Jogadores PT

Usar o telemóvel? Árbitro do FC Porto dá a volta ao mundo!

Usar o telemóvel? Árbitro do FC Porto dá a volta ao mundo! SUSA / Icon Sport

A primeira liga portuguesa continua a ficar marcada nas primeiras jornadas por momentos inaceitáveis das equipas de arbitragem e, desta vez, o insólito aconteceu no jogo entre o FC Porto e Arouca, onde o árbitro utilizou um telemóvel no momento de análise do VAR.

Arranque da temporada mancha equipas de arbitragem

Infelizmente o arranque da temporada 2023/2024 não está a correr da melhor forma para as equipas de arbitragem, existindo lances muito insólitos desde a primeira jornada. A título de exemplo, uma das partidas do Sporting CP correu o mundo, não por existirem golos de outro planeta, mas sim por o VAR confirmar um golo de Paulinho em fora de jogo, um fora de jogo de aproximadamente 9 centímetros.

Além disso, lances com cartolinas vermelhas ou lances de possível expulsão têm sido muito criticados também pelos adeptos, existindo vários critérios para lances similares, como já aconteceu em partidas do Benfica e FC Porto. Desta vez, e ainda na quarta jornada, a equipa de arbitragem volta a ser o tema principal da jornada pelo momento insólito no Estádio do Dragão.

Lance insólito no FC Porto vs Arouca

Embora existam dois focos principais nesta partida, pois o FC Porto marcou o golo do empate aos 90 + 20 minutos, o principal foco das críticas vai mesmo para a equipa de arbitragem que, neste caso, o árbitro principal decorreu à utilização de um telemóvel para análise de um lance do VAR.

Como é sabido, as comunicações entre as equipas de arbitragem em campo e aquelas que estão no VAR fazem-se pelos comunicadores utilizados pelas equipas no decorrer do jogo, mas a verdade é que o lance, que poderia mudar o rumo da partida, foi analisado e decidido por telemóvel. Assim sendo, além de não existir qualquer registo desta comunicação numa possível análise, falamos de um lance insólito que nunca havia acontecido, pelo menos em Portugal.

Para agravar a situação, o lance em análise era para uma possível grande penalidade para o FC Porto que, naquele momento, perdia a partida e já se jogava o tempo de compensação. Todavia, foi mesmo o VAR que anulou a grande penalidade sem acesso às imagens.

O FC Porto empataria mais tarde, ao minuto 90 + 20 minutos que, também, é um tema muito falado, estando a ser muito regular os tempos de compensação muito alargados, em prol de reduzir o anti jogo.

FC Porto pede anulação do encontro

A equipa do FC Porto saiu do Estádio do Dragão com um empate por 1-1, mas foi imediatamente contestar a partida. O comunicado da equipa comandada por Sérgio Conceição reagiu afirmando que a equipa de arbitragem violou as regras do jogo, face à utilização de um telemóvel para a realização de uma chamada como, neste caso, decidir um lance de VAR sem acesso às imagens.

Em suma, a equipa do FC Porto pede a anulação do encontro por má conduta da equipa de arbitragem. Poderá ler o comunicado na íntegra aqui.

Conselho de arbitragem aborda o insólito momento

Do outro lado, o Conselho de Arbitragem lançou-se de imediato para cobrir a equipa de arbitragem, alegando que existiu uma quebra de comunicação de áudio e vídeo, sendo a mesma retomada no período de compensação. Neste caso, alegam que irão analisar os problemas e tornar público as conclusões finais.

Benfica reage com duro comunicado

Por fim, mas não menos importante, a equipa do Benfica lançou-se de forma muito dura para cimas das equipas de arbitragem, realizando várias questões, mas que vão mais longe do que apenas a partida do FC Porto frente ao Arouca. A direção de Rui Costa questiona os motivos da partida ultrapassar o tempo de compensação (FC Porto marcou aos 20 minutos de compensação, mas o árbitro deu 17 minutos), como a posição do avançado no momento do golo, mas também outros acontecimentos da partida do FC Porto frente ao Rio Ave, referente à terceira jornada do campeonato.

Nas primeiras jornadas do campeonato assistimos ao Sporting CP reagir às arbitragens após um jogo do Benfica, desta vez é o Benfica a reagir aos acontecimentos do FC Porto, como poderá ler aqui. Infelizmente são as equipas de arbitragem que se têm destacado nas primeiras jornadas do campeonato, manchando assim a imagem para possíveis chamadas nas competições internacionais.

Foto: © Icon Sport / SUSA