Jogadores PT

Defesa central St. Juste fora das contas de Rúben Amorim

Defesa central St. Juste fora das contas de Rúben Amorim

O defesa central holandês não está a viver bons momentos em Alvalade e mesmo jogando com muita qualidade, quando pisa os relvados, a verdade é que não faz parte das contas do treinador Rúben Amorim. Com isto, os adeptos leoninos ficam cada vez mais chateados com a transferência do mesmo para Lisboa.

Um central de 10 milhões que não é escolha

Jeremiah St. Juste chegou a Alvalade a troco de 10 milhões, um número bastante elevado e que dá insatisfação aos adeptos, pois o mesmo não consegue fazer parte das principais escolhas de Rúben Amorim. O defesa central foi uma das primeiras transferências de verão dos leões, mas a verdade é que só pisou os relvados para a sua estreia frente ao Braga, na terceira jornada da Liga Portugal, como suplente.

Após essa partida o defesa contabilizou 5 jogos, apenas um como titular (frente ao Estoril, onde se estreou a marcar). Porém, na primeira jornada da Liga dos Campeões voltou a lesionar-se. ficando de fora mais três jogos. No seu regresso, volta a totalizar 3 partidas, onde só foi titular numa delas e jogou apenas 45 minutos.

Com isto, percebe-se que o holandês não é opção fixa para Rúben Amorim, fruto das suas lesões, algo que voltou a acontecer e, novamente, St. Juste estará de fora, não só no jogo da Liga dos Campeões, desta noite, mas também para as próximas jornadas. Tudo indica assim que o defesa central de 10 milhões não consegue justificar o seu investimento a curto prazo.

Um ritmo elevado de lesões afasta St. Juste

Infelizmente para o jogador, as suas sucessivas lesões causam desconforto nos adeptos, mas tudo traz uma justificação por trás. Rúben Amorim, treinador leonino, explicou na conferência para a partida frente ao Marselha que a causa da lesão de St. Juste se prende à falha de uma boa recuperação. Assim sendo, o jogador estava em recuperação, mas algo fez recuar no progresso. De lembrar que o jogador teve duas cirurgias no ano transato, dos quais o colocam fora do relvado por mais de 9 meses, dificultando o regresso a um ritmo necessário.

Agora, ainda que recuperado na totalidade das operações aos ombros, a verdade é que o defesa central não conseguiu acompanhar a sua equipa na pré-época, acabando por estar a realizar a mesma no decorrer das épocas e de todas as competições, sendo, para ele e para a equipa técnica, um trabalho muito mais agressivo, mas também demoroso. Ainda assim, nada disto retira a qualidade que St. Juste já demonstrou em campo.

Rúben Amorim não conta com St. Juste

Não é por falta de qualidade, nem por falta de vontade do treinador. St. Juste é novamente afastado das contas de Rúben Amorim para conseguir recuperar a 100% e conseguir, de uma vez, ser opção principal para o eixo da defesa, ainda que tenha uma boa concorrência. Afinal, o holandês demonstrou qualidade nos jogos realizados, onde já marcou um golo, mas foi capaz de ser um defesa muito coeso e correto, mesmo com falta de preparação.

Vale salientar que St. Juste fez trio com vários defesas, conseguindo sempre ser destaque, quer nas saídas de bola, algo primordial para Rúben Amorim, mas também nas antecipações e outros atributos que agradam ao treinador leonino. Por isso, o central não faz parte das contas, mas unicamente até estar recuperado, para ser uma aposta rotinada e não temporária. Em suma, o treinador e equipa técnica procuram proteger o jogador, em prol do mesmo ser uma mais-valia e conseguir voltar aos relvados para lá permanecer.

Números de St. Juste no Sporting CP

  • Liga Portugal – 7 jogos, 1 golo – 231 minutos
  • Liga dos Campeões – 2 jogos – 97 minutos

Destaca-se assim que St. Juste tem, em pouco mais de 3 meses, o mesmo número de partidas no Sporting CP, como realizadas na época 2021-2022 no Mainz, na sua totalidade.