Jogadores PT

Sporting vence Rio Ave e volta ao 3º lugar

Depois de o Vitória de Guimarães ter vencido o seu jogo, o Sporting precisava de ganhar ao Rio Ave para voltar a conquistar o 3º lugar no campeonato.

Para este jogo, Maurício e Adrien estavam castigados, e Marco Silva fez entrar para seus lugares o jovem central Tobias Figueiredo de 20 anos que se estreou na 1º liga portuguesa, e André Martins. No lado do Rio Ave, Pedro Martins também fez duas mudanças para esta partida em relação ao último encontro da liga: Del Valle e Wakaso para os lugares de Pedro Moreira e Bressan.

Ambas as equipas encontram-se num bom momento, com o Rio Ave perder apenas um jogo nos últimos nove que disputou, e o Sporting não perde para o campeonato há 8 jornadas.

As espectativas de uma boa partida corresponderam à realidade, Cédric Soares pôs à prova Cássio, que respondeu ao português com uma boa defesa após remate fora da área. Na resposta, os vila-condenses tiveram a melhor oportunidade da partida, com Jefferson a cortar a bola já dentro da pequena área, evitando que Hassan podesse finalizar a jogada.

Ao minuto 29, Montero foi agarrado por Prince dentro da área, o que fez o árbitro da partida assinalar grande penalidade, bastante protestada pelos jogadores e pelo banco do Rio Ave. Nani foi chamado a converter a grande penalidade, fazendo assim o primeiro golo da partida neste encontro.

O Rio Ave que não perdia há duas épocas em Alvalade, igualou a partida nove minutos após a grande penalidade, num excelente contra-ataque, com Ukra a assistir Del Valle, que não tremeu frente a Rui Patrício e fez a igualdade.

Na segunda parte, Mané entrou para o lugar de Carrillo, e em poucos minutos, o Sporting teve 5 oportunidades de golo, e acabou por ser mesmo aos 59 minutos, que Fredy Montero colocou os leões de novo em vantagem após cruzamento rasteiro de Jefferson.

Ryan Gauld entrou para jogo, para fazer uma “maldade” a um adversário, colocar a bola em Nani, que só teve que levantar para a área, e ver o grande cabeceamento de João Mário que fez assim o 3-1. O Rio Ave ainda reduziu a desvantagem para 3-2, num grande remate de primeira de Hassan.

Perto do final do encontro, ainda houve tempo para Marco Silva lançar Tanaka, fazendo-se ouvir nas bancadas “e o Tanaka vai marcar…”, e parecia que estavam a adivinhar… Ao minuto 90, William Carvalho pressiona o adversário junto à linha de fundo, recupera a bola e cruza para Tanaka fazer o quarto golo da turma de alvalade, sendo este o seu terceiro jogo consecutivo a marcar.

No fim da primeira volta do campeonato, o Sporting é 3.º classificado, com 36 pontos, a dez pontos do líder Benfica.