O campeonato está a entrar na reta final e os calendários começam a ser muito interessantes para se perceber o que cada equipa tem pela frente, principalmente para o Benfica, FC Porto e Braga, equipas na frente do campeonato. Já o Sporting, pode ainda alcançar estas posições de Liga dos Campeões, mas mesmo com um calendário fácil, as indicações não são positivas, vejamos o motivo.
Sporting rugiu frente ao Arsenal, mas não na Liga Portugal
Mesmo com o Sporting a ter 11 jornadas pela frente bastante tranquilas, do ponto de vista teórico, a verdade é que ainda fará uma visita ao Estádio da Luz, frente ao Benfica. Porém, são muitos pontos de distância e só um massacre dos rivais em jogo daria o título à equipa de Rúben Amorim. Com isso em mente, é o calendário mais fácil, mas aquele que as ambições são as mais baixas.
Os leões têm realizado bons jogos e exibições, principalmente no empate por 2-2 frente ao Arsenal na Liga Europa, mas o leão rugiu muito tarde para reagir à segunda volta do campeonato português. Todavia, eis os jogos mais complicados para o Sporting:
- Vitória de Guimarães vs Sporting
- Sporting vs Benfica
Braga ambiciona Liga dos Campeões de forma digna
A equipa do Minho tem sido uma das surpresas da época, não por estar na luta pelo segundo lugar com o FC Porto, mas pela época muito satisfatória que realiza em termos futebolísticos, com exibições de qualidade e que complica os seus rivais, destacando-se a eliminação do Benfica na Taça de Portugal, a título de exemplo.
Com essa ambição, o Braga procura aproveitar o calendário para se manter na luta pelo acesso à Liga dos Campeões, a liga dos milhões e terá alguns jogos complicados, mas de acesso motivante pela sua qualidade. A 5 pontos do FC Porto à entrada da jornada 24, eis os jogos mais difíceis para o Braga:
- Braga vs FC Porto (19 de março)
- Benfica vs Braga (7/8 de abril)
FC Porto não desiste da Liga Portugal até ao fim
A equipa comandada por Sérgio Conceição está a 5 pontos do Benfica, o seu grande rival na Liga Portugal, mas que não desiste de conquistar o título, principalmente pelo calendário que o seu rival tem pela frente em comparação com o seu. Assim sendo, o FC Porto tem todas as possibilidades de ainda se sagrar campeão após já ter vencido a Taça da Liga na presente época. Eis os jogos mais complicados dos dragões:
- Braga vs FC Porto (19 de março)
- Benfica vs FC Porto (8/9 de abril)
Em suma, estes são os jogos teóricos de maior dificuldade, mas vale salientar que os dragões têm que visitar o Paços de Ferreira e o Arouca fora do seu campo.
O calendário mais complicado está nas mãos do líder Benfica
Olhando para o já citado, percebe-se que é mesmo o Benfica que tem pela frente o calendário mais complicado e que terá de correr muito para não perder a sua posição de liderança e recuperar o título da Liga Portugal que foge há 3 épocas consecutivas. Presente já nos quartos de final da Liga dos Campeões e com a possibilidade de ver alterado alguma data do seu calendário, eis os jogos que o Benfica tem pela frente:
Ainda que careça de facilitismo em alguns jogos, o Benfica tem deslocações complicadas, com destaque em Vila do Conde e Chaves, locais que os grandes costumam ter dificuldades, mas também a Alvalade, onde nas últimas 10 visitas só venceu por 3 vezes.
Foto: © Icon Sport / Global Imagens