liga de Espanha. Na verdade, este foi um título conquistado de forma soberba, pois o Real Madrid passou por momentos de dificuldade e revirou várias eliminatórias a seu favor, como no grande jogo frente ao PSG de Leonel Messi.

Mais títulos da Champions League

Nesta edição da Champions League a contar para a época 22/23 todos os clubes querem fazer história, mas nem todos o conseguem. Olhando para a história, o maior detentor de títulos é o Real Madrid (14), algo que quererão fazer crescer mais já esta época. O segundo maior vencedor é o AC Milan com 7 títulos, uma equipa que também estará presente nesta edição.