Jogadores PT

Sorteio Liga Europa: Os adversários das equipas portuguesas!

Sorteio Liga Europa: Os adversários das equipas portuguesas! DeFodi Images / Icon Sport

O sorteio Liga Europa de 2023 colocou apenas o Sporting de forma direta na competição. Porém, após uma fase de grupos complicada na Liga dos Campeões para Benfica e Braga, as duas equipas acompanham agora o Sporting na fase avançada da competição, aumentando assim para três o número de equipas a lutar pela prova.

Liga Europa 2023/2024

Após alcançar o pote 2 da Liga Europa, a equipa comandada por Rúben Amorim conseguiu passar no segundo lugar do seu grupo, perdendo a primeira posição para o Atalanta. Todavia, os leões cumpriram o objetivo e continuam em cima da prova. Porém, 2024 será o arranque do ano com 3 equipas portuguesas na prova, face ao Benfica e Braga caíram da Liga dos Campeões.

Com muita qualidade ainda presente na prova, as equipas ainda têm muito a dizer na competição, onde o sorteio Liga Europa ditou três adversários complicados, mas possíveis para Portugal.

Liga Europa Sporting CP

Com alguns altos e baixos em toda a prova, a equipa comandada por Rúben Amorim conseguiu qualificar-se para a próxima fase, sabendo que irá ter que enfrentar uma equipa que desceu da Liga dos Campeões, por conta da segunda posição. Assim sendo, o nível aumenta, mas as possibilidades ainda são fortes. Após passagem perante um grupo com Atalanta, Sturm Gaz e Raków, que significou viagens complicadas, o Sporting CP irá agora defrontar o Young Boys da Suíça.

Benfica

A fase de grupos da Liga dos Campeões foi bastante negativa para a equipa encarnada e Roger Schmidt não conseguiu cumprir um dos objetivos da temporada. Com apenas uma vitória, conquistada na última jornada da competição, o Benfica garantiu o acesso à Liga Europa, acabando por ser uma vitória suficiente para garantir os pontos suficientes. Em suma, o Benfica não se conseguiu impor num grupo com Inter de Milão, Real Sociedad e Salzburg e terá, assim, a oportunidade de continuar nas provas europeias, enfrentando o Toulouse na Liga Europa.

SC Braga

O sonho era difícil quando o Braga caiu num grupo com Real Madrid, Nápoles e Union Berlin, mas a verdade é que a equipa ficou de fora da fase seguinte da Liga dos Campeões apenas na última jornada, numa luta até ao fim pelo sonho num grupo complicado. Porém, a equipa foi ainda capaz de surpreender os alemães do Union Berlin e garantiu a terceira posição, dando assim lugar ao acesso da próxima fase da Liga Europa. Perante isso, a equipa Minhota terá de defrontar o Qarabab nos 16avos de final.

Calendário Liga Europa

15 de fevereiro

Braga vs Qarabag

Young Boys vs Sporting CP

Benfica vs Toulouse

22 de fevereiro

Qarabag vs Braga

Sporting CP vs Young Boys

Toulouse de Benfica

Poderá acompanhar todos os jogos de Liga Europa e os prognósticos das nossas páginas dedicadas. Para saber o calendário correto basta aceder à página jogos de futebol tv hoje, existindo sempre a oferta da transmissão de cada partida, como será o caso da Liga Europa 2023/2024.

Sorteio Liga Europa – A distribuição nos 4 potes

Existem vários fatores que fazem as equipas estarem entre os quatro potes da Liga Europa, mas as 32 equipas estão assim divididas perante o ranking de coeficientes de clubes. Com isso em mente, foi assim que terminaram os quatro potes da Liga Europa 2023/2024:

Pote 1 Pote 2 Pote 3 Pote 4

West Ham

Liverpool

AS Roma

Ajax

Villarreal

Bayer Leverkusen

Atalanta

Rangers FC

Sporting CP

Slavia Praha

Stade Rennais

Olympiacos

Real Betis

LASK

Marselha

Qarabağ

Molde FK

Brighton

Sheriff Tiraspol

Saint-Gilloise

Freiburg

Sparta Praha

Maccabi Haifa

Sturm Graz

Toulouse

AEK Athens

Bačka Topola

Servette FC

Panathinaikos

Raków Czestochowa

Aris Limassol

BK Häcken

Grupos Liga Europa

Assim como na fase de grupos da Liga dos Campeões, a Liga Europa tem alguns critérios na realização dos grupos, não podendo existir confrontos entre equipas do mesmo país nesta fase, assim como a impossibilidade, por exemplo, de jogarem duas equipas em casa se forem do mesmo país. Entre outras regras que em nada se tornam relevantes neste ponto, principalmente porque Portugal conta apenas com o Sporting CP na fase inicial, os grupos da Liga Europa foram os seguintes:

Grupo A Grupo B Grupo C Grupo D Grupo E Grupo F Grupo G Grupo H

West Ham

Olympiacos

Friburg

Backa Topola

Ajax

Marselha

Brighton

AEK Atenas

Rangers

Real Betis

Sparta Praga

Aris Limassol

Atalanta

Sporting CP

Sturm Graz

Raków

Liverpool

Lask

Union SG

Toulouse

Villarreal

Rennes

Maccabi Haifa

Panathinaikos

AS Roma

Slavia Praga

Sheriff

Servette

Leverkusen

Qarabag

Molde

Hacken

Foto: © Icon Sport / DeFodi Images