Jogadores PT

Taça de Portugal: As surpresas e a queda dos favoritos em 2022

Taça de Portugal: As surpresas e a queda dos favoritos em 2022

Após várias rondas já disputadas na Taça de Portugal, jogou-se neste fim de semana a primeira ronda que colocam as equipas da Liga Portugal em jogo, com várias surpresas neste jogo eliminatório, as quedas foram surpresas, com a perda de favoritos já neste primeiro confronto.

Taça de Portugal de 2022

Vários jogos foram, este fim de semana, disputados com grande emoção e vontade, com todas as equipas a procurar a vitória para ultrapassar os objetivos mínimos nesta edição da Taça de Portugal. Todavia, após os apitos finais, várias equipas caíram em momentos que não eram, de todo, aceitáveis. Além disso, assistiu-se a vários jogos em que as equipas de escalão inferior demonstraram muita crença e vontade, como qualidade do futebol demonstrado.

Os grandes também tombam frente aos pequenos

Na verdade, a grande surpresa deste fim de semana foi o Sporting CP. A equipa de Rúben Amorim deslocou-se a Barcelos para disputar o seu primeiro jogo da prova frente ao Varzim, em campo neutro, face às obras que se realizam no estádio da equipa da Póvoa de Varzim. A equipa leonina não fez muitas mudanças face ao último jogo, mas sentiu-se uma fragilidade no plantel, que foi visto com clareza no final do jogo. Em suma, uma das equipas favoritas a vencer a Taça de Portugal terminou com uma derrota, por 0-1, num jogo que há muito mérito para a equipa do Varzim, mas uma inaceitável demonstração de futebol por parte do Sporting CP. Assim, é a primeira grande equipa e favorita a cair em fase tão preliminar.

Outras surpresas e quedas na Taça de Portugal

Ainda que os favoritos sejam sempre as perdas com mais importância, a verdade é que várias equipas da Liga Portugal caíram nesta fase, não sendo apenas o Sporting. O Rio Ave visitou a equipa do Oliveira do Hospital e perdeu a eliminatória após os 90 minutos da partida. No mesmo percurso seguiu-se o Marítimo, defrontou a equipa surpresa da última edição da Taça de Portugal e perdeu de igual forma.

Seguiu-se ainda o Portimonense, derrotado por 0-2 frente ao Vilaverdense e o Boavista, derrotado pelo Machico por 0-1. Com isto, além de faltar qualidade e ambição nas equipas do principal escalão, é a prova que o futebol de outras divisões está em crescimento, sendo notório as dificuldades que várias equipas demonstraram aos seus adversários, como foi o caso do Braga e Benfica.

Os pequenos ao nível dos grandes

Mesmo sendo o Sporting CP o maior derrotado desta fase, com todos os adeptos a sentirem-se infelizes, pois não é a primeira vez que acontece, outras equipas tiveram vários problemas para ultrapassar equipas secundárias. Na verdade, o Benfica defrontou o Caldas, num jogo que o Benfica manteve a base do seu 11 inicial e teve sérios problemas frente à equipa da Liga 3. Neste caso, os encarnados necessitaram das grandes penalidades para vencer uma partida de grande dificuldade, com mérito para o Caldas.

O outro jogo que as pequenas equipas se destacaram foi na partida do Braga, equipa que apenas conseguiu vencer o Felgueiras 1932 nos dois minutos finais do encontro. Com isto, é notório o mérito que as equipas de baixo escalão têm nestes jogos, com qualidade futebolística a ser demonstrada e que, várias delas, estarão presentes na próxima fase da competição, com mais uma oportunidade para mostrar o trabalho que está a ser realizado na Liga 3, a título de exemplo.

Os favoritos nesta edição da Taça de Portugal

Com a queda do Sporting CP na Taça de Portugal os favoritos alteram um pouco. O FC Porto, vencedor da última edição e que venceu este primeiro jogo frente ao Anadia por 6-0, é o primeiro favorito a vencer a prova. Segue-se o Benfica, com uma época muito positiva, mas que não vence este título há mais de 5 anos, procura erguer novamente o mesmo. Agora, o Braga, comandado por Rui Jorge, entra no lote de favoritos, sendo o terceiro e com objetivos claros de voltar a vencer o título.