Jogadores PT

Mercado: Todas alterações e reforços na Liga Portugal

Mercado: Todas alterações e reforços na Liga Portugal SUSA / Icon Sport

O mercado já fechou nas principais ligas europeias de futebol e, se não esteve atento ao que aconteceu às equipas portuguesas, veja aqui todas as mudanças que existiram, destacando-se várias contratações pelas várias equipas.

Benfica atacou o mercado com pinça e lupa

Se o plantel do Benfica já estava recheado de milhões e com muita qualidade, a equipa técnica viu ainda mais reforçado o seu plantel, contratando apenas para posições que estavam fragilizadas e com negócios, à partida, inteligentes e a pensar já no futuro. Assim sendo, o mercado iniciou-se para o Benfica com a garantia da contratação de Gianluca Prestianni, embora o extremo ofensivo tenha sido o último a chegar à equipa de Roger Schmidt.

Com a saída de Gonçalo Guedes, Musa e as baixas prestações de Arthur Cabral, o Benfica voltou a atacar o mercado e conseguiu trazer para Portugal uma das maiores promessas do Brasil, Marcos Leonardo. A queda de divisão do Santos abriu as portas à saída do jogador que, já presente no Benfica, tem conseguido já destacar-se.

Além do investimento no eixo ofensivo muito forte, também com a contratação de Benjamin Rollheiser, a equipa encarnada deixou sair Jurásek pela falta de adaptação, chegando assim para o seu lugar o jovem Álvaro Carreras, emprestado pelo Manchester United, mas com opção de compra.

Assim sendo, estas foram as mexidas da equipa do Benfica:

Entradas Saídas
Marcos Leonardo Musa
Rollheiser Lucas Veríssimo
Álvaro Carreras João Victor
Gianuluca Prestianni Chiquinho
David Jurásek
Gabriel Pires
Gonçalo Guedes

Confira aqui como ficou o plantel do Benfica para a restante temporada de 2023/2024.

Sporting não deixa sair os pilares da equipa

Um dos maiores receios do treinador Rúben Amorim neste mercado de transferências de inverno era, garantidamente, perder algum dos seus pilares da equipa, como Gyokeres ou Gonçalo Inácio, a título de exemplo. Porém, o Sporting conseguiu bater a porta a qualquer negócio abaixo da cláusula de rescisão e, por si só, já tornou o mercado de transferências mais positivo para o treinador.

Ainda assim, a equipa movimentou-se cirurgicamente e, embora tenha ficado abaixo do que era esperado pelos adeptos, conseguiu tapar algumas fragilidades no plantel para a restante temporada. Em suma, o mercado de transferências iniciou-se para os leões com a contratação do defesa central Rafael Pontelo ao Leixões.

Já para o meio-campo muito fragilizado e com poucas alternativas, os leões mantiveram uma aposta em jogadores com conhecimento e experiência no campeonato nacional. Por isso, foram até ao Estoril para contratar o médio centro Koba Koindredi, jogador que estava cedido por empréstimo do Valência, mas a equipa portuguesa comprou o seu passe e vendeu o francês aos leões por 4 milhões de euros.

Com esta entrada para o meio-campo, o caminho oposto seguiu Dário Essugo. O jovem médio defensivo rumou até Chaves para ganhar minutos e experiência, em prol de ser uma mais-valia para a equipa nas próximas temporadas. Face a estes negócios, estes foram todos os movimentos da equipa do Sporting:

Entradas Saídas
Rafael Pontelo Dário Essugo
Koba Koindredi Rodrigo Ribeiro
Rúben Vinagre

Confira como está a composição do plantel do Sporting para a restante época de 2023/2024.

FC Porto mantém a estratégia, poucos movimentos

Não existindo garantias se é por falta de dinheiro ou é uma estratégia clara do FC Porto investir nos seus ativos, a verdade é que a equipa de Sérgio Conceição assistiu neste mercado de transferências a mais saídas do que entradas. Apenas no último dia do mercado o FC Porto garantiu a contratação de Otávio, o defesa central do Famalicão rumou ao Dragão para se tornar mais uma alternativa no eixo defensivo, ocupando assim a vaga deixada por David Carmo, que rumou a outros palcos.

Pela porta da saída viu-se a saída de David Carmo, o defesa que custou 20 milhões de euros aos cofres do FC Porto, mas que nunca justificou o investimento, mas também Fran Navarro e Gabriel Veron, todos eles com contratações por empréstimo com opções de compra, não obrigatórias.

Com isso em mente, este foi o mercado do FC Porto:

Entradas Saídas
Otávio David Carmo
Fran Navarro
Gabriel Veron

Confira o atual plantel do FC Porto para o calendário que falta de 2023/2024.

Restantes equipas da Liga Portugal atacaram com precaução

Claro que o Benfica, FC Porto e Sporting são as três equipas que mais movimentos importantes fazem na equipa, isto é, monetariamente falando. Todavia, as restantes equipas da Liga Portugal destacaram-se com contratações que poderão dar que falar no restante campeonato. Assim sendo, estes são todos os movimentos:

Braga

A equipa do Braga foi até à França contratar um ex-Benfica para a equipa. Após chegar ao PSG a custo zero, Cher Ndour volta a Portugal para representar o Braga até ao final da temporada, podendo este ser um negócio que se pode tornar efetivo no final da mesma. O jovem de 19 anos juntou-se assim à lista de jogadores neste mercado de transferências, onde do lado oposto saíram André Horta (empréstimo) e Castro, a custo zero para o Moreirense.

Vitória de Guimarães

Nelson Oliveira, um jogador muito conhecido no futebol português pela sua passagem pelo Benfica, é o reforço para o eixo de ataque do Vitória de Guimarães, um negócio concretizado a custo zero após o jogador deixar o Konyaspor, da Turquia. Neste caso, este foi o único negócio concretizado nas entradas da equipa de Guimarães, onde pela porta oposta saiu Dani Silva, a troco de 2 milhões de euros.

Moreirense

Entradas Saídas
Castro (Braga) André Luís
Mika (sem clube) Rafael Santos
Vinicius Mingotti (Athletico-PR) Wallisson
Luís Asué (Braga-B) Luiz Henrique
Miguel Rebelo (Caldas)
Carlão (Ibrachina sub-20)

Famalicão

Entradas Saídas
Ian Custódio (Palmeiras) Otávio (FC Porto)
Sorriso (Bragantino) Hernán de la Fuente
Filipe Soares (PAOK) Rúben Lima
Florian Danho (Stade-Lausanne) Pablo

Arouca

Entradas Saídas
Vladislav Morozov Rafael Fernandes
Robson Bambu André Bukia
Yanis Hamache

Gil Vicente

Entradas Saídas
Jonathan Buatu Né Lopes
Alex Pinto Roko Baturina
Kazu
Jucélio
Afonso Moreira (Sporting)

Portimonense

Entradas Saídas
Hildeberto Dennis Adeniran
Rodrigo Martins Wilinton Aponzá
Steve Mvoué Lucas Fernandes
Tamble Maurício
Taichi Fukui
Thiago Dombroski

Boavista

Entradas Saídas
Manuel Namora Tiago Morais
Cristiano Fitzgerald

Casa Pia

Entradas Saídas
Kevin Krygard Vasco Fernandes
Rúben Lameiras Isaac Monteiro
Daniel Azevedo Jajá
Nuno Moreira Artur Serobyan
Fahem Benaissa-Yahia
André Lacximicant

Estrela da Amadora

Entradas Saídas
Rodrigo Pinho Vitó
Leonel Bucca Erivaldo Almeida
Tashan Oakley-Boothe Feher Mendes
Rúben Lima Buba Jammeh
André Dhominique Ronald
Nilton
Cristiano Fitzgerald
Mateus Bernardo
Nanu
Diogo Fonseca

Estoril

Entradas Saídas
André Gonçalves Koba Koindredi (Sporting)
Zanocelo Rodrigo Martins
João Basso Alex Soares
Frederik Winther
Nemanja Jovic
Wagner Pina

Rio Ave

Entradas Saídas
Helder Sá Hernani
Hiago Nuno Namora
Mateo Tanlongo (Sporting) Bruno Ventura
Úmaro Embaló
João Teixeira
Marios Vrsousai
Cristian Castro
Cezary Miszta
Amine Rehmi
Adrien Silva

Chaves

Entradas Saídas
Júnior Pius Rúben Lameiras
Raphael Guzzo João Pedro
Vasco Fernandes João Queirós
Dário Essugo (Sporting) Edu
Carraça

Vizela

Entradas Saídas
Samuel Essende Nuno Moreira
Bruno Costa Iker Unzueta
Sava Pretov Joaquín Novillo
Jota Gonçalves Rafael Bustamante
Amadou Ba-Sy
Domingos Quina
Jason Lokilo

Foto: SUSA / Icon Sport